Briga aumenta no WRC


Acompanhei mas não tive tempo de postar nada nesse fim de semana sobre o WRC e sua etapa australiana. E que etapa. O inesperado resultado final do evento, trouxe um novo cenário de disputa pelo título, nos três ralis restantes deste ano.


A vitória ficou com Mikko Hirvonen, certamente o piloto mais beneficiado da etapa. De terceiro, o finlandês pulou para segundo no mundial, descontando de uma só vez 21 pontos em relação a Sebastien Loeb. E olha que ele poderia ter descontado 27, caso o francês, que ainda lidera o mundial, não tivesse vencido o Power Stage e conquistado os três pontos de bonificação.

Sem os dois carros de fábrica da Citroen em seu caminho, a Ford dominou, especialmente com Jari-Matti Latvala, que liderou boa parte do evento. Porém, veio a ordem de equipe e Latvala teve de abrir passagem para Hirvonen, o que é até normal. O atual vice campeão do WRC não tem mais chances de título. Aliás, tem mas são mais imporváveis do que se ganhar na Mega Sena. Por isso não houve nenhum tipo de entrevero. Já no final do segundo dia, Latvala disse que sabia que esse era o melhor para a equipe.
Mikko Hirvonen venceu na Austrália e voltou para a briga pelo título do campeonato
"Eu adoro vencer mas eu sei como isso é importante para a equipe. Se nós temos uma chance e há uma diferença suficiente para Petter, eu sei que podemos executar táticas em prol do time. Entendo muito bem a situação"

Jari-Matti Latvala

No final, todos na Ford ficaram satisfeitos. A equipe com a dobradinha, Hirvonen com a vitória e o segundo lugar no mundial, e até Latvala, que terá como cobrar ajuda parecida no futuro, caso precise.

Pelos lados da Citroen, a vitória que parecia certa, acabou se transformando em dor de cabeça. Logo na SS4, Loeb erra e capota seu DS3. Na SS6, é a vez de Ogier errar e perder muito tempo. O resultado foi os dois carros da equipe fora da zona de pontos durante grande parte do rali. No final, Loeb, além de salvar um pontinho com o décimo lugar, pelo menos venceu a Power Stage, ganhando a bonificação. Ogier ficou em 11º e foi o grande derrotado do fim de semana. Perdeu a chance de encostar ainda mais no companheiro e pior, terá um rali a menos para fazê-lo. Pode ser que o sonho do título tenha acabado para o jovem francês.
Restando três ralis para o fim do campeonato, o cenário que temos é de uma Ford mais viva e confiante do que nunca, apesar da Citroen ainda estar com a vantagem e de que os três próximos ralis, todos a serem realizados no asfalto, favoreçam Loeb, especialista nestas condições. Os franceses não são imbatíveis e tampouco infalíveis. Assim como a Ford.

Será interessante saber também se a equipe francesa seguirá apoiando Ogier ou se concentrará todos os esforços para garantir o octa de Loeb. Na Ford, Hirvonen é a única esperança e com certeza terá a ajuda do companheiro.

O campeonato ainda está aberto...

Foto: Rally Australia.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: