Rosberg lidera dobradinha tranquila da Mercedes em Spa

E as flechas de prata seguem voando - Geralmente, quando acontece uma sessão chuvosa na F1, seja em treinos ou mesmo em corridas, as forças entre as equipes acabam se equiparando. Mas não foi o que aconteceu neste sábado em Spa-Francorchamps. A Mercedes dominou completamente a sessão classificatória para o GP deste domingo, fazendo mais uma dobradinha, com Nico Rosberg faturando mais uma pole position e com Lewis Hamilton ao seu lado.

Se ontem a diferença entre as flechas de prata e o resto já parecia abismal, hoje ela dobrou. A diferença entre o melhor tempo de Rosberg no Q3 para o de Sebastian Vettel, terceiro colocado, foi de mais de dois segundos. E de Hamilton, segundo, para Vettel, foi quase isso. Ou seja, a Mercedes está a um, dois passos à frente das rivais, o que dá a perspectiva de que haverá duas provas amanhã: uma entre os dois pilotos da equipe alemã, na luta pela vitória, e outra para saber quem fará companhia a ambos no pódio, caso nada de extraordinário ocorra. Faça chuva, ou faça sol (a previsão para amanhã é de tempo limpo).
Sobre a briga que Rosberg e Hamilton deverão protagonizar, não dá pra ter uma ideia clara de quem irá se dar melhor. As referências entre ambos ainda são escassas, especialmente se não chover neste domingo. Tomando por base a sexta-feira, quando aconteceram as praticas com tempo seco e onde Rosberg liderou o treino da manhã e Hamilton o da tarde, não há nada muito claro. A diferença de 0s097 de Nico no TL1 é muito mais plausível do que os seis décimos que separaram ambos na pratica vespertina, com vantagem para Lewis. O que dá para acreditar é em uma briga bastante equilibrada, que pode ser definida na largada, em um pit stop ou mesmo na base de uma estratégia diferente. Se nenhum dos dois tiver problemas, sem duvidas teremos uma competição tensa.

Se a disputa pela vitória entre os dois companheiros é uma incógnita, o mesmo dá para dizer sobre a briga pelos lugares na zona de pontuação. Red Bull, Ferrari, Williams e McLaren conseguiram colocar suas duplas no Q3 e parecem ser as favoritas a ficarem no top 10. Mas não é possível descartar a Toro Rosso e a Force India da briga, mesmo com os pilotos dessas equipes largando na zona intermediaria. A Toro Rosso tem se mostrado muito bem nesses treinos, beirando o top 10. Já a Force India é uma equipe que tem ótimo histórico em Spa, e mesmo com Sergio Perez e Nico Hulkenberg largando mais atrás (o alemão sequer passou do Q1, o que foi uma surpresa), pode conseguir ganhar essas posições.
Já entre os times grandes, está tudo muito misturado. A Red Bull que não foi bem na sexta, cheia de problemas, tem Vettel em terceiro e Daniel Ricciardo em quinto. A Ferrari, que parece ter evoluído um pouco, colocou Fernando Alonso em quarto e Kimi Raikkönen em oitavo. A Williams tem Valtteri Bottas em sexto e Felipe Massa três posições atrás, enquanto a McLaren vê Kevin Magnussen em sétimo e Jenson Button em décimo. Aparentemente, a RBR segue sendo a segunda força do campeonato e se conseguir ficar longe dos problemas, poderá obter bons resultados. Mas Ferrari e Williams não podem ser descartadas, especialmente o time de Grove, que possui um ótimo motor para empurrar seus bólidos. A McLaren é a que parece estar um pouco atrás.

No fim do grid, nada de muito relevante. Jules Bianchi, graças a chuva, levou a Marussia ao Q2. É muito bom piloto o francês. Já o estreante André Lotterer voltou a andar a frente de Marcus Ericsson, provando que é bom piloto, que o sueco não é lá essas coisas e que a F1, hoje, já não é mais uma categoria tão desafiadora, afinal, um piloto que vem de outra classe consegue andar, no mínimo, no mesmo ritmo que seu companheiro, mesmo que este não seja grande coisa.

Devemos ter uma prova interessante amanhã, nesta volta da F1.

Grid de largada para o GP da Bélgica

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: