Lorenzo começa temporada com pole no Qatar


Em Losail, a temporada 2012 da MotoGP começou com Jorge Lorenzo na frente. O espanhol campeão de 2010 desbancou o atual detentor do título, Casey Stoner, e marcou a pole position - e com sobras - para a etapa de abertura do campeonato.

Mais rápido do último treino livre, realizado ontem, Lorenzo deu mostras de que sua confiança no novo modelo da Yamaha não era apenas da boca pra fora. A equipe japonesa parece mesmo ter fabricado uma moto capaz de rivalizar com a Honda, que dominou a temporada passada. E a prova veio hoje, com o primeiro lugar do espanhol. Além disso, nas seis primeiras posições largam quatro motos da Yamaha.

A única moto da Honda no Top 6 é exatamente a de Casey Stoner, na segunda posição. O australiano, apontado como grande favorito ao título, acabou não sendo páreo para Lorenzo. E ele teme não ter uma moto rápida o suficiente para batalhar pela vitória. Ainda não se pode descartá-lo de uma briga, é bom lembrar que o piloto da moto número 1 sempre anda bem no circuito de Losail. Porém, o sábado não foi muito animador. Nem para Stoner, nem para Dani Pedrosa, que sai apenas em sétimo.
Fechando a primeira fila, aparece a moto de Cal Crutchlow, a Tech 3, grande surpresa do dia. O britânico tem uma moto acertada, tendo ficado a pouco menos de quatro décimos do tempo de Lorenzo. Poderá dar trabalho. Ben Spies ficou com a quarta posição, mesmo tendo caído nos momentos finais do treino. A outra moto da Yamaha é a Tech 3 de Andrea Dovizioso, em sexto.

A quinta posição acabou nas mãos de Nicky Hayden, com a Ducati. Um pequeno alento para o time italiano. Pequeno, porque o norte-americano ficou a mais de um segundo do pole. Em contrapartida, Hayden foi mais de um segundo mais rápido também do que seu companheiro, Valentino Rossi, 12º no grid e último entre as motos de fábrica. Um péssimo início de temporada do doutor.

Entre as motos CRT, Colin Edwards fez o melhor tempo e larga em 13º, a mais de três segundos do tempo registrado por Lorenzo.

O espanhol é favorito para vencer amanhã.

Grid de largada


1º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), 1min54s634
2º. Casey Stoner (AUS/Honda), a 0s221
3º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 0s388
4º. Ben Spies (EUA/Yamaha), a 0s878
5º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 1s003
6º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), a 1s224
7º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 1s271
8º. Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), a 1s349
9º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), a 1s429
10º. Karel Abraham (TCH/Cardion AB Ducati), a 1s564
11º. Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), a 1s887
12º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 2s179
13º. Colin Edwards (EUA/Forward Suter), a 3s010
14º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART), a 3s632
15º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART), a 3s886
16º. Yonny Hernández (COL/Avintia FTR), a 4s161
17º. Michele Pirro (ITA/Gresini FTR), a 4s451
18º. Mattia Pasini (ITA/Speed Master ART), a 4s561
19º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda), a 5s030
20º. Iván Silva (ESP/Avintia FTR), a 5s859
21º. James Ellison (ING/Paul Bird ART), a 6s123

Moto 2 e Moto 3


Na Moto 2, o suíço Thomas Luthi seguiu mostrando o bom desempenho do fim de semana e marcou a pole position para a primeira corrida do ano na categoria. Luthi teve apenas 0s072 de vantagem para o segundo colocado, o espanhol Marc Marquez. O rápido Andrea Ianone larga na terceira posição. Pol Espargaró e Mike di Meglio fecham o top 5. Está aí uma categoria que deverá ter boas brigas.

Pela Moto 3, Sandro Cortese marcou a primeira pole da categoria. O piloto alemão teve uma boa batalha com Maverick Viñales, superando o rival por apenas 0s016. E ambos deverão protagonizar uma apertada disputa na corrida de amanhã. Louis Rossi, Luis Salom e Niklas Ajo completaram o top 5 da nova categoria.

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: