Vettel vence fácil em Monza

E Sebastian Vettel confirmou seu favoritismo. Pole, com o melhor carro em mãos, o tricampeão não teve a menor dificuldade para vencer o GP da Itália e dar mais um passo rumo ao tetra, algo que parece inevitável. Com uma largada consistente e com um ritmo pra lá de sólido, o alemão deixou de liderar apenas três voltas, período em que completou seu pit stop e viu Fernando Alonso assumir, temporariamente, o primeiro lugar.

Sem correr riscos e com a sorte de não ver nada de anormal acontecer, como a chuva, algo que era possível, uma vez que ela caiu no circuito italiano uma hora antes do GP, Vettel rumou sem sobressaltos até a bandeirada final após 53 voltas. Com o resultado, ampliou em 7 pontos a larga vantagem que já tinha para Fernando Alonso, em 23 para Lewis Hamilton e em 25 para Kimi Raikkönen.
Sebastian Vettel não teve a menor dificuldade para triunfar em Monza, palco de sua primeira vitória na F1, em 2008
Sobre o campeonato, nada muda. Aliás, esse acabou há tempos. Somente uma hecatombe, uma catástrofe, uma tragédia sem precedentes na história deste mundo tirará o quarto título das mãos do piloto alemão. Restando sete provas para o fim do mundial, acredito que Vettel garanta o tetra com umas três corridas de antecedência.

Fernando Alonso ficou com o segundo lugar para a 'festa' dos tifosi. Festa porque não dava para alcançar Vettel hoje. O espanhol bem que tentou. Largou em quinto, pulou para quarto na largada e durante o primeiro terço de prova superou Mark Webber e Felipe Massa para se solidificar em segundo. E por lá ficou durante um bom tempo, tentando alcançar o rival da RBR ou fazer algo para que ele pudesse ser superado. Via radio, Alonso reclamou que o alemão corria com as luzes de chuva acesas. Por algumas voltas o bicampeão sentiu o gostinho de liderar a corrida em frente aos fanáticos italianos. Mas foi só enquanto Vettel fazia seu pit. Quando Alonso entrou nos boxes, tudo voltou ao normal. No fim, o príncipe das Astúrias ainda teve de suportar uma pressão de Mark Webber. Nada demais.

Aliás, o australiano completou o pódio. Fez uma corrida discreta. Largou em segundo, caiu para quarto e conseguiu o terceiro posto novamente por conta do bom trabalho de pits da RBR. O ensaio a uma pressão em Alonso no fim da prova nada mais foi do que fogo de palha. Pra ele, foi um bom resultado.
Diante dos fanáticos italianos, Fernando Alonso bem que tentou mas teve de se contentar novamente com o 2º lugar
Felipe Massa foi o quarto. Mas poderia ter ido ao pódio. O brasileiro fez uma excelente largada pulando para segundo, perdeu a vice liderança para Alonso e acabou superado por Webber nos pits. Enquanto andou em segundo ou terceiro, Massa teve um bom desempenho, que lhe daria chances reais de garantir um lugar no pódio. Em quarto, não teve possibilidades de atacar Webber e brigar pela posição. Mas com pódio ou não, Felipe fez uma boa corrida em comparação às que vinha fazendo recentemente. Uma boa resposta em um período de decisões sobre seu futuro em Maranello.

Em quinto ficou Nico Hulkenberg, pra mim o grande nome do fim de semana ao lado de Vettel. Com a Sauber, o alemão já tinha surpreendido ao se classificar em terceiro. Na corrida, acabou superado pelos dois carros da Ferrari, mas mesmo assim ainda conseguiu um top 5, mostrando que é um ótimo piloto. Hulk andou sempre em bom ritmo, aproveitando-se das peculiaridades de Monza, onde um pacote aerodinâmico diferente é utilizado. Nico deve ter deixado uma grande impressão. Uma pena que ainda não tenha definida sua situação para 2014.

Ainda no top 10 vieram Nico Rosberg, Daniel Ricciardo, Romain Grosjean, Lewis Hamilton e Jenson Button. Rosberg fez uma prova discreta, terminando onde começou. Ricciardo também fez uma prova sólida, permanecendo no sétimo lugar. Grosjean mostrou que a Lotus ter ficado de fora do Q3 no sábado foi algo fora do comum, apesar de não ter brilhado. Hamilton fez uma corrida bastante combativa. Teve de antecipar uma parada por conta de um furo de pneu e partiu para uma estratégia de dois pits, fazendo voltas mais rápidas em sequencia. Chegou a andar em quinto, mas como precisou de um pit a mais, voltou em 12º ganhando três posições no fim. E poderia ter superado Grosjean e Ricciardo, com mais alguns giros. E Button fez o que pôde com o carro da McLaren.
Nico Hulkenberg conseguiu um grande quinto lugar com a Sauber. Alemão deve ter deixado uma boa impressão no fim de semana
Decepção por conta de Kimi Raikkönen, 11º. O finlandês começou mal a prova, tocando na traseira de Perez e avariando seu bico. Com isso, precisou parar e mudar a estratégia. Também chegou a andar em quinto, mas com uma parada extra votou no meio do grid, sem conseguir ser combativo na parte final da corrida. O homem que detém o recorde de provas seguidas pontuando já não chega entre os dez primeiros há duas etapas.

A F1 volta daqui duas semanas para o GP noturno de Cingapura.

Resultado final

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 53 voltas em 1h18min33s352
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 5s4
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 6s3
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 9s3
5º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 10s3
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 10s9
7º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 32s3
8º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 33s1
9º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 33s5
10º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 38s3
11º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 38s6
12º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 39s7
13º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 40s8
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 49s0
15º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 56s8
16º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta
17º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
18º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
19º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
20º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1 volta

Abandonaram

Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) na volta 15
Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) na volta 1

Volta mais rápida: Lewis Hamilton - 1min25s849

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: