Pedrosa vence e impede recorde de Marquez

26 para o #26 – Termina um domínio, mas mantêm-se outros. Foi isso o que pudemos ver neste fim de semana na 11ª etapa da MotoGP, disputada no circuito de Brno, Republica Tcheca. Enfim, alguém conseguiu dar cabo da sequencia avassaladora de dez vitórias seguidas de Marc Marquez. Dani Pedrosa, justamente o companheiro do líder disparado do mundial, venceu. E se por um lado, o triunfo do piloto da moto #26 encerra a sequencia do atual campeão, por outro mantém o domínio da Honda e dos pilotos espanhóis na classe rainha.

Em um rápido resumo, a corrida teve ótimos momentos nas primeiras voltas, com várias brigas entre os seis primeiros, mas foi ficando morna com o passar do tempo. Marc Marquez, pole, largou mal novamente. Só que ao contrário das outras etapas, quando conseguiu se recuperar, dessa vez ele não teve a competência/sorte necessária para isso. Melhor para Pedrosa, Lorenzo e Rossi, que foram ao pódio nessa ordem. 
Pedrosa teve um bom início, mas ficou um tempo atrás de Lorenzo. Quando conseguiu a ultrapassagem sobre o bicampeão, pôde andar com mais tranquilidade, só controlando a pouca vantagem que construiu. Já o piloto da moto #99, depois de um início de ano bem abaixo do esperado, vai voltando a andar bem, agora de contrato renovado com a Yamaha. Os segundos lugares que conquistou nas últimas duas etapas provam isso. Já o Doutor ficou um pouco mais para trás, apesar de ter feito uma boa corrida. Talvez pudesse ter lutado mais a frente caso não tivesse a batalha que teve com Marquez, a quem superou.

Para o campeonato, os resultados deste fim de semana não mudam absolutamente nada. Marquez segue muito líder. Pedrosa ainda é o segundo, seguido de Rossi e de Lorenzo. Todos muito longe do atual campeão. Por outro lado, a exceção de Marquez, todo mundo tem uma razão para sair de Brno mais confiantes.

Pedrosa, por exemplo, tira um peso das costas. O peso de sempre ser batido por seu companheiro, muito menos experiente, mas muito talentoso. Mesmo de contrato renovado, o espanhol sempre está sob pressão por conta dos resultados obtidos por Marc. Com a vitória de ontem, consegue dar uma resposta positiva. Lorenzo, como disse, vai retomando a boa forma após o início de campeonato atribulado que teve. E Rossi segue fazendo um bom trabalho, mais digno do que os últimos e também do grande campeão que é. Isso sem contar que tanto Lorenzo quanto Rossi podem se animar um pouco mais com os recentes bons desempenhos da M1.

Quanto a números, alguns dados interessantes. 

- Essa foi, por exemplo, a 26ª vitória de Dani Pedrosa na classe rainha;

- Essa foi, também, a primeira vez, desde que estreou pela Repsol Honda, que Marc Marquez cruzou a linha de chegada abaixo da terceira posição. As duas únicas vezes que o piloto da moto #93 não havia subido ao pódio haviam sido por acidente (Mugello, 2013) e desclassificação (Phillip Island, 2013); 
- Com o quarto lugar, Marquez também perdeu a oportunidade de ser o primeiro piloto da história da MotoGP a vencer 11 vezes consecutivas;

- Essa foi também a 11ª vitória seguida da Repsol Honda. A última vez que outra equipe venceu uma etapa foi na prova de encerramento de 2013, em Valência. O triunfo foi de Jorge Lorenzo, com a Yamaha;

- E para encerrar, essa foi a vitória de número 42 de um piloto espanhol nas últimas 50 corridas válidas da MotoGP, período que compreende os GPs de Motegi, 2011 a Brno, 2014 (somente o GP da Malásia não conta nesse período, devido ao seu cancelamento por conta da morte de Marco Simoncelli). São 16 vitórias de Marquez, 14 de Lorenzo e 12 de Pedrosa. Somente Casey Stoner, com sete triunfos e Valentino Rossi, com um, quebraram esse domínio hispânico. A última vez, inclusive, que um piloto não espanhol subiu no topo do pódio, foi em Assen, 2013, justamente com Rossi, há mais de um ano.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: