Exercício de futurologia (Parte I)


Neste domingo, chegaram ao fim os testes coletivos da F1, em Barcelona. Depois de uma sessão em Jerez de la Frontera e duas em Barcelona, todas com quatro dias de ensaios, nos resta a espera de duas semanas para o início da temporada.  Carros na pista agora, somente na sexta-feira do dia 16, quando acontecem os primeiros treinos livres para o GP da Austrália. 

E conclusões sobre pelo que cada equipe lutará, só a partir disso também. Mas nada nos impede de fazer um rápido exercício de futurologia. Portanto, entre hoje e quarta-feira, postarei aqui rápidos comentários sobre o que cada equipe, e seus respectivos pilotos, poderão fazer nessa temporada, na base, é claro, do achometro. Serão quatro equipes e oito pilotos por dia. Comecemos com Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes, que devem disputar as posições de cima no grid.

Red Bull

Certamente é a equipe favorita e o time a ser batido não só no início, mas durante toda temporada. Os rubro taurinos andaram bem e acumularam uma boa quilometragem nas praticas. Vivem um grande momento, depois de dois títulos mundiais e um vice em três anos e, além disso, Adrian Newey é o projetista do RB8. Quer mais? Todos esses fatores acabam por contribuir com o atual estágio em que a equipe se encontra, cheia de confiança. Isso faz com que o trabalho flua melhor. Tricampeonato à vista? É bem possível, pelos investimentos e pela organização do time, para não dizer provável.
Sebastian Vettel - Atual campeão, queridinho de muita gente e já considerado, por muitos, o melhor piloto do grid, o jovem alemão parece tranquilo, sereno com as chances de conquistar o tri nessa temporada. Ele encara cada vez melhor, cada vez de forma mais madura, a pressão por resultados. Isso é facilitado por ele fazer parte de uma equipe bem estruturada. Assim como da Red Bull, muito se espera dele. E ele tem uma boa chance nas mãos para seguir dominante.

Mark Webber - O ano de 2012 pode ser a última oportunidade para Mark Webber vencer na F1. Boatos sobre sua substituição correm soltos desde que ele liderava o campeonato de 2010, vencido por Vettel. E as especulações aumentaram depois de um fraquíssimo 2011. Renovado até o fim deste ano, o australiano terá de se virar para mostrar resultados. E em uma equipe que tem Vettel como protagonista máximo, não será nada fácil. Não acredito que ele consiga muita coisa. 

McLaren

Promete ser a grande rival da Red Bull no início da temporada. Sem optar pelo degrau no bico, o time de Woking passou por alguns momentos de instabilidade, com Hamilton criticando o MP4/27 e depois de otimismo, com os dois pilotos elogiando o carro e mostrando confiança no modelo. Não dá pra saber no que acreditar. Mas uma coisa é certa: a McLaren parece ser a única equipe capaz de assustar os atuais campeões. E dependendo do desenvolvimento ao longo do ano, pode incomodar bastante a RBR.
Jenson Button -  Discreto, o atual vice campeão da categoria passou a ser a grande esperança do time. A McLaren parece ter encontrado na maturidade de Jenson o antidoto para a irregularidade de Lewis. É uma aposta mais segura, no momento. Mas Button não deverá ter vida fácil, afinal, a McLaren tem a dupla mais equilibrada do grid e qualquer descuido com Hamilton pode ser fatal. Sem contar que o MP4/27 tem de colaborar para que ele também possa desafiar a Red Bull...

Lewis Hamilton - Cabeça no lugar. É isso que Hamilton precisa ter para andar bem nesse ano. Depois de uma temporada extremamente conturbada em 2011, o campeão de 2008 quer ser mais constante, mais regular em 2012 e assim, alcançar melhores resultados. Talento, todos sabemos que ele tem. Mas precisa juntar esses dois elementos. Se estiver 100% focado, tem boas chances de superar seu companheiro, primordial quando se tem um dupla equivalente. Porém, Button não é bobo e irá lhe pressionar. Quanto as chances no campeonato, se tiver um carro a altura, é um concorrente e tanto para a Red Bull. Resta saber se isso vai acontecer.

Ferrari

Em Maranelo, a fase não é das melhores. Os resultados modestos dos testes coletivos têm causado certa apreensão na Ferrari, tanto que Pat Fry, diretor técnico da escuderia, já está descartando que a equipe lute pelo pódio na prova inaugural da temporada. Os italianos, desde a saída de Jean Todt, estão mais perdidos do que cego em tiroteio e a cada temporada que passa, Stefano Domenicali mostra que não tem cacife para comandar o time. Luca di Montezemolo tem de fazer algo. E logo. 
Fernando Alonso - Para mim, o espanhol segue sendo o grande piloto da F1. No ano passado conseguiu resultados bastante expressivos - com uma vitória, inclusive -, guiando um carro inferior ao de Red Bull e McLaren. Tirou leite de pedra. E pelo menos para esse início de temporada, a perspectiva é que Alonso siga nessa toada, tendo de corrigir no braço os defeitos do carro. Uma pena. Tanto Ferrari quanto Alonso tem história e potencial para muito mais do que isso.

Felipe Massa - Duas temporadas medíocres mudaram, e muito, o status de Felipe Massa na Ferrari. De queridinho do time e passou a ser o patinho feio. Alonso chegou em Maranelo e logo dominou as atenções da equipe. Meio que preterido, Massa se encontra em uma situação semelhante a de Webber. Envolvido em várias especulações para deixar a Ferrari, ele tem de mostrar serviço, mas parece não saber como e nem por onde começar. Parece que esse será mais um ano difícil para o Felipe...

Mercedes

Os alemães vão para sua terceira temporada, ainda sonhando.alto, em se juntar ao 'trio de ferro'. Mas não será tão fácil assim. O time acabou atrasando o lançamento de seu carro e só estreou o W03 na segunda sessão de testes. Com isso, as flechas de prata optaram por programas que dessem mais quilometragem a seus carros. Creio que seguirão como a quarta força, tendo de tomar cuidado com as equipes que estão crescendo. Mas acho que eles deram um passo para se aproximar da Ferrari também...
Michael Schumacher - O heptacampeão da categoria vai para sua terceira temporada desde sua volta. E continua sendo uma incógnita. Em 2011, ele teve uma melhora notória em relação ao que mostrou em 2010. E espera-se que, pelo menos, essa evolução continue. Quem sabe ele não seja premiado com um pódio no ano?

Nico Rosberg - Assim como Schumi, Nico também vai para sua terceira temporada na Mercedes, a fim de dar voos mais altos. Ainda atrás de sua primeira vitória, o jovem alemão, filho de Keke Rosberg, quer andar entre os primeiros. Porém, a Mercedes, neste primeiro momento, não parece ter carro suficiente para isso. Talvez, se a equipe conseguir um bom desenvolvimento ele consiga tal feito?

Fotos: GPUpdate.net
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1 comentários:

André Candreva disse...

Diego,

parabéns pelo blog... excelente...

vou seguir...

e aproveite para visitar meu blog > POR DENTRO DOS BOXES - http://pordentrodosboxes.blogspot.com/

abs...