E na segunda-feira

Aconteceu o que todos esperavam na GP2. Romain Grosjean sagrou-se campeão nesse fim de semana em Spa Francorchamps. O título, que deveria ter vindo em 2009, veio já na corrida principal, no sábado, com um terceiro lugar. Ficou atrás de de Jules Bianchi e do vencedor Christian Vietoris. Luiz Razia abandonou e Stefano Coletti bateu forte, fraturando duas vertebras e ficando impossibilitado de correr esse ano. Fim de temporada para o monegasco. Na segunda prova, mais curta, Grosjean foi o quarto. Luca Fillipi venceu, seguido de Bianchi e Josef Kral. Razia, novamente ficou pelo caminho.

Foi um pequeno resumo da temporada do franco-suiço. Ele esteve sempre entre os primeiros por toda a temporada. Sua regularidade foi fundamental para o título. Aliás, a GP2 é uma categoria que favorece quem é regular, já que lá existem muitos pilotos 'verdes', que cometem vários erros. Se pegarmos as listas dos campeões da categoria, veremos que a experiência conta muito. Timo Glock e Giorgio Pantano, campeões em 2007 e 2008, já tinham passagem pela F1, antes do título. Pastor Maldonado, campeão em 2010, já estava lá há várias temporadas. O mesmo acontece com Grosjean, que também já havia passado pela F1. Apenas Nico Rosberg, na primeira temporada da GP2, Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg ganharam, podemos dizer, mostrando mais talento que os outros. Ter experiência não é um fator determinante na GP2. mas ajuda.

Agora, o caminho natural de Grosjean é ir para a F1. Mas só em 2012. Ele não quer repetir o erro de assumir uma vaga com a temporada no fim. Ele está recebendo, pelo menos pelo que dizem, uma segunda chance na categoria, algo dificil de acontecer. E pegar um carro que ele não conhece, com o qual ele nunca treinou, seria arriscar perder novamente essa chance. Queimaria sua imagem. O correto é acertar com uma equipe, fazer toda a pré temporada e iniciar o campeonato do começo. Só assim é possível analisar seu real potencial. Faz bem.
Grosjean já garantiu o título da temporada na GP2. Objetivo agora é seguir para a F1, mas só em 2012
Se na GP2 já temos um campeão definido, na MotoGP, tudo se encaminha para isso o mais breve possível. Casey Stoner, mais uma vez, não deu chances para seus rivais e venceu de novo, agora em Indianapolis. Depois de perder a liderança, passou como quis por Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa, e apenas administrou até o fim. Pedrosa foi o segundo e Ben Spies, que largou mal mas fez uma baita prova de recuperação, terminou em terceiro. Lorenzo foi o quarto.

Com isso, o australiano abriu 44 pontos de vantagem para o atual campeão e encaminha, cada vez mais o título da temporada. E de forma totalmente merecida, pois tem sido mesmo o melhor piloto da temporada. É bom ver que ele também superou seus problemas extra pista, que tanto vinham lhe perturbando nas últimas temporadas.

Com mais uma vitória, Casey Stoner segue a passos largos rumo ao bicampeonato na MotoGP
Em Sonoma, Will Power deu início a uma possível recuepração no campeonato. É, o título da Indy ainda está totalmente em aberto. Dominante, o australiano venceu e comando a trinca da Penske no circuito. Helinho foi o segundo e Ryan Briscoe, o terceiro. Líder do campeonato, Dario Franchitti terminou em quarto e viu a diferença para Power cair para 26 pontos. E restam quatro provas, as próximas duas em circuitos mistos e as duas últimas em ovais. Campeonato totalmente aberto.

Entre os brasileiros, além de Helinho, Bia Figueiredo e Vitor Meira completaram a prova, em 13º e 22º lugares, respectivamente. Tony Kanaan abandonou.

Na F1, um festival de pedidos de desculpas. Lewis Hamilton, em seu twitter, reconheceu o erro no acidente com Kamui Kobayashi e pediu desculpas ao mito e a equipe. Atitude até que rara no inglês. mas não havia como não reconhecer. O erro, como o próprio disse, foi 100% dele. 
Vitória em Sonoma reabriu a disputa entre Will Power e Dario Franchitti pelo título da Indy. Faltam quatro etapas
Bruno Senna também pediu desculpas para Jaime Alguersuari, pela batida logo na primeira curva. O brasileiro, que largou em sétimo e terminou em 13º, disse que se precipitou, assumindo a culpa. Coisa de reestreante mesmo. Calculou mal e não teve como evitar o choque. Pena para o espanhol, que tinha tudo para conseguir seu melhor resultado na carreira. Já Bruno, ainda foi elogiado pelo chefe, Eric Boullier por demonstrar um desempenho sólido. Mesmo assim, Boullier afirmou que ele pode melhorar. Cada vez mais acho que Heidfeld não volta à F1...

Outro arrependido foi Timo Glock, que bateu em Paul di Resta na largada e pediu desculpas por arruinar a corrida do escocês.

Na Ferrari, os pneus foram eleitos os vilões pelo mau desempenho. Tanto os médios quanto os macios. No caso, dos médios, eles atrapalharam o ritmo de Alonso. Já Felipe creditou aos compostos macios a corrida ruim. Os italianos já devem estar mudando o foco para 2012...

Fotos: GP2series.com, MotoGP.com e IndyCar.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: