Emoção, drama e consagração - Enfim, o finlandês Jari-Matti Latvala alcançou algo que sempre almejou: o piloto da Volkswagen venceu, pela primeira vez (com a Volkswagen e não no geral, lembrou o amigo Marcio Kohara), o Rali da Finlândia, sua terra natal. E foi um triunfo que não veio fácil, não veio de mão beijada. Latvala teve de mostrar sangue frio e autocontrole para levantar seu terceiro troféu na temporada.
A vitória de Latvala foi merecida. Merecida porque ele dominou a etapa quase que por completo, desde quinta-feira, quando o rali teve seu início. Mas não deixou de ser dramática, muito por conta do que aconteceu no fim do sábado. O finlandês teve um problema de freios e isso foi diminuindo, gradativamente, sua vantagem perante seu principal rival na disputa, o francês Sebastien Ogier. Dessa forma, mesmo com o problema resolvido para as três últimas especiais do rali, o piloto do carro #2 entrou neste domingo pressionado, sem ter nenhuma margem para erro. Era guiar bem ou colocar tudo a perder.
Mas Latvala deu uma boa resposta. O finlandês conseguiu vencer uma especial e mesmo vendo Ogier triunfar nos dois últimos estágios do domingo, um deles o Power Stage, pôde comemorar a vitória diante de seus fãs e apoiadores. Um triunfo importante, que não muda o panorama do mundial, mas que traz mais confiança ao atual vice campeão do WRC. Ganhar uma etapa é sempre bom. Porém, em casa é melhor, pois pode tirar alguns pesos que um piloto carrega, ainda mais se ele estiver entre os tops.
Apesar disso, a vitória de Latvala mudou pouca coisa em suas pretensões de título, como disse. Isso porque a diferença de 50 pontos que ele tinha para Ogier, líder e favorito ao bicampeonato, caiu para apenas 44 pontos, após o francês ter terminado o rali em segundo e ter ainda somado mais três pontos ao vencer o Power Stage. Ogier segue tranquilo, rumo ao seu segundo título. Não pode bobear, é verdade, mas ainda tem uma boa margem.
Quem também deve ter se tranquilizado um pouco é o norte-irlandês Kris Meeke, que ficou com o terceiro posto. No momento em que a Citroen começa a fazer uma avaliação mais minuciosa de sua dupla, pensando em definir quem pilotará pela marca em 2015, o britânico conseguiu mostrar um bom desempenho, o que certamente vai contar pontos positivos para ele, enquanto a decisão vai se aproximando. Por outro lado, vê-se que os franceses seguem muito longe da VW. Ou seja, pensar em vitórias, só em casos bem específicos.
Quarto colocado, Andreas Mikkelsen segue fazendo bons ralis guiando pelo segundo time da Volkswagen. É um piloto que, apesar de ainda ser jovem, vai mostrando uma clara evolução nesta temporada. É alguém que vai chamando a atenção e que pode brilhar bastante em um futuro próximo. Fechando o top 5, veio Mikko Hirvonen, que tenta fazer o melhor trabalho possível pela M-Sport Ford.
No mais, o estoniano Karl Kruuda venceu pelo WRC2, enquanto o finlandês Teemu Suninen ficou com a vitória no WRC3.
Fotos: BestOfRallyLive.com
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