Latvala e o posto de número 1 na Ford


Quatro ralis foram disputados até o momento no WRC. Cerca de um terço do campeonato já se foi. E mesmo que ainda possamos considerar esse o início do campeonato, certas coisas já parecem tomar seus rumos na equipe principal da Ford.

Ao site da Autosport, nesta terça-feira, o chefe da Ford Malcolm Wilson revelou que o piloto finlandês Jari-Matti Latvala pediu para que o 'status' de primeiro piloto do time ficasse com o experiente Petter Solberg. Atitude que, em meu ponto de vista, mostra a atual situação vivida por Latvala. O finlandês sente-se pressionado sem conseguir render o que dele se espera. E acho que a maior parte desta pressão vem do próprio piloto.

Os números da atual temporada ajudam a entender um pouco a situação. De quatro ralis disputados, Latvala completou apenas dois. E não teve acidentes em apenas um, justamente o rali que venceu nesse ano, na Suécia. Foram 28 pontos conquistados, 26 na Suécia, com a vitória e o terceiro lugar no Power Stage, e mais dois pontos em Portugal, obtidos com um segundo lugar no Power Stage.

Já Solberg, tem 62 pontos, tendo completado todos os eventos, nunca abaixo do quarto lugar. O norueguês, campeão da categoria em 2003, antes da 'Era Loeb', está a apenas quatro pontos do francês. Briga diretamente pela liderança e poderá seu um contendor duro para o octacampeão na parte final do Mundial.
Indo um pouquinho mais longe, se analisarmos a última temporada do finlandês, veremos também algo parecido. Em 2011, Jari-Matti terminou o mundial em quarto, apesar de um início promissor, com quatro pódios seguidos (três terceiros e um segundo lugar). Contudo, no meio da temporada, ele sofreu uma espécie de apagão. Em uma sequencia de cinco ralis, terminou apenas um no pódio (segundo lugar na Finlândia), ficando duas vezes sem pontuar e terminando outros dois ralis em sétimo e nono. Sempre envolto por problemas, seja acidentes ou de ordem mecânica (desses os pilotos não têm controle). Enterrou, nesse período, qualquer chance de título. Tivesse sido um pouco mais consistente, poderia ter se intrometido - e bem - na disputa entre Loeb, Hirvonen e Ogier, uma das mais equilibradas dos últimos tempos, já que um tirava pontos dos outros. Como escudeiro de Hirvonen, sem tanta pressão, foram três pódios (uma vitória, um segundo e um terceiro lugar) e uma quarta posição, nos quatro últimos eventos.

Como vimos, Latvala não tem conseguido ser regular, exatamente o que se cobra dele desde sua entrada no WRC. Não há duvidas de que o finlandês é sim um piloto rápido e talentoso. Digo mais: acredito que ele tem potencial para ser campeão do Mundial de Ralis. Porém, ele nunca irá conseguir isso sem ser consistente, sem lidar melhor com a pressão. Latvala não tem se portado como um piloto capaz de suportar o 'status' de número 1.

Pelo menos no discurso, a Ford parece dar total apoio ao seu pupilo. Isso é notado em parte do discurso de Malcolm Wilson, para a Autosport, reproduzido abaixo. Segundo ele não é hora de pensar em uma mudança de tática. Além disso, o chefe da Ford disse confiar no piloto que tem.

"Jari realmente se ofereceu (para perder o status de número 1). Ele disse que aceitava pois talvez tivesse chegado a hora (de uma mudança de tática). O caminho para sair desta situação é dar o maior apoio possível - e é isso que pretendo fazer. Para mim, ele é o único piloto que em uma luta direta pode brigar com Sebastien (Loeb) e vencê-lo. E, para nós ganharmos campeonatos, temos que vencer ralis. Claro, três erros em quatro eventos não são bons, mas novamente ele provou que ele é o cara mais rápido no momento e eu estou nesse esporte tempo suficiente para saber que ele está melhorando"

Malcolm Wilson

Não sabemos, no entanto, até quando tal parlatório se manterá. Se em uma parte Wilson tem razão, a de que a equipe tem de dar total apoio a Latvala ao invés de lhe pressionar ainda mais, mantendo a tática imposta desde o início, por outro é necessário ter muito cuidado para não se colocar tudo a perder tentando salvar a temporada de um piloto quando se tem outro em melhores condições. Pelo menos sabemos que a Ford, se perceber que Latvala não terá chances, apostará em Solberg. A equipe fez o mesmo no ano passado, optando por Hirvonen.

Não acho que tudo está perdido para Latvala em 2012. Mas ele tem de abrir o olho e procurar uma maneira de sair dessa situação para ganhar confiança e mostrar seu talento. Como disse, a pressão que ele vem sofrendo, em sua maior parte, vem dele mesmo. Se superar esse obstáculo, certamente veremos nele um piloto melhor e mais constante.

Fotos: Nextgen-Auto.com
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