Como esperado, Hirvonen vence em Portugal


E não houve surpresas nesse domingo em Portugal. Mikko Hirvonen confirmou a vitória no quarto rali da temporada do WRC. Sua primeira nesse ano. E a primeira como piloto da Citroen. De quebra, o finlandês assumiu a liderança do campeonato mundial, beneficiado pelo abandono do ex-líder, Sebastien Loeb. Não que isso signifique algo de imediato. Mas pode ter efeitos no futuro.

Como era previsto, Hirvonen não se arriscou hoje. Aliás, o finlandês ganhou o rali exatamente por ter sido cauteloso, especialmente na sexta-feira, quando conseguiu escapar dos problemas gerados pelo mau tempo, garantindo-se na ponta do evento. Uma vez líder e sem ser pressionado pelos principais rivais, Hirvonen apenas administrou sua grande vantagem para quem vinha atrás. E fez isso muito bem.

Com a vitória de hoje, Hirvonen ganha confiança também para o resto do campeonato. Não foi um triunfo no qual ele superou Loeb, já que o francês abandonou ainda no primeiro dia, mas é uma vitória para ser muito comemorada, pois lhe dá mais tranquilidade. Sabemos que o finlandês é o segundo piloto. Porém, mostrar serviço quando a principal estrela da equipe não consegue é extremamente importante, para ele e para o time, que sabe que tem alguém com quem pode contar.
A segunda posição ficou com o norueguês Mads Ostberg, a quase dois minutos de Hirvonen. Porém, quem se importa com isso? É mais um pódio para a carreira desse bom piloto. Em condições normais de prova, Ostberg deveria brigar pelo quinto, sexto lugares. Mas também foi beneficiado pelos abandonos dos favoritos. E soube capitalizar. Isso foi o mais importante. Do que adiantaria ser beneficiado dessa forma e não saber usufruir disso? O norueguês soube e foi recompensado. Assim como Hirvonen, administrou bem o segundo posto e conquistou um importante resultado.

Importante resultado também conquistou o russo Evgeny Novikov. Terceiro colocado, Novikov subiu ao pódio pela primeira vez no WRC. Resultado que pode lhe dar confiança para as próximas etapas, mas que foi bastante ameaçado por Petter Solberg, o quarto. Campeão de 2003, o piloto da Ford teve mais um dia alucinante, vencendo duas especiais e alcançando o quarto posto. Talvez, se tivesse mais uma especial, Solberg alcançaria o pódio, tamanha era sua velocidade. Se ontem ele terminou com mais de seis minutos de desvantagem para Hirvonen, ao final do rali Solberg tinha pouco menos de quatro minutos atrás do líder. E ficou a apenas 22s de Novikov. Foi um grande resultado para ele, depois de tudo o que passou na sexta.

Já seu companheiro, o finlandês Jari-Matti Latvala, não conseguiu chegar à zona de pontos. Mesmo vencendo três especiais hoje, Latvala não passou do 14º lugar. Ontem, ele perdeu 12 minutos com problemas na bomba de combustível, sem falar no acidente da sexta. Caso não tivesse o problema de ontem, pelo menos, Latvala teria alcançado a quinta posição, o que já seria um grande lucro. Pelo menos o finlandês conseguiu dois pontos pelo segundo lugar no Power Stage.
A boa disputa do dia ficou mesmo pela quinta posição, entre Nasser al-Attiyah e Martin Prokop. E a vantagem ficou com o piloto do Qatar, que teve de superar um furo no pneu para segurar a quinta posição por apenas quatro segundos de diferença. Outro bom destaque foi o francês Sebastien Ogier, que garantiu o oitavo lugar, mesmo com um VW Skoda S2000. Ogier é muito bom piloto e dará muito trabalho com o time da Volkswagem oficial.

Apesar dos esforços, Dani Sordo foi outro que não conseguiu pontuar. Depois de um primeiro dia calamitoso e de uma grande recuperação nos dias seguintes, o espanhol fechou o rali na 12ª posição. No entanto, Sordo não saiu de mãos abanando de Portugal. Ele venceu o Power Stage e ganhou três pontos a mais. Logo atrás de Sordo veio o brasileiro Daniel Oliveira, com seu Subaru. O 13º lugar é seu melhor resultado no WRC.

A quinta etapa do WRC acontecerá no fim do mês, entre os dias 27 e 29 de abril, aqui pertinho, na Argentina.

Classificação final do Rali de Portugal

1º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), 4h19min24s3
2º. Mads Ostberg (NOR/Adapta Ford), a 1min51s8
3º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 3min25s0
4º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 3min47s4
5º. Nasser al-Attiyah (QAT/Qatar Citroen), a 7min57s6
6º. Martin Prokop (TCH/República Tcheca Ford), a 8min01s0
7º. Dennis Kuipers (HOL/M-Sport Ford), a 8min39s1
8º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen Skoda), a 9min00s8
9º. Thierry Neuville (BEL/Citroen Junior), a 10min29s7
10º. Jari Ketomaa (FIN/Autotek Ford), a 11min44s6  

Fotos: RallydePortugal.pt
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: