Em meio aos principais assuntos do dia, as transferências de Lewis Hamilton para a Mercedes e de Sergio Perez, para a McLaren, a FIA resolveu confirmar o calendário da temporada 2013, com as provas e suas respectivas datas. Nada muito diferente do que vimos em 2012.
Novamente o mundial deverá ter 20 etapas, começando no dia 17 de março, na Austrália, e terminando no dia 24 de novembro, no Brasil. Nada muito diferente do calendário desta temporada e do que fora divulgado antes da etapa de Cingapura.
Entre as pequenas mudanças em comparação com o calendário provisório, estão a confirmação de que o GP de Cingapura, que ainda não tinha renovado seu contrato, será realizado - e por mais cinco anos -, os GPs da Alemanha, em Nurburgring, e da Bélgica, em Spa-Francorchamps, foram adiantados em uma semana, e os GPs do Japão, em Suzuka, e na Coréia do Sul, em Yeongam, trocaram de ordem. No mais, nada de novo.
Em relação ao calendário de 2012, como sabemos o GP da Europa, que era disputado no circuito de rua de Valência deixou a grade, sendo substituído pelo GP das Américas, nas ruas de New Jersey. Assim, os EUA passarão a ter duas provas no ano, contando com a penúltima, em Austin, que estreia ainda neste ano. O GP das Américas será realizado em dobradinha com o GP do Canadá, no dia 16 de junho. Contudo, ainda faltam alguns detalhes para que a etapa seja realmente confirmada. É a única que tem um asterisco do lado.
Vale ressaltar uma coisa. Cada vez menos vemos provas na Europa. Berço da categoria, o velho continente terá apenas sete corridas nesse ano, ou seja 35% da temporada. Uma prova a menos do que o continente asiático, que segue em alta, recebendo oito provas, o que corresponde a 40% do calendário. Além disso, serão quatro provas no continente Americano (20%) e uma na Oceania (5%). Mais uma prova de que a categoria vai para onde está o dinheiro. Quando Bernie Ecclestone disse, no ano passado, que a Europa já estava ultrapassada para a F1 e que em um futuro próximo veríamos no máximo cinco etapas por lá, ele não estava brincando... Sinal dos tempos!
Calendário de 2013
17/03 - GP da Austrália (Melbourne)
24/03 - GP da Malásia (Sepang)
14/04 - GP da China (Shangai)
21/04 - GP do Bahrein (Sakhir)
12/05 - GP da Espanha (Barcelona)
26/05 - GP de Mônaco (Monte Carlo)
09/06 - GP do Canadá (Montreal)
16/06 - GP das Américas (New York) *
30/06 - GP da Grã-Bretanha (Silverstone)
14/07 - GP da Alemanha (Nurburgring)
28/07 - GP da Hungria (Hungaroring)
25/08 - GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)
08/09 - GP da Itália (Monza)
22/09 - GP de Cingapura (Marina Bay)
06/10 - GP da Coréia do Sul (Yeongam)
13/10 - GP do Japão (Suzuka)
27/10 - GP da Índia (New Delhi)
03/11 - GP de Abu Dhabi (Yas Marina)
17/11 - GP dos EUA (Austin)
24/11 - GP do Brasil (Interlagos)
* A ser confirmado
0 comentários:
Postar um comentário