Hamilton: no caminho do amadurecimento


Três terceiros lugares em três etapas e liderança assegurada no mundial de pilotos da F1. Esse é Lewis Hamilton em sua versão 2012. O campeão de 2008 tem demonstrado mais consistência, mais equilíbrio, mais foco na disputa desse ano. É, sem dúvidas, ao menos nesse início de temporada, um piloto diferente daquele de 2011, quando foi alvo de muitas criticas por aparentar estar mais preocupado com sua vida fora das pistas. E essa nova mentalidade pode ser a chave para que ele conquiste o bicampeonato ao fim deste ano.

Sempre fui fã de Lewis Hamilton, desde sua estreia na categoria. Da mesma forma com a qual sempre o achei (e ele nunca provou o contrário) mentalmente instável. Em 2007, tinha um título nas mãos e o perdeu. O mesmo só não aconteceu no ano seguinte porque a Ferrari errou mais do que ele. Em 2009, teve um ano com um carro ruim. Em 2010, liderava o campeonato, mas dois acidentes (em Monza e em Cingapura) lhe tiraram qualquer chance de disputar a taça. E no ano passado, veio o ápice de sua instabilidade, com uma temporada abaixo do esperado.

Para 2012, no entanto, a postura parece ter mudado. E o próprio Hamilton admite esse fato. Não faz muito tempo, na semana anterior ao GP da China para ser mais exato, li uma matéria no site da revista inglesa 'Autosport', em que Hamilton destacava exatamente o aprendizado que teve em 2011 sobre o valor de ser consistente. Essa declaração me soou interessante, exatamente porque mostra um Hamilton seguindo por um caminho de maior amadurecimento como piloto, algo que tem sido cobrado dele há muito tempo, até mesmo na temporada em que levou o título.

"Eu também acho que a última temporada me ensinou o valor da consistência. De nada vale alcançar um grande resultado se você não consegue encaixar outro desempenho forte na semana seguinte. Então, talvez, eu esteja apenas levando as coisas de uma forma mais suave. Até porque, em 2007, eu não venci nenhuma prova até a sexta etapa e fiquei na luta pelo título durante todo o ano"

Lewis Hamilton

O novo comportamento do piloto inglês também tem sido elogiado pelo chefe, Martin Whitmarsh, que disse ver em Hamilton um homem mais maduro e sedento para repetir o feito de 2008.

"Ele amadureceu, percebeu que é preciso ter paciência e está muito faminto para vencer. Ele está na liderança do campeonato, apresentando uma forma considerável. Ele conquistou aquilo"

Martin Whitmarsh

A mentalidade renovada de Lewis tem dado frutos nesse início de temporada. É possível ver um maior conservadorismo em sua pilotagem, mesmo que ele não tenha perdido a agressividade costumeira. Ele parece ter aprendido a dosar melhor esses dois pontos. Não perdeu a velocidade, mas já não se arrisca tanto e de forma desnecessária, pensando primeiro em pontuar regularmente. Não está satisfeito porque ainda não venceu, é claro, mas não se incomoda com os resultados obtidos que lhe dão a liderança do mundial. Ele sabe que tem de conquistar uma coisa de cada vez.

Conseguirá ele manter tal postura durante o ano todo e ser campeão? Não sabemos. Ainda é cedo para pensar nisso. Mas analisando o que ele mostrou até agora, se continuar nesta toada, ele está entre os favoritos sim. Só não pode descambar a cometer erros infantis novamente.

Renovação de contrato


Um bom exemplo dessa nova postura de Lewis Hamilton é em relação a renovação de seu vinculo com a McLaren, que se encerra no fim deste ano. Ao “Daily Telegraph”, Lewis disse que não pensa no assunto por ora e que só vai pensar em contratos após o termino da temporada.

Ao que tudo indica, ele não quer ter preocupações extra-pista para manter-se focado em ser campeão. E faz muito bem...

Fotos: GPUpadte.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: