Latvala lidera Rali da Finlândia - Resumão dos dois dias de disputa

Tudo em casa - De volta ao blog, vamos para a "cobertura" do primeiro evento em mais de dois meses. E pra recomeçar bem, que tal um Rali da Finlândia, um dos principais e mais tradicionais eventos do WRC (um dia ainda verei isso de perto)? Serão quatro dias de muita velocidade nas trilhas finlandesas. E para começar, vamos com um resuminho do que aconteceu nos dois primeiros dias de disputas, já que não consegui postar o texto sobre o primeiro dia do evento na quinta.

Dia 1


O primeiro dia do Rali da Finlândia teve quatro especiais. E podemos dizer que teve também um pouco de domínio por parte do principal piloto da casa, Jari-Matti Latvala, que terminou a quinta-feia na frente com uma vantagem de 4s5 para o segundo colocado, o seu companheiro de Volkswagen Sebastien Ogier, depois de quase trinta minutos de tempos cronometrados. 

Dos quatro estágios disputados, Latvala venceu dois, empatou um com Ogier e só levou desvantagem na SS4, vencida pelo francês, perdendo assim 0s8 com relação a vantagem que já havia construído. Um início promissor para o piloto finlandês que precisa da vitória para tentar colocar fogo no campeonato, já que seu companheiro venceu os dois últimos eventos e abriu 50 pontos de vantagem no mundial.
Ogier, por sua vez, teve uma quinta-feira regular. Para ele, o mais importante no momento é ser consistente e não deixar que Latvala consiga descontar muitos pontos neste rali. E isso ele conseguirá caso termine na segunda posição, mesmo que o companheiro vença. Por isso, creio que o líder do campeonato e atual campeão do mundo não se arriscou mais e nem vá se arriscar tanto durante o evento. Ele corre pelo campeonato.

Correndo, de certa forma, pressionado a apresentar bons resultados, o norte-irlandês  Kris Meeke, da Citroen, terminou o dia na terceira posição, a menos de 10s atrás do líder, o que indica que ele poderá entrar no segundo dia de competições com boas chances de incomodar os pilotos da VW. Meeke e seu companheiro, Mads Ostberg, que ficou em sétimo nesta quinta-feira, à 30s de Latvala, passarão por uma espécie de teste, segundo o chefe da equipe, Yves Matton. Precisam entregar bons resultados neste e nos próximos dois ralis (Alemanha e Austrália) se quiserem garantir uma vaga na Citroen em 2015.

No mais, o experiente Mikko Hirvonen ficou com a quarta posição após a SS4, sendo o primeiro carro da Ford entre os dez primeiros (Robert Kubica, com sua equipe própria, foi o nono), Juho Hanninen finalizou o dia em quinto, sendo o primeiro carro da Hyundai no top 10, que também teve Thierry Neuville em oitavo e Hayden Paddon em décimo, e Andreas Mikkelsen, que vem tendo um grande ano com a segunda equipe da Volkswagen em sexto.

Dia 2

E após dois dias de disputas, Jari-Matti Latvala segue firme e forte na liderança de seu rali caseiro. O piloto da Volkswagen ampliou sua liderança após as nove especiais disputadas hoje e vai caminhando para sua terceira vitória nesta temporada.

A sexta-feira de Latvala foi bastante produtiva e regular. Logo pela manhã, ele venceu a SS5 e a SS6, as duas primeiras deste segundo dia de competição. Mais tarde, emplacou mais três estágios seguidos, triunfando nas SS10, 11 e 12, resultados que lhe deram uma boa vantagem perante seus dois principais rivais, o norte-irlandês Kris Meeke e o francês Sebastien Ogier. São quase 20s de diferença para o segundo colocado. Com a boa e sólida apresentação, o finlandês vai pavimentando bem o caminho rumo à vitória. Com uma vantagem que começa a ficar bastante confortável, o piloto do carro #2 já pode ficar um pouco mais tranquilo para os dois dias restantes.
Com Latvala um pouco mais à frente, o que promete esquentar bastante é a briga pela vice-liderança do rali, que hoje ficou nas mãos de Kris Meeke. O norte-irlandês vai lidando bem com a pressão de ter de apresentar resultados para a Citroen e com uma pilotagem bastante consistente superou o atual campeão Sebastien Ogier, mesmo tendo vencido apenas uma especial contra três do adversário. Isso mostra também  que Ogier vem tendo problemas para manter um ritmo tão bom quanto o do seu parceiro na VW. A batalha entre eles deve se intensificar amanhã e promete chamar a atenção.

Andrea Mikkelsen, com outro carro da fábrica alemã, aparece em quarto lugar, novamente fazendo um bom rali. Só que ele é seguido de perto por Mads Ostberg e Mikko Hirvonen, quinto e sexto respectivamente. Apenas três segundos separam os três. Os garotos Hayden Paddon e Elfyn Evans ficaram com o sétimo e oitavo lugares. Juho Hanninen e Craig Breen completam o top10.

Já Robert Kubica e Thierry Neuville não foram bem. O piloto polonês voltou a se acidentar, logo no início da SS5 e ficou o dia fora. Amanhã ele retorna ao evento por meio da regra do Rally2. Já o piloto belga abandonou o rali com problemas em seu Hyundai.

Neste sábado, o Rali da Finlândia segue com mais dez especiais.

Resultado geral após o segundo dia do Rali da Finlândia

Fotos: E-WRC.cz e BestOfRallyLive.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: