Coluna #ForaDasPistas - 100 anos de paixão, lutas e glórias

Palmeiras minha vida é você! - 26 de agosto de 1914. Nascia ali, pelas mãos de imigrantes italianos, uma das histórias mais belas histórias de uma agremiação no Brasil: a da Societá Sportiva Palestra Itália, que pouco depois se tornaria Sociedade Esportiva Palestra Itália, e ainda mais tarde viria a ser a Sociedade Esportiva Palmeiras, como hoje é conhecida. E com essa alcunha, essa grande agremiação completou seu primeiro centenário nesta terça-feira, 26 de agosto de 2014.

A história do Palmeiras é bela e riquíssima. Começou como um clube da colônia italiana, mas ao longo dos anos se popularizou, sempre tentando inovar. Precisou mudar de nome, pois foi perseguido na época da segunda guerra mundial. E mesmo com a mudança de nome, não deixou de lado o espírito que sempre o guiou. Teve anos de glórias, com times excepcionais, que chegaram até a representar o Brasil. Conquistou títulos importantes. Mas também teve capítulos que o torcedor prefere não se recordar em sua história. Entretanto, são coisas que fazem parte do caminho alviverde e o engrandecem. A vida não é feita apenas de triunfos.
  
O Palmeiras não é um clube dos italianos, pois com o passar do tempo, agregou em sua torcida não apenas os descendentes do país europeu, mas pessoas de todos os lugares, sejam eles brancos, negros, asiáticos, mestiços. O Palmeiras também não é apenas um clube paulista, porque em sua torcida existem nordestinos, sulistas, nortistas, gente de toda a parte do país. E o clube também não se restringe apenas ao Brasil, pois em toda parte do mundo é possível encontrar um palmeirense. O Palmeiras é um clube do mundo. E isso ajuda a definir sua grandeza.

O que também define a grandeza da Sociedade Esportiva Palmeiras são seus patrimônios. Seu estádio, palco de grandes conquistas e de algumas decepções e que hoje está próximo de ser reinaugurado, para ser uma das arenas mais modernas do mundo. Seus muitos títulos também entram nessa galeria, afinal, o Palmeiras é um clube que venceu quase todos os títulos que disputou. É o maior vencedor de títulos nacionais e tem reconhecimento internacional, seja em torneios de grande porte ou naqueles mais amistosos. É um clube extremamente vencedor.

E principalmente, o maior patrimônio da Sociedade Esportiva Palmeiras segue sendo sua torcida apaixonada. São 15 milhões de palmeirenses, que ajudam o clube nas horas boas e ruins. Que apoiam, gritam, choram, se emocionam. O Palmeiras é isso. Muitas vezes a emoção é colocada à frente da razão.

O clube pode não viver um grande momento hoje, mas sua torcida está lá apoiando, pois o ama incondicionalmente. E sua história, todos os capítulos escritos até aqui, e que nunca serão apagados, mostram sua grandeza. Por isso o clube alcançou seu centésimo aniversário. E tomara que alcance mais cem, pois o futebol brasileiro não seria o que é sem a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Parabéns Palmeiras, por 100 anos de paixão, lutas e glórias.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: