Não consegui postar os pitacos sobre o treino antes. O sono não deixou. Mas ainda assim, mesmo depois de algumas horas da classificação para o GP da China de F1, permaneço um tanto quanto espantado com os resultados. A começar pela primeira fila. Sim, sabíamos que era possível a Mercedes largar na frente, não era nenhum absurdo. Tanto que Nico Rosberg o fez, pela primeira vez na carreira. Mas o espanto é com outra coisa.
Nico dominou totalmente o Q3. Não deu chances aos adversários com uma volta impecável, mais de meio segundo mais rápida que a de Lewis Hamilton, segundo colocado e que vinha muito bem nos treinos livres. Além disso, Hamilton precisava do primeiro tempo para diminuir o prejuízo por trocar a caixa de câmbio. Perderia cinco posições no grid. Mas Rosberg, absoluto, não deixou e pôs sua flecha de prata na posição de honra, o que não acontecia desde 1995, com Juan Manuel Fangio, no GP da Itália.
E para melhorar a situação, Michael Schumacher foi o terceiro na tabela de tempos. E com a punição a Hamilton, herdou a segunda posição. Ou seja, a Mercedes terá seus dois carros saindo da primeira para o GP deste domingo. Um feito para a equipe que tem tido muitas dificuldades em corridas. Os alemães são favoritos para amanhã? Não é possível afirmar. Primeiro porque não sabemos se eles conseguiram resolver os problemas que vinham tendo com desgaste de pneus. E segundo porque não sabemos se irá ou não chover, o que equilibraria as condições. Saberemos apenas amanhã.
Contudo, os resultados surpreendentes não pararam por aí. A terceira posição ficou com Kamui Kobayashi. Sim, com Kamui Kobayashi, da Sauber. O time suíço está com cara de quem vai aprontar de novo. O japonês, que tem andado bem durante todo o fim de semana e a prova disso foi essa classificação espetacular. A Sauber colocou seus dois carros no Q3. Perez sai em oitavo. Se a Mercedes não tiver solucionado seus problemas de corrida e se chover a Sauber poderá surpreender. Ao lado de Kobayashi, larga Kimi Raikkönen, outro que fez um grande trabalho. Kimi não perdeu a mão e a Lotus tem um bom carro. Isso pode fazer com que o finlandês seja outra grande surpresa na corrida já que é acostumado a andar na frente.
McLaren e Red Bull dividem a terceira fila com Button e Webber. Acabaram decepcionando na classificação, mas na corrida tudo pode mudar, já que são as duas melhores equipes nesse quesito. Contudo, terão de fazer uma prova mais agressiva, o que também espero de Hamilton, que sai logo atrás dos dois. Ou seja, as brigas nessa parte do grid serão mais intensas. Alonso, que tirou outro coelho da cartola com esse carro ruim da Ferrari, e Grosjean fecham o top 10.
Vocês devem estar se perguntando, cadê o Vettel? Pois é, o bicampeão está tendo uma vida difícil. Foi a grande decepção do dia, sem conseguir passar pelo Q2, e dividirá a sexta fila com Felipe Massa. Pro alemão, resultado frustrante, pois sai outra vez atrás de seu companheiro e terá de remar muito para conseguir uma posição honrosa. Para o brasileiro não foi tão ruim assim, em vista o carro que tem nas mãos.
A Williams ocupa a sétima fila, com Maldonado mais uma vez a frente de Bruno Senna. Vamos ver se na corrida a equipe de Grove repete os bons desempenhos mostrados na Austrália e na Malásia. A Force India, por sua vez, decepcionou. A oitava fila com seus dois carros é menos do que se imaginava e do que eles poderiam fazer. Faz parte. A Toro Rosso vem com seus dois carros em seguida. No fundão, seguem as nanicas.
A prova de amanhã promete ser bastante interessante. Como estará a forma das Mercedes? Como se comportará Kobayashi? Poderá Kimi capitalizar alguma coisa? E as McLarens e Red Bulls vindo de trás? Acredito que veremos uma prova legal em Xangai.
Grid de largada – GP
da China
1º. Nico Rosberg
(ALE/Mercedes), 1min35s121
2º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min35s691
3º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min35s784
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min35s898
5º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s191
6º. Mark Webber (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s290
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min35s626 (*)
8º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min36s524
9º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min36s622
10º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), sem tempo
2º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min35s691
3º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min35s784
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min35s898
5º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s191
6º. Mark Webber (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s290
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min35s626 (*)
8º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min36s524
9º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min36s622
10º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), sem tempo
11º. Sebastian
Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s031
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min36s255
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min36s283
14º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min36s289
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min36s317
16º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min36s745
17º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s956
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min36s255
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min36s283
14º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min36s289
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min36s317
16º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min36s745
17º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s956
18º. Jean-Éric
Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s714
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min38s463
20º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min38s677
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min39s282
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min39s717
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min40s411
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min41s000
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min38s463
20º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min38s677
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min39s282
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min39s717
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min40s411
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min41s000
(*) Perdeu cinco
posições por troca de câmbio
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário