E na segunda-feira...

O resumo de hoje será, basicamente, sobre a F1, até porque ontem não teve post pós-corrida. Isso se deve a vários fatores. A corrida foi extremamente chata, salvo por algumas disputas pós-saídas de safety-car, já na parte final da prova. E acabou me dando sono, uma vez que pouco dormi na madrugada de sábado para domingo. Para tentar ficar acordado, preferi então ver o clássico entre Liverpool e Manchester United por boa parte deste tempo (e o jogo me irritou, tamanho foi o ROUBO contra o Liverpool). E ainda não pude utilizar o PC já que meu irmão fazia um trabalho de escola.
Explicações dadas, vamos as minhas impressões.

Mais uma vez, Fernando Alonso saiu como grande vitorioso desta etapa. Não, o espanhol não venceu. Terminou em terceiro. Não, a diferença dele para o segundo colocado não aumentou e sim caiu de 37 para 29 pontos. Mas como então o ferrarista pode ter sido o grande vencedor desta etapa. cazzo? Simples. Alonso terminou a corrida e Hamilton, aquele a quem o próprio bicampeão considera seu principal rival na luta pela taça, não.

Era a volta de número 25 quando começou a sair uma fumacinha do carro de Hamilton. Poucos metros depois, ele encostava e abandonava. Problemas no câmbio. O segundo abandono seguido de um carro da McLaren. Em Monza, Button parou quando era o segundo, com problemas na bomba de combustível. O sinal amarelo deve estar ligado em Woking. Afinal, não basta ter o melhor carro. Ele tem de terminar provas...

Hamilton partia para uma boa vitória ontem, que deixaria o campeonato ainda mais aberto. Seria seu quarto triunfo em oito corridas. Mas o câmbio fez com que esse se tornasse seu quarto abandono nas últimas oito provas, por mais que não tenha tido culpa em nenhum (talvez em um, no GP da Europa) deles, é bom que se diga. Independente disso, farão falta esses pontos. Aliás, já fazem, pois a diferença entre o inglês e o líder passou para 52 pontos, restando seis corridas. São mais do que duas vitórias. Complicou para o negão...

Já Alonso teve motivos para sorrir. Mas nem tanto. Apesar de ver seu principal rival cada vez mais longe, ele segue bastante ameaçado. A vitória de Vettel, novo vice líder, fez com que a diferença entre o ferrarista e seu adversário mais próximo caísse de 37 para 29 pontos. E duas coisas preocupam nesse cenário. Primeiro a Ferrari parece ter estacionado no tempo. O carro não evolui e impede que Alonso brigue por vitórias. Contar com o fracasso dos rivais será muito pouco se os italianos ainda quiserem lutar pelo título. Não dá pra contar com a inspiração/transpiração de Alonso sempre. E segundo, porque a Red Bull, que hoje está na disputa, mesmo sem ter o melhor carro, sempre pode evoluir, ainda mais contando com Adrian Newey. 

Mais uma de Alonso. Esse foi seu pódio de número 81 na F1. Supera, assim, Ayrton Senna. Para quem ainda tem dúvidas de que o espanhol está entre os maiores de todos os tempos, vai mais essa estatística.

Sem Hamilton, Vettel venceu sem problemas. E ganhou um fôlego na disputa. Se a Red Bull conseguir uma pequena evolução e a Ferrari se mantiver estagnada, o alemão passa a ter boas chances de conquistar o tri almejado por Alonso.

Button foi o segundo, sem incomodar Vettel. Aliás, o inglês quase protagonizou uma cena que seria digna de vídeo cassetada ao quase abalroar o alemão da Red Bull quando o safety car saia da pista.

Destaques para as corridas de Paul di Resta, quarto e Nico Rosberg, quinto. Ambos andaram de forma bastante sólida, o escocês principalmente e durante todo o fim de semana. Esta aí uma opção para Mercedes ou McLaren visando 2013. Kimi Raikkönen segue seu padrão constante e foi o sexto, pontuando mais uma vez e segue em terceiro no mundial. Um monstro, o finlandês!

A Marussia também surpreendeu. Ficou com o 12º lugar de Timo Glock e um 15º de Charles Pic. Melhor resultado da história do time. Claro que, contou com os problemas de outros pilotos para chegar tão longe. Mas chegaram. E melhor. Superando os rivais da Caterham. Vão comemorar bastante esse resultado.

Fim de semana ruim para a Sauber, que ainda salvou um ponto com Perez. Seus pilotos pouco apareceram, especialmente Kobayashi. No Japão, a expectativa é de melhora.

Mais duas coisas. Michael Schumacher e Mark Webber foram punidos depois da corrida. O primeiro perde dez posições no Japão por bater em Jean-Eric Vergne por trás. Um erro estranho por parte do heptacampeão. E que já tinha acontecido em 2011, quando ele, da mesma forma, acertou Sergio Perez. Estaria na hora de parar, Schumi? E o segundo tomou 20s por ter ultrapassado Kamui Kobayashi por fora da pista. O mesmo já tinha acontecido com Vettel, quando este passou Button por fora da pista na Alemanha. Minha opinião. Acerto nos dois casos. No caso de Schumacher, não há o que discutir. No de Webber, mantiveram a coerência. 

A outra coisinha é sobre a disputa entre Bruno Senna e Felipe Massa. O ferrarista ficou nervoso com o compatriota. Disse que não esperava ser espremido contra o muro. Bruno admitiu culpa e afirmou que avaliou mal a situação. Apesar do exagero na defesa, pra mim foi um lance normal de corrida. Disputas agressivas acontecem. Em tempo, boa corrida de Massa que caiu para o fim do grid, após um pneu furar na volta inicial, mas que voltou à disputa com os safety-cars.

Uma notinha sobre a GP2, que teve Gierdo van der Garde como vencedor da última corrida, e Luiz Razia. O baiano disse que não quer mais correr na categoria e sim dar o passo seguinte, que seria a F1. Depois do vice campeonato e do teste com a Force India, o baiano está otimista em relação  conquistar uma vaga na categoria. Mas não será fácil, visto que o mercado parece bastante fechado no momento. Além disso, é preciso dinheiro para chegar lá. Vamos ver como essa situação vai se desenrolar para ele...
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