Resumão

Vamos na correria - O fim de semana foi cheio de corridas pelo mundo. Mas aqui, vou focar só naquilo que pude e consegui acompanhar no sábado e no domingo. Então, bora lá para um resuminho sobre o que aconteceu na F1, na GP2, no WRC e na Indy. 

F1


E Daniel Ricciardo atacou novamente no GP da Bélgica. O australiano da Red Bull venceu pela terceira vez na categoria, segunda consecutiva, aproveitando-se de mais um capítulo da guerra na Mercedes protagonizada por Lewis Hamilton e Nico Rosberg (tema que merece um texto a parte, provavelmente amanhã). Com competência e talento, o popular Risadinha abocanhou o GP belga sem muitos problemas, se colocando como o grande nome deste mundial para muita gente, inclusive para mim. Rosberg, mesmo sem vencer, se deu bem: ficou em segundo, viu Hamilton abandonar e abriu uma vantagem ainda mais no mundial. Agora, tem 29 pontos de frente para o inglês. Valtteri Bottas, novamente, foi bastante constante e alcançou mais um pódio e pontos importante para a Williams, na luta pelo terceiro lugar no mundial. Destaque também para a excelente prova de Kimi Raikkönen, que vinha devendo, quarto colocado, e para a briga espetacular no final, envolvendo Kevin Magnussen, Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Jenson Button. Os quatro batalharam nas voltas finais, com Vettel se dando melhor, por conta dos pneus novos, e Kevin Magnussen sendo o mais prejudicado, ao tomar uma punição por jogar Alonso fora da pista, apesar do show de defesa que o dinamarquês mostrou. Com isso, o alemão foi quinto, Button o sexto e Alonso o sétimo, enquanto Magnussen caiu para 12º. Completaram o top 10 Sergio Perez, Daniil Kvyat e Nico Hulkenberg. Já Felipe Massa, que passou boa parte da corrida com problemas por ter pego detritos na pista, foi apenas o 13º.

GP2


Na GP2, o sábado foi de Raffaele Marciello, piloto da Acadêmia da Ferrari, enquanto o domingo foi de Felipe Nasr. Pela corrida principal, o piloto italiano teve uma ótima disputa no final com o belga Stoffel Vandoorne - terceiro piloto da McLaren - superando o dono da casa na volta 23, a duas do fim. A prova começou bastante confusa, com um acidente que provocou sua interrupção de 20 minutos logo após uma bandeira amarela. Na relargada, Vandoorne começou a se distanciar do pelotão e parecia que venceria com certa facilidade. Entretanto, Marciello, após chegar ao segundo lugar, começou uma caça implacável ao belga, que terminou com a ultrapassagem e a vitória. Johnny Cecotto Jr. completou o pódio, enquanto Felipe Nasr foi o quarto. No domingo, foi a vez de Nasr dar show. Partindo do quinto lugar, ele assumiu a liderança ainda na primeira volta e de lá não saiu mais, após segurar os ataques insistentes de Cecotto. Com calma, Felipe conseguiu abrir uma boa vantagem para o venezuelano, que no fim foi de quase seis segundos. Essa foi sua quarta vitória no ano e um resultado importante na briga pelo título, pois o brasiliense cortou para 32 pontos a diferença para o inglês Jolyon Palmer, terceiro colocado neste domingo.

WRC


Na casa da Volkswagen, quem teve motivos para sorrir - e comemorar - foi a Hyundai. Sim, a marca coreana, mas que tem sua base de operações no WRC em terras germânicas, surpreendentemente venceu o rali alemão quando pareciam mais do que certas as vitórias de, primeiro Jari-Matti Latvala, e depois de Kris Meeke. Latvala, que liderava a etapa desde a SS6, pôs tudo a perder logo no primeiro estágio do domingo, nos 18.03km de Dhrontal, escapando da pista e caindo em uma plantação de uvas. Na especial seguinte, foi Meeke que, logo no início, acertou uma parede devido a um erro nas anotações, sendo forçado a abandonar. Bom para Thierry Neuville, que fazendo um rali sem erros, conseguiu se aproveitar da situação para vencer pela primeira vez no WRC. Uma vitória mais do que merecida, não por conta do trabalho deste ano, ainda no início com a Hyundai (que vai ganhar confiança com esse triunfo), mas por tudo o que ele fez em 2013, quando foi vice-campeão. Alias, aqui vai uma curiosidade: no ano passado, Neuville esteve próximo de vencer na Alemanha, mas acabou superado por Dani Sordo, que vencia pela primeira vez. Neste fim de semana, os agora companheiros voltaram ao pódio, em ordem invertida, garantindo também uma dobradinha para a marca coreana. Andreas Mikkelsen ainda levou um VW Polo ao pódio, em terceiro. Na disputa pelo título, nada muda e Ogier - que apesar de ter abandonado na SS8, com outro acidente, deve ter aberto aquele sorriso com o abandono de Latvala - ainda tem 44 pontos de vantagem para o finlandês. Pontus Tidemand venceu no WRC2 e Stéphane Lefebvre ganhou no WRC3.

Indy


Em Sonoma, o dia começou agitado e aterrorizante. Um terremoto de seis pontos na escala Richter atingiu o estado da Califórnia, mais precisamente na região de Napa, próxima ao circuito, e assustou muita gente. No entanto, a Indy optou por não cancelar a prova, uma vez que as estruturas da pista e da região não sofreram danos, e a categoria pôde ter sua penúltima etapa. Bom para Scott Dixon, que na base da estratégia venceu a prova e para Will Power, que está muito próximo de seu primeiro título. A corrida foi bem monótona em sua maior parte, ganhando um pouco de emoção quando Carlos Huertas abandonou, causando uma bandeira amarela. Até esse ponto, Will Power liderava com sobras. Mas a partir daí, o australiano perdeu a tranquilidade. Após a primeira tentativa de relargada ter falhado, por conta de um acidente, o líder do campeonato rodou na segunda relargada, caindo para último. O australiano da Penske, no entanto, conseguiu se recuperar durante o restante da prova, finalizando em décimo, bem a frente de seu companheiro e principal rival na luta pelo título, Helio Castroneves. O brasileiro teve uma corrida atribulada, se envolvendo em um acidente logo na largada, que o jogou para o fim do grid, e também em mais um, durante uma relargada. Finalizou o GP em 18º e agora tem uma desvantagem de 51 pontos para Power. Simon Pagenaud, outro postulante à taça que será disputada no próximo sábado em Fontana valendo pontuação dobrada, foi o terceiro. Tony Kanaan terminou em 13º.

Fotos: GPUpdate.net, BestOfRallyLive.com e IndyCar.com
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