Como era esperado, Sebastien Ogier venceu o Rali da Alemanha. Mais por sorte do que por qualquer outra coisa. O jovem francês da Citroen aproveitou que seu companheiro, líder e vencedor das oito edições anteriores do evento, Sebastien Loeb, teve um pneu furado na última especial de sábado, para abrir a vantagem que lhe garantiu o triunfo. O quarto no ano.
Não fosse o tal furo, creio que dificilmente Ogier teria vencido. A equipe já lhe havia dado ordens de permanecer atrás de Loeb no segundo dia. No terceiro, haveria poucas chances de superar o heptacampeão, um especialista em ralis de asfalto. Ou seja, Ogier venceu por pura sorte.
Entre os dois, o campeonato parece estar aberto. A diferença entre ambos é de 25 pontos, ou seja uma vitória. Porém, é só aparencia. Dificilmente Loeb deixará escapar o oitavo título. Ogier teria de vencer os últimos quatro ralis e todos os Power Stages para não depender de nenhum outro resultado de Loeb. Só que três desses quatro ralis são no asfalto, o que aumentam a chance do multi campeão. Tudo é possível, mas Loeb é favorito.
A se destacar o grande desempennho da Mini neste rali, com Dani Sordo alcançando o pódio. Livre de problemas e com uma tocada segura, o espanhol ficou em terceiro. Um passo e tanto para a montadora que voltou neste ano para o WRC. Kimi Raikkönen também foi bem, terminando em sexto.
Na F1, entramos em semana de GP da Bélgica, no melhor circuito do calendário, Spa Francorchamps. E a primeira decisão em relação à prova já foi tomada. A FIA proibiu a utilização da asa traseira móvel na famosa Eau Rouge. Nada mais sensato. Este é um ponto critico da pista, uma subida rápida e que necessita a maior pressão possível para o carro não escapar. Utilizar o DRS ali seria loucura, pedir para sair voando.
Outro fator fundamental para a prova serão os pneus. A Pirelli já divulgou que levará os compostos médios e macios e que a diferença de tempo estimada entre eles será de cerca de um segundo, muito em conta do longo traçado. Além disso, o clima na região sempre é instável, o que pode levar a diversos tipos de estratégia das equipes durante o fim de semana.
Essa tem tudo para ser uma baita corrida.
0 comentários:
Postar um comentário