Treinos livres em Spa-Francorchamps

Retornando das férias - A F1 está de volta. Neste fim de semana acontece a 12ª etapa do ano. E não poderia ser em um lugar melhor senão o mítico circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Então, sem mais delongas, vamos a uns pitaquinhos sobre o que aconteceu nesta sexta-feira.

Mercedes - As flechas de prata continuam voando soltas a cada fim de semana. Em Spa-Francorchamps, duas dobradinhas: pela manhã, Nico Rosberg liderou, com um tempo de 1min51s577. Logo atrás, a 0s097, veio Lewis Hamilton. À tarde, a situação se inverteu, com o britânico liderando a sessão, e marcando o melhor tempo do dia, com 1min49s 189, seis décimos mais veloz do que o alemão. E uma clara vantagem perante qualquer concorrente. Tomando por base somente os tempos da segunda sessão, somente Fernando Alonso, terceiro, andou no mesmo segundo que as Mercedes. De Felipe Massa pra trás, foi só ladeira a baixo (à titulo de comparação, pela manhã, além de Alonso, só Jenson Button também andou no mesmo segundo das flechas de prata). A impressão que esses primeiros treinos passam é de que Hamilton e Rosberg protagonizarão mais um passeio neste fim de semana. Acredito até que a diferença para os outros diminuirá um pouco. Entretanto, mais uma vez a briga pela vitória ficará restrita aos dois.
Ferrari - A Ferrari é o time "leão de sexta-feira" da F1. Sempre muita rápida no primeiro dia de praticas, a escuderia italiana acaba sempre sumariamente superada no sábado e no domingo. Nesta sexta-feira, novamente a equipe apresentou um bom desempenho, com o espanhol Fernando Alonso terminando as duas sessões de treinos na terceira posição. O bicampeão, por exemplo, foi o único a ousar andar no mesmo segundo que as Mercedes no período vespertino, ainda que tenha ficado a sete décimos do melhor tempo do dia. Já Kimi Raikkönen, depois de marcar o quinto tempo pela manhã, ficou apenas em 16º à tarde, depois de andar pouco, vítima de um problema de ignição no seu F14T. Vamos ver se o pessoal de Maranello trabalhou direitinho nas férias e trouxe novidades que possam se converter em resultados já a partir da Bélgica ou se o time vermelho está apresentando mais do mesmo.

Williams - Na Williams, o objetivo é voltar a vencer neste ano, após duas temporadas de seca. Mas parece que não será neste fim de semana que o pessoal de Grove chegará a tanto. Não que seus pilotos estejam mal, pelo contrário. Felipe Massa marcou o quarto melhor tempo da sexta, após ter terminado em 15º pela manhã, enquanto Valtteri Bottas foi o sexto. O problema é que os dois estão muito longe das Mercedes de Hamilton e Rosberg. Até acredito que amanhã e domingo essa diferença caia. Contudo, não acho que vá diminuir o suficiente para colocar o time de Grove na briga por uma vitória em condições normais. Por outro lado, há a luta por um lugar no pódio. E nessa batalha, a Williams poderá se dar bem e conquistar bons resultados com seus dois pilotos. 

McLaren - A McLaren tem, surpreendentemente, andado bem em Spa neste fim de semana. Jenson Button conseguiu um lugarzinho no top 5 nas duas sessões de treinos livres ao passo que Kevin Magnussen marcou presença no top 10 dos dois TLs. Mas fica a pergunta: irá o time de Woking manter esse desempenho no restante do fim de semana? A McLaren vai mostrando um desempenho bastante irregular em 2014, estando bem abaixo do que uma equipe de sua tradição deveria mostrar. Por isso, tem que se ficar com um pé atrás com relação aos resultados obtidos hoje afinal, a escuderia não tem andado tão bem assim. Por outro lado, durante as férias da categoria, pode ser que a fábrica inglesa tenha encontrado algumas soluções para melhorarem o carro. Vejamos o que conseguirão Button e Magnussen amanhã e domingo, para ver se há alguma melhora na McLaren ou se essa é aquela enganada básica.
Red Bull - A Red Bull teve uma sexta-feira problemática. O oitavo lugar de Daniel Ricciardo na segunda sessão foi o melhor que os rubro-taurinos conseguiram hoje, em dia que parecem distantes até mesmo de equipes como Williams, Ferrari e McLaren, a quem eles estavam batendo com constância. Quanto a Sebastian Vettel, esse coitado, está numa maré de azar daquelas. Pela manhã, ficou com o 11º tempo. À tarde, nem andou, com problemas no motor. E são esses problemas que preocupam o tetracampeão. Segundo Vettel, vai ser difícil que ele não seja punido com a perda de posições no grid, já que ele se aproxima de extrapolar o limite de motores a serem usados na temporada. Aí, meu amigo, vai ficar cada vez mais difícil para que ele ande mais a frente.

Force India - A Force India é uma equipe que deverá brigar para colocar seus dois carros no top 10, tanto na classificação quanto na corrida. Nico Hulkenberg esteve no top 10 das duas sessões enquanto Sergio Perez andou entre os dez mais velozes somente pela manhã. Contam a favor do time indiano o forte motor Mercedes que empurram os bólidos laranja/preto/branco/verde e o bom histórico da equipe no circuito belga. Os carros da FI sempre mostram um bom desempenho nas pistas de alta velocidade.

Toro Rosso - A Toro Rosso também vive uma situação parecida com a da Force India. Vai tentar colocar seus dois pilotos no top 10. E hoje eles deram mostras de que vão sim estar nessa briga. Daniil Kvyat conseguiu o sétimo melhor tempo da sessão vespertina. Foi melhor até do que os pilotos da prima rica Red Bull. Não quer dizer muito, pois muita água vai passar por debaixo dessa ponte. Mas é possível que o time de Faenza, casa do piloto mais jovem da história no ano que vem, possa buscar o Q3 amanhã e pontos no domingo.

Sauber - A Sauber não me passa a impressão de que poderá sair do meio do grid. Por mais que o time suíço necessite de pontos neste mundial (ainda não marcou nenhum em 2014), Adrian Sutil e Esteban Gutierrez não parecem ter carro suficiente para almejar um top 10. O alemão até que foi bem, sendo o 12º mais veloz à tarde, enquanto o mexicano terminou em 17º, após ter tido problemas. Mas é pouco, o que assusta, já que a cada prova que passa, a Sauber vai ficando cada vez mais longe de pontuar, o que se traduz em menos dinheiro para 2015. A não ser que haja algo excepcional, duvido que o time suíço pontue. E a escuderia está cotadíssima a ser limada, junto das nanicas, no Q1.
Lotus - Na Lotus, somente é possível contar com Romain Grosjean. O franco-suíço, entretanto, não foi bem nesta sexta tendo marcado apenas o 14º melhor tempo da tarde, a três longínquos segundos da melhor marca do dia. A Lotus se tornou uma equipe de meio de grid em 2014. Ou de fim de grid, com Pastor Maldonado. O venezuelano aprontou mais uma nesta sexta, ao bater, bizarramente, seu E22 no meio da primeira sessão. Resultado: ficou lá atrás na classificação pela manhã e nem andou a tarde. Será que compensa mesmo ter alguém como ele guiando por mais uma temporada, como acontecerá em 2015?

Marussia - A Marussia protagonizou o episódio mais ridículo do fim de semana da F1. Ontem tinham anunciado que Alexander Rossi substituiria Max Chilton, que estaria tendo "problemas contratuais". Na oportunidade, a própria assessoria do piloto inglês havia confirmado que ele cederia "voluntariamente" seu lugar e que a equipe procurava novos investidores. Hoje, Chilton pegou seu lugar de volta e correrá domingo. E ninguém entendeu nada. Mas também, não vai mudar muito. Chilton e Bianchi seguirão lá atrás mesmo...

Caterham - Com menos polêmica do que sua rival Marussia, a Caterham sim, conseguiu substituir um piloto: saiu Kamui Kobayashi, que agora está à pé novamente, e entrou André Lotterer, tricampeão das 24h de Le Mans pela Audi e ex-piloto de testes da Jaguar. E o alemão chegou andando bem. Foi melhor do que Marcus Ericsson pela manhã e andou muito perto do sueco na parte da tarde. Lotterer é bom piloto e vai tendo uma chance tardia na F1. Talvez, se tivesse andado alguns anos antes, poderia ter tido uma carreira sólida na categoria...

Fotos: GPUpdate.net
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