Button surpreende e larga na pole em Spa

E depois de uma sexta-feira perdida, o sábado foi de sol e muito trabalho em Spa-Francorchamps. Também pudera. Todo o trabalho que deveria ter sido realizado ontem, teve de ser feito às pressas na manhã deste sábado. E por conta dessa falta de tempo para trabalhar, vimos surpresas na classificação hoje. Muitas surpresas...

A começar pelo pole position, Jenson Button. Muitos podem dizer 'pô, o Button não é surpresa'. Bem, não deveria ser mesmo. Mas penso que é sim. Não pela equipe para a qual pilota, a McLaren, e sim pelo próprio desempenho de Button nos classificatórios. O inglês não largava na primeira posição desde o GP de Mônaco de 2009, ano em que foi campeão. Em 221 participações em GPs da categoria, esta é também apenas sua oitava pole, sendo que seis delas foram conquistadas justamente em 2009, com a Brawn GP, nas seis primeiras etapas daquele ano. Pela McLaren, essa é a primeira. Ou seja, Button não é o tipo de piloto que vemos largar em primeiro com constância.

Porém, hoje o campeão de 2009 sobrou, colocando praticamente três décimos no segundo colocado e oito décimos em seu companheiro, Lewis Hamilton, piloto sabidamente rápido em classificações, já tendo registrado três poles em 2012. Um resultado e tanto para um piloto que vinha tendo dificuldades nesse ano. Quem sabe é hora de começar uma volta por cima. Foi muito merecido.
E as surpresas não pararam por aí. Ao lado de Button sai ninguém menos do que o MITO Kamui Kobayashi, pressionado hoje na Sauber por conta dos bons resultados obtidos por seu companheiro, Sergio Perez. Sem alarde, o japonês cravou uma bela volta em sua única tentativa no Q3, surpreendendo a todos com esse segundo lugar, que lhe dá boas chances de fazer uma boa corrida e, quem sabe, conseguir seu primeiro pódio na categoria. A Sauber tem provado ter um bom ritmo de corrida e vai dar trabalho.

Na segunda fila teríamos Pastor Maldonado em terceiro e Kimi Raikkönen em quarto. Contudo, o venezuelano foi agraciado com mais uma punição, desta vez por ter bloqueado Nico Hulkenberg, e perdeu assim três posições. Com isso, Kimi, que também foi investigado por, supostamente ter cortado a Eau Rouge, sobe para terceiro e Sergio Perez finaliza a segunda fila. Vejo Kimi e Perez com boas chances de brigar lá na frente também. O finlandês sabe esperar o melhor momento de atacar e dificilmente se precipita. E com o belo carro que tem em mãos, é provável que ele faça uma corrida bastante inteligente. A Lotus é outro time que tem um bom ritmo de corrida. Perez, por sua vez, confirma que a Sauber tem um carro forte em Spa e também está na briga pela vitória, assim como os três que largam a sua frente.

Em seguida aparecem a Ferrari de Fernando Alonso, que nunca pode ser descartada de brigas no topo, ainda mais com Alonso tendo um ano simplesmente fantástico e o punido Maldonado, piloto extremamente rápido e inconsequente. Logo atrás, estão Lewis Hamilton e Romain Grosjean, outros dois pilotos que, pelos carros que têm, também não podem ser descartados de forma nenhuma de uma briga por pódio ou até mesmo vitória, mas que também podem se envolver em confusões. Deve sair faísca na La Source amanhã...

Completam os dez primeiros Paul di Reta e Sebastian Vettel, este último que sequer chegou ao Q3, mas que foi beneficiado pela perda de cinco posições pela troca do câmbio, justamente de seu companheiro, Mark Webber, que agora sai em 12º. Com certeza a Red Bull acabou sendo a decepção do dia.

Completando 300 GPs na categoria, Michael Schumacher sai em 13º. Nada de anormal. Aliás, a Mercedes tem tido muitas dificuldades no ano, apesar do início promissor que teve até vitória de Rosberg na China. E por falar em Nico, este sai somente no 23º lugar. Sem a sexta para trabalhar e com a manhã de sábado prejudicada por um problema mecânico, que resultou na troca de câmbio de seu carro e na perda de cinco posições, foi o máximo que o alemão pôde fazer.
Entre os brasileiros, o sábado foi bem fraco. Felipe Massa larga em 14º e Bruno Senna em 17º. Desempenhos bem abaixo dos esperados para ambos que, novamente, saem muito atrás de seus companheiros. E isso não favorece em nada a situação dos dois pensando em 2013...

Tudo parece muito embaralhado ainda e é difícil fazer prognósticos. Button, por ter sobrado, tende a ser o grande favorito para amanhã. Porém, não descarto a Sauber, tanto com Kobayashi quanto com Perez, que sempre demonstra um bom ritmo de corrida, tampouco Raikkönen, que na última vez em que correu em Spa, venceu de Ferrari. E o finlandês, que sempre anda bem por lá, tem um bom carro em mãos, repito. Alonso e Hamilton também não são cartas fora do baralho. E ainda temos o sempre instável clima belga, que pode trazer uma pitada a mais de emoção amanhã. A corrida em Spa, como sempre, será muito boa.

Grid de largada

1º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min47s573
2º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 1min47s871
3º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min48s205
4º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min48s219
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min48s313
6º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min47s893 **  
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) 1min48s394
8º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min48s538
9º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min48s890

10º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min48s792
11º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1min48s855
12º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min48s392 *
13º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1min49s081
14º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min49s147
15º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min49s354
16º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min49s543
17º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) 1min50s088

18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) 1min51s739
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) 1min51s967
20º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) 1min52s336
21º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) 1min53s030
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) 1min53s493
23º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min50s181 *
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) 1min54s989

* Punido pela troca de câmbio
** Punido por bloquear Nico Hulkenberg

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

José Renato disse...

Maldonado vai ser firmando com o novo Andrea De Cesaris...