Vira e mexe, surgem histórias, boatos e especulações sobre o futuro de Felipe Massa na Ferrari. Com contrato a cumprir até o fim de 2012, o brasileiro parece estar garantido no time, pelo menos de acordo com as declarações de seus superiores. Portanto, ele tem mais um ano e meio de Ferrari. Mas, e depois disso? Teria ele chances de seguir na escuderia italiana? Não parece ser o caso, pelo menos para nós, que acompanhamos de longe.
Não é de hoje que Felipe tem sido extremamente cobrado, tanto pelo chefe de equipe, Stefano Domenicali, quanto pelo presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, devido aos maus resultados. Na última temporada e meia, Massa não apresentou o que dele se esperava. Isso é fato. Explicações surgiram e ainda surgem. O principal vilão, na maioria das vezes, são os pneus, que supostamente não casam com o estilo de pilotagem do brasileiro. Pode ser.
É fato também que desde o grave acidente que teve na Hungria, em 2009, ele não voltou a ser o mesmo, já disse isso várias vezes aqui. O ocorrido pode ter tido reflexo direto em seu desempenho? Alguns acham que sim, outros, acham que não. Tudo isso tem de ser levado em conta para se avaliar o que Massa tem feito.
Porém, nada é mais preponderante, no meu ponto de vista, do que o fator Fernando Alonso e a pressão que ele exerce sobre Felipe.
Massa terá um ano e meio para provar que ainda pode ser um piloto de ponta e que pode brigar por vitórias |
Em 2010, o brasileiro parecia ter se recuperado nas primeiras provas, mas seu desempenho caiu vertiginosamente com o decorrer do mundial. E o golpe que mais o afetou veio, justamente, quando ele teve um lampejo daquele piloto que lutou até o GP do Brasil de 2008 pelo título, no episódio em que teve de abrir passagem para Fernando Alonso no polêmico GP da Alemanha. Ali, ele passou de um piloto que mostrava que poderia ser rápido ainda a um mero escudeiro de um bicampeão mundial, que já tinha a equipe nas mãos.
É evidente que Felipe não se sente cômodo na equipe em que estreou em 2006, ao lado de um Schumacher em vias de se aposentar, e onde teve, por dois anos e meio, como companheiro um relapso Kimi Raikkönen. Nesse período, apesar do finlandês ter conquistado um título pela equipe, Massa era o, digamos assim, 'queridinho'. O estilo "Fuck you, I don't care" de Kimi não se encaixou no perfil de trabalho dos italianos que viam em Massa alguém com que poderiam trabalhar bem. Ele já estava lá havia certo tempo, falava italiano, brasileiros e italianos têm um jeito muito parecido de lidar com as pessoas, mais calorosos... todos esses pequenos detalhes ajudavam Felipe.
Entretanto, com a chegada de Alonso, espanhol, de sangue quente, outro povo que parece com o italiano, Massa perdeu esse posto. O bicampeão, um líder nato, encantou os italianos com seu jeito de trabalhar. Encantou e motivou, tanto que foi ele quem brigou pelo título logo em sua temporada de estréia na escuderia e com um carro que ele foi melhorando ao longo do ano. Alonso monopolizou as atenções dentro da Ferrari e Massa acbou relegado ao posto de segundo piloto. Mesmo que todos dissessem o contrário.
Chegada de Fernando Alonso desestabilizou bastante o piloto brasileiro, que não se encontrou mais na Ferrari |
E o maior sintoma de que Felipe não deverá seguir na Ferrari veio nesta semana. Em Madonna di Campiglio, local onde costumeiramente o time italiano realiza seus encontros com a midia, Stefano Domenicali, chefe da equipe, disse que, para os próximos anos, o objetivo da Ferrari é ter um piloto experiente e estabelecido e um jovem e promissor formando seu time.
“Para a Ferrari do futuro, acredito que a combinação certa deve ser um piloto bem estabelecido, com grande experiência, junto com um jovem talentoso que esteja evoluindo”
Stefano Domenicali
Todos sabemos que Fernando Alonso tem contrato com a Ferrari até 2016 e nem ele, tampouco a Ferrari abrirão mão disso. Há ainda um programa de desenvolvimento de jovens pilotos na escuderia. E algum desses jovens será aproveitado. Ou seja, ninguém na escuderia parece contar com Felipe Massa a partir de 2013
E aí mora outro problema. Saindo da Ferrari, Massa teria lugar em outra equipe grande? E a resposta é: se olharnos o grid de hoje, definitivamente, não.
Apesar de Button ter contrato só até o fim desse ano e Hamilton ter vinculo até o fim de 2012, creio que ambos estarão na McLaren em 2013, pois trabalham bem na equipe. A equipe de Woking talvez seja um lugar em que possa haver vaga, caso um dos dois queira sair. Se não quiserem, seguirão por lá.
Saindo da Ferrari, a previsão é que Massa tenha pouquissimas opções para seguir na F1, andando na frente |
Na Red Bull, Vettel é o queridinho e tem contrato até 2014 e o time também fará uma aposta em um jovem de seu programa de desenvolvimento de jovens pilotos, no caso, Daniel Ricciardo. Até mesmo a Mercedes, que tem pinta de grande, mesmo sem ter carro, não deverá ter portas abertas. Creio que Rosberg estará no time e terá a companhia de um Paul di Resta, por exemplo, ou outro jovem.Restarão os times médios e pequenos apenas, a não ser que algum deles de um salto gigantesco entre 2012 e 2013, o que é improvável.
O problema de Massa não pára em sair da Ferrari. A situação é delicada, o cenário é muito ruim, pois é difícil que ele consiga vaga em uma equipe, teoricamente, vencedora quando deixar o time de Maranello, ainda mais se continuar com esse desempenho pífio. Ele vai ter de usar esse ano e meio que lhe resta de Ferrari para mostrar muito e tentar convencer de que pode estar no primeiro escalão, em um time de ponta. Ou melhora, ou em 2013 estará cada vez mais longe das vitórias.
Fotos: GPUpdate.net
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