Tudo levava a crer que Sebastien Loeb começaria a decidir o título do WRC a seu favor a partir desta sexta-feira. Correndo em casa, na França, onde venceu as últimas cinco edições desta etapa e andando na superfície quem mais gosta, o asfalto, o líder do campeonato tinha tudo para alcançar mais um triunfo, que seria 67º de sua carreira, e se pôr a caminho do octacampeonato.
E Loeb até começou bem, liderando as duas primeiras especiais do rali. Tudo normal, tudo sob controle. Até a SS3. Com um problema no motor, o heptacampeão mundial viu a chance de vencer mais uma vez em casa e se distanciar dos rivais na briga pelo título ir para o beleléu. O francês abandonou o rali.
Portas abertas para que Mikko Hirvonen, então, promovesse uma virada no campeonato. Na teoria sim. se vencesse o rali, o finlandês ganharia 25 pontos, revertendo a desvantagem de 15 pontos que tem atualmente, para 10 pontos de vantagem, isso se ele não estiver entre os três mais rápidos do Power Stage, que dá pontos de bonificação. Hirvonen poderia sair da terra de Loeb com 13 pontos de frente para o rival. Mas também na SS3 ele errou, perdendo quase um minuto para o líder, terminando o dia com 1min20 de desvantagem para o ponteiro, em uma mera sexta posição.
E assim, a chance de voltar à briga caiu no colo de Sebastien Ogier, que não terminou o dia na frente, é verdade, mas que está muito próximo do líder. Logo o piloto do carro número 2, que vinha sendo tratado como tal e que especulações diziam que não ficaria na Citroën. Ogier, que também corre em casa, pode sair da França com um ponto a menos que Loeb.
Surpresa do dia, Dani Sordo conseguiu levar a Mini até a primeira posição no Rali da França |
Ainda é muito cedo pra dizer algo do tipo, mas ele é sim o favorito à vitória. A Citroën tem o melhor carro e Ogier é muito bom piloto. Foi superado nas duas últimas especiais, mas pode ter sido por tática, ou por poupar equipamento. O problema de Loeb deve ter assutado muita gente na equipe. Além disso, ele não está imune a erros também. No rali da Austrália, ele teve um chance parecida e errou. Poderia estar em uma melhor situação no mundial hoje.
Bem e se a liderança não ficou com Loeb, Hirvonen ou Ogier, então ficou com quem? Aí vem uma surpresa. Dani Sordo, com a Mini, fechou esse primeiro dia na frente. Uma mostra de que o trabalho da equipe tem sido muito bem conduzido e que poderá dar bons resultados em 2012. Além do que, Sordo merece, pois é um bom piloto. Entre a Mini de Sordo e o Citroën de Ogier, ficou o Citroën particular de Petter Solberg, que também pode surpreender. E estou torcendo por isso. Ainda falando em Mini, Daniel Oliveira fechou o dia em 22º.
Finalizando, quem se deu muito mal no rali foi Kimi Raikkönen. Parece que o finlandês está com a cabeça muito longe do WRC, tanto que provocou um acidente ridículo, que ele mesmo o classificou como estúpido. E o pior é que o próprio optou por não voltar, mesmo tendo a possibilidade. Começo a achar que ele realmente está tentando cavar uma volta à F1...
Foto: E-WRC.cz
0 comentários:
Postar um comentário