Vem título amanhã?


A pole para o GP de Cingapura, vocês já sabem (ou pelo menos imaginam) com quem ficou. Sebastian Vettel segue a passos largos para entrar no hall dos maiores campeões da história da F1. Com mais essa pole, ele se iguala a Mika Hakkinen como sétimo piloto que mais vezes largou na ponta. Está há três poles de se igualar a Juan Manuel Fangio, número que pode ser superado ainda este ano (alguém dúvida?). E aí, teria Nigel Mansell, Alain Prost, Jim Clark, Ayrton Senna e Michael Schumacher a sua frente. Tudo isso com apenas quatro temporadas completas. Não há como negar que ele já é um dos melhores do atual grid e dos últimos tempos.

A pole de Vettel, sua 11ª nesse ano, deixa aberta também uma possibilidade maior de ele pegar o 'vale taça de campeão mundial' já amanhã. Isso porque ele já é o campeão da temporada. Só sendo muito otimista (ou pessimista) para achar que há alguma possibilidade do alemão não ser bicampeão. Garantir, matematicamente, a taça, é uma mera formalidade. E para isso acontecer amanhã, com cinco provas de antecedência e 125 pontos em jogo, será necessário que ele vença, que Fernando Alonso termine, pelo menos, em quarto, e que Jenson Button e Mark Webber fiquem em terceiro ou abaixo. Combinação que não é impossível de acontecer.

O treino de hoje lembrou aqueles da primeira metade do campeonato, com Vettel fazendo o melhor tempo da maneira que bem entendesse. Não deu a menor chance sequer para seu companheiro, Mark Webber, que com o mesmo carro e depois de ter liderado o terceiro treino livre, ficou a três décimo e meio atrás do companheiro, na segunda posição.

Logo atrás, vieram as McLarens de Button, terceiro, e Hamilton, quarto. O campeão mundial de 2008, no entanto, fez apenas uma tentativa e poderia ter, pelo menos, fechado a classificação na segunda posição, lugar que ocupava ao fim da primeira rodada do Q3. Na terceira, fila, as Ferraris de Alonso e Massa. O espanhol até que conseguiu imprimir um bom ritmo, ficando próximo das McLarens. Já o brasileiro, ficou a um segundo do companheiro. A quarta fila terá os carros da Mercedes, com Rosberg e Schumacher, enquanto a quinta fila vê os dois carros da Force India, com Sutil e di Resta. Grid que divide bem as forças neste momento.
Combinação de resultados pode garantir, matematicamente, o título para Sebastian Vettel na prova de amanhã
No meio do pelotão, a Sauber parece ser a equipe com mais possibilidades de surpreender. Sergio Perez quase chegou ao Q3 e Kamui Kobayashi vinha bem, até encontrar o muro. Por isso sai em 17º. A Williams também parece fazer um bom papel, principalmente com Barrichello, assim como a Toro Rosso, que mostrou bom desempenho nas últimas provas. Apenas a Renault Lótus tem muitas dificuldades. O time teve de abandonar os upgrades para essa etapa, por problemas de super aquecimento do carro, e ficou lá atrás, com Petrov, inclusive, sendo eliminado no Q1. Bruno Senna sai em 15º. 

No fundo do pelotão, o maior destaque é que Daniel Ricciardo voltou a mostrar um desempenho melhor do que o de Vitantonio Liuzzi. O italiano, inclusive, deveria receber uma punição com a perda de cinco posições, pela barbeiragem que fez em Monza. Mas como fecha o grid, não faria diferença alguma.

A perspectiva para amanhã é de que Vettel siga dominando e de que vença sem maiores dificuldades. Largar em primeiro em um circuito de rua, onde os pontos de ultrapassagem são escassos, é uma vantagem importante. E com o carro que tem, essa missão fica ainda mais fácil. Resta saber se o veremos comemorar o título. Não duvido. 

Grid de largada para o GP de Cingapura

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min44s381 (12)
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s351 (14)
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s423 (14)
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s428 (12)
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s493 (13)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s419 (14)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s632 (11)
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo (11)
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), sem tempo (14)
10º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), sem tempo (14)

11º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s685 (13)
12º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 3s151 (14)
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 3s339 (16)
14º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 3s703 (11)
15º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 3s731 (13)
16º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 4s931 (10)
17º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), sem tempo (8)

18º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 3s438 (8)
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 4s551 (6)
20º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 4s615 (6)
21º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s757 (7)
22º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s966 (6)
23º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 6s007 (6)
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 6s413 (6)

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: