A maré de sorte de Casey Stoner, pelo menos em se tratando de treinos classificatórios, anda muito boa. Nem adversários, tampouco acidentes são capazes de atrapalhar o australiano, líder do campeonato mundial. Hoje, em Aragón, Espanha, não foi diferente.
Em 14 classificações realizadas no ano até aqui, o piloto da Honda marcou a pole em nove oportunidades. Um domínio absoluto que reflete também nos números deste campeonato. Com sete vitórias no mundial, Stoner venceu quatro corridas das oito que largou na pole. Uma boa marca, mostrando que é importante largar na frente e determinadas ocasiões. Quem mais se aproxima dele em poles são Marco Simoncelli e Jorge Lorenzo, com apenas duas.
Hoje, mais um show do australiano. Dominante durante toda a sessão, ele chegou a sofrer um acidente na curva sete, quando já liderava com boa margem. Mas isso não era suficiente. Ele ainda voltou para os boxes, pegou a moto reserva, e baixou ainda mais seu tempo. Um desempenho formidável que lhe deu quase três décimos de vantagem sob seu companheiro, Dani Pedrosa, que confirmou o domínio e favoritismo da Honda em solo espanhol.
Nem adversários, nem acidente impediram Casey Stoner de conquistar sua nona pole nesta temporada |
Nas duas posições seguintes, vieram as Yamaha de Ben Spies e Jorge Lorenzo, que não parecem ter um bom ritmo ainda. Ontem, muita gente foi atrapalhada pelo cancelamento da segunda sessão de treinos livres por conta da falta de energia elétrica no circuito. Isso pode explicar a performance tão abaixo da expectativa, meio segundo mais lenta, pelo menos, do que as duas Honda.
Por falar em Honda, Andrea Dovizioso e Marco Simoncelli completaram o grupo dos seis primeiros, já comum nas etapas. Poucas vezes outros pilotos se intrometem entre eles. O último foi Colin Edwards, em Indianapolis.
Quanto a Ducati, Nicky Hayden conseguiu um bom sétimo lugar enquanto Valentino Rossi larga apenas em 13º. O italiano foi um dos que mais reclamaram do cancelamento da pratica de ontem, que parece ter lhe prejudicado bastante.
Para a corrida, espera-se um pouco mais de resistência da Yamaha. Mas pelo ritmo apresentado até aqui, não há como negar que a Honda seja a grande favorita. Stoner pode voltar a ampliar sua vantagem no campeonato. Isso tem tudo para acontecer.
Atualizado às 14h32 - O italiano Valentino Rossi largará dos boxes para a etapa de amanhã em Aragón. O Doutor utilizará seu sétimo motor na prova, excedendo assim o limite de seis motores por piloto. Por isso, será punido, tendo de largar dos pits.
Atualizado às 14h32 - O italiano Valentino Rossi largará dos boxes para a etapa de amanhã em Aragón. O Doutor utilizará seu sétimo motor na prova, excedendo assim o limite de seis motores por piloto. Por isso, será punido, tendo de largar dos pits.
Grid de largada para o GP de Aragón
1º. Casey Stoner (AUS/Honda), 1min49s073 ( 20 voltas )
2º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 0s296 ( 22 )
3º. Ben Spies (EUA/Yamaha), a 0s704 ( 24 )
4º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 0s819 ( 21 )
5º. Andrea Dovizioso (ITA/Honda), a 0s921 ( 26 )
6º. Marco Simoncelli (ITA/Gresini Honda), a 1s077 ( 24 )
7º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 1s301 ( 24 )
8º. Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati), a 1s326 ( 26 )
9º. Hiroshi Aoyama (JAP/Gresini Honda), a 1s362 ( 24 )
10º. Randy de Puniet (FRA/Pramac Ducati), a 1s375 ( 26 )
11º. Alvaro Bautista (ESP/Suzuki), a 1s432 ( 26 )
12º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 1s442 ( 25 )
13º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 1s509 ( 22 )
14º. Hector Barbera (ESP/Aspar Ducati), a 1s525 ( 25 )
15º. Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha), a 1s654 ( 22 )
16º. Loris Capirossi (ITA/Pramac Ducati), a 2s301 ( 23 )
17º. Toni Elias (ESP/LCR Honda), a 2s622 ( 26 )
0 comentários:
Postar um comentário