Ogier se acidenta e Latvala tem caminho livre no Rali da Alemanha

E vai crescer a disputa na Volkswagen - Primeiro dia de carros nas trilhas para o Rali da Alemanha, casa da Volkswagen, E em seus domínios, quem manda são os alemães. Três vitórias para Sebastien Ogier e três vitórias para Jari-Matti Latvala. Só que ao ver a tabela de classificação geral após o primeiro dia de disputas, vemos o finlandês liderando enquanto o francês aparece apenas na 35ª posição, com um deficit de quase dez minutos para o líder. O motivo disso? Ogier se acidentou, fato que abre caminho para novas perspectivas no campeonato.

As primeiras cinco especiais do rali alemão mostraram um grande equilíbrio entre as duplas rivais. Os atuais líderes do mundial venceram a SS1, SS2 e a SS4, enquanto o vice líder havia vencido a SS3 e a SS5. Apenas 5s5 separavam os adversários. Foi aí que as coisas mudaram. Na SS6, a repetição do estágio Moselland, de 21.02km, última especial do dia, o campeão do mundo cometeu um erro que ele mesmo explica. "Eu cometi um erro, quando freei muito tarde na curva. Era uma espécie de curva cega, onde nesta manhã eu estava freando cedo demais. Na repetição eu quis ser mais preciso, mas freei tarde demais. Não foi um erro grande - só um pouco tarde e aberto demais, mas a trilha se estreitou e fui para fora", disse Ogier, que ainda completou. "Tivemos (ele e o navegador Julien Ingrassia) sorte".

E sim, Ogier e Ingrassia tiveram muita sorte, porque o acidente poderia ter tido consequências bem mais graves. Ao sair da pista, o VW Polo guiado pelo francês desceu uma encosta, mas não chegou a capotar. O bólido acabou parando em uma estrada auxiliar, praticamente intacto, o que permite que ele volte à disputa neste sábado, pelas regras de Rally 2, com apenas poucos reparos. Entretanto, por ter deixado a rota, Ogier acabou eliminado da especial e como punição perdeu dez minutos em seu tempo total, fato que o joga pra bem longe de uma disputa por qualquer coisa. Volta ao rali pensando mais em conquistar o Power Stage, no domingo, para somar três pontos e diminuir o prejuízo, que poderá ser gigante.
Isso porque Jari-Matti Latvala tem caminho livre para vencer e cortar bastante a desvantagem para o companheiro no campeonato, que hoje é de 44 pontos. E o finlandês sabe muito bem o quão importante será esse triunfo nas suas pretensões de título. Latvala vem de uma vitória incontestável em casa e parece estar em um ótimo momento. E parecia saber disso mesmo estando atrás de Ogier nas primeiras especiais deste rali. Com o rival fora, ganhou uma chance de ouro, para trazer a diferença para até menos do que 20 pontos. E isso será fundamental em sua luta pelo título. Mas para isso, ele vai ter de evitar qualquer tipo de problema, especialmente aqueles que ele pode provocar.

Sim, o finlandês tem tido uma pilotagem mais consistente nos últimos tempos, deixando aquela fama de batedor de lado. Nas vezes em que tem pontuado pouco, foi vítima de problemas mecânicos, os quais não tem muito como evitar, caso apareçam. Mas seu histórico ainda pesa um pouco. Se conseguir se manter afastado dos acidentes, Latvala tem boas chances de vencer o Rali da Alemanha e pressionar Ogier na luta pelo título. Para isso, basta manter o que vem fazendo, pois seus adversários não estão à altura.

Na segunda posição, 37s atrás de Latvala, aparece o norte-irlandês Kris Meeke, que novamente vai fazendo um belo rali. Depois da Citroen colocar uma pressãozinha em sua dupla, Meeke vai respondendo bem, ainda mais agora, em ralis onde ele está totalmente aclimatado, por já ter competido neles antes. Foi assim na Finlândia e tem sido assim na Alemanha. Não será fácil para ele manter essa posição, mas por enquanto vai fazendo um  bom trabalho.

Dani Sordo, com o carro da Hyundai, vem na terceira posição. Local onde conquistou sua única vitória no WRC, em 2012, o espanhol vai novamente andando bem pelas trilhas alemãs e não está distante de uma briga pela vice liderança com Meeke. Apenas 5s6 separam os dois. É alguém pra se ficar de olho, especialmente pela possibilidade da Hyundai conquistar um bom resultado. Também nesta briga está o norueguês Andreas Mikkelsen, da VW. Está a menos de dez segundos de Meeke e poderá brigar também. Aliás, Thierry Neuville, quinto, Mikko Hirvonen, sexto, Elfyn Evans, sétimo e Mads Ostberg, oitavo, podem se considerar nessa briga, afinal, cerca de 25s separam um piloto da Citroen do outro. O sábado poderá ver muitas mudanças nesta ordem.
Bryan Bouffier e Martin Prokop completam o top 10.

Pelo WRC2, o português Bernardo Souza lidera. Mas tem em seu encalço outros cinco pilotos. E essa fila está separada por menos de um minuto, com destaque para o sueco Pontus Tidemand, que tem menos de cinco segundos de desvantagem na luta pela liderança. Já no WRC3, a liderança é do francês Eric Camilli, que vive situação semelhante a de Bernardo Souza: é perseguido de perto por um rival, o também francês Stephane Lefevbre, e tem mais quatro carros atrás, o último com exatamente um minuto de atraso.

Neste sábado, mais oito especiais serão disputadas.

Resultado após o primeiro dia do Rali da Alemanha

Fotos: BestOfRallyeLive.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: