A hora de Grosjean

Atual líder da GP2, muito próximo de ser campeão da categoria, piloto de testes da Renault Lótus e muito bem quisto pelos chefes da equipe. Esse é Romain Grosjean, franco suiço de 25 anos que pode, em breve, voltar à F1, onde já esteve em 2009, disputando sete provas em substituição a Nelsinho Piquet na Renault.

Considerado uma grande promessa da França para o futuro no automobilismo, Grosjean conquistou vários bons resultados em categorias menores, sempre apoiado pela montadora francesa, onde fez parte do programa de jovens pilotos. Ele foi campeão, por exemplo, da F Renault Suiça 1.6, da F Renault Francesa e da F3. Resultados expressivos, ainda mais se levarmos em conta que ele disputou a taça com pilotos como Sebastien Buemi e Nico Hulkenberg, que não são sumidades, mas que estão atualmente na F1.
Neste fim de semana, na Hungria, Grosjean venceu pela quinta vez nesta temporada da GP2
Na GP2, são quatro temporadas, sendo que esta é a segunda completa, com nove vitórias (cinco em 2011), uma quarto lugar no ano de estreia, um título perdido por conta da chance que ganhou na F1 e agora, um título praticamente garantido. Não há como negar que seu currículo nas categorias formadoras é muito bom. Mas por que o nome dele ainda causa certa duvida de que ele poderia mesmo estar pilotando um F1?

Isso se deve justamente à pequena chance que teve em 2009. Das sete provas que disputou, seu melhor resultado foi um 13º lugar no Brasil. Nesta ocasião, apenas 14 carros completaram a prova. Grosjean não deixou uma boa impressão na categoria e virou motivo de piada pra muita gente, apesar das condições adversas em que chegou. A Renault não tinha um grande carro e, com a falta de testes ele teve de se adaptar ao carro durante as provas. Mesmo assim, não o perdoaram. Por melhor que seja o piloto, ele fica marcado se for mal na F1.

No caso do franco suiço, que mais parece um skatista do que um piloto, não o acho mesmo grande coisa. Posso até estar enganado, mas para mim, ele é um piloto comum. Apesar de liderar o campeonato da GP2, e com méritos, diga-se de passagem, acredito que sua experiência na categoria é algo que o diferencie de outros rivais. No entanto, não acho que ele é uma porcaria como muitos pintam. Na F1 atual, existem pilotos piores. Por isso, não acho que seja absurda sua volta. Ele tem mostrado por onde, tem feito bem o seu trabalho e merece uma nova chance. Romain parece estar mais maduro do que em 2009, quando ainda era muito cru, como vários pilotos da GP2. E isso conta muito no desempenho e na confiança do piloto.
Corrida no Brasil foi o melhor resultado de Grosjean em sua rápida passagem pela F1 em 2009
Eric Boullier, chefe de equipe da Renault Lótus já disse que, em caso de título, Grosjean voltará à F1. Isso é quase que uma tradição. O campeão da GP2 vai para a F1 no ano seguinte. Só resta saber se isso acontecerá em 2012 ou ainda neste ano. Como terceiro piloto da equipe, acho até que ele ganhe uma oportunidade na parte final da temporada. Não é segredo o descontentamento do time com o alemão Nick Heidfeld e Grosjean poderia ter sua reestréia adiantada, substituindo o tedesco.

Chegou a hora de Romain Grosjean mostrar se realmente tem condições de estar na F1.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: