Hamilton vence tranquilamente em Monza

Três. Esse foi o número que deu a tônica no GP da Itália hoje, disputado no circuito de Monza e vencido pelo pole position Lewis Hamilton, novo vice líder do mundial de pilotos. Não entendeu nada. Pois bem, explico.

Hoje, Hamilton alcançou sua TERCEIRA vitória na temporada. Com isso, o inglês se iguala a Fernando Alonso como piloto com mais triunfos no ano, voltando a ser um nome forte na briga direta pelo título. Tanto é verdade que o próprio Alonso demonstra mais preocupação com o campeão de 2008 do que com qualquer outro rival do grid no momento. Restando sete etapas para o término do campeonato, a briga entre os dois deve crescer.

A vitória de Hamilton neste domingo foi bastante tranquila. O único momento em que teve sua liderança ameaçada com veemência foi na largada. Partindo da pole, o inglês fez a sua parte, pulando na frente. Na chicane no fim da reta, disputou a posição de maneira limpa com Felipe Massa, mantendo-a e a partir disso, foi só abrir vantagem e administrar, sem grandes dificuldades. Lewis só não venceu de ponta a ponta porque perdeu a liderança por alguns instantes para Sergio Perez, ao fazer sua parada. Contudo, logo a recuperou com uma ultrapassagem no mexicano. Fez uma prova consciente e precisa, muito parecida com aquela da Hungria, sua vitória anterior. Mereceu a vitória.
Essa foi também a TERCEIRA corrida seguida com pole e vitória de um piloto da McLaren. Na Hungria, como disse acima, Hamilton largou na frente e venceu, repetindo o feito nesse fim de semana. Entre essas duas corridas, tivemos o GP da Bélgica, com pole e vitória de Jenson Button. Prova de que o time de Woking tem o melhor bólido do momento e para qualquer tipo de pista, o que aumenta as esperanças de Lewis na briga pela taça, apesar de Button, com problemas, não ter terminado a corrida.

Em segundo lugar, veio a grande surpresa do dia. Que também já não é assim uma grande surpresa. Sergio Perez, em uma corrida brilhante mais uma vez, conquistou seu TERCEIRO pódio no ano. Largando em 12º, o mexicano fez uma corrida bastante inteligente e conseguiu colocar em pratica a estratégia elaborada por sua equipe. Com pneus duros no primeiro stint, Perez conseguiu se manter na pista por mais tempo, ganhando posições importantes e chegando a liderar. Quando parou para colocar pneus médios, voltou em oitavo e a partir daí escalou o pelotão, passando todo mundo, menos Hamilton, sendo sempre mais de um segundo mais rápido do que os demais, pelo menos. Sem dúvidas foi o nome do dia. Cada vez mais Perez vai mostrando ser um piloto com muito potencial e um bom futuro pela frente.

Em TERCEIRO, ficou Fernando Alonso, com mais um pódio. Depois de não pontuar em Spa, devido aquela maluquice de Romain Grosjean, o espanhol voltou a fazer uma boa corrida, partindo do décimo lugar. E não foi apenas seu resultado que animou. Isso porque nada menos do que TRÊS carros de pilotos que estavam na briga pelo título, não completaram a prova. A sorte segue ao lado do bicampeão. Jenson Button foi o primeiro a abandonar, quando estava em segundo, abrindo assim a possibilidade do espanhol ganhar uma posição. O inglês não deve voltar à essa briga. Depois, foi a vez de Vettel ficar pelo caminho. E foi justamente com o alemão, que Alonso teve seu principal lance na prova.
Após o pit stop, os dois brigavam pela quarta posição, quando Alonso tentou a ultrapassagem na Curva Biassono. Vettel posicionou seu carro impedindo a passagem do espanhol, que foi para fora da pista, lance que lembrou muito a ultrapassagem de Vettel no próprio Alonso naquele mesmo ponto em 2011. Seguiram-se várias reclamações do espanhol via rádio e no fim, puniram - de forma injusta , ao meu ver - o alemão, que teve sua corrida arruinada, parando depois. Pra mim, foi uma disputa de corrida. Já no fim, foi Mark Webber que, depois de uma rodada, ficou lento e também não pontuou. Alonso vai contando com seu talento e com a sorte para se manter com uma boa margem para os adversários. Dificilmente tiram o título dele nesse ano.

Em quarto ficou Felipe Massa, em seu melhor fim de semana nos últimos tempos. Largando em terceiro, o brasileiro chegou a emparelhar com Hamilton na largada, mas ficou em segundo, passando o primeiro stint inteiro nesta posição. Contudo, a Ferrari do brasileiro demonstrou problemas com consumo de pneus, fazendo com que ele parasse um tanto quanto cedo. Com pneus duros, ele manteve um bom ritmo, mas também perdeu desempenho na parte final, cedendo as posições a Alonso e Perez. Mesmo assim, completou a prova na primeira posição fora do pódio. Uma bela corrida, enfim.

Extremamente regular, Kimi Raikkönen foi o quinto, mesmo sem ter um carro tão competitivo. Impressiona como o finlandês, novo TERCEIRO colocado no campeonato, tem guiado bem e de forma constante. Ainda sem vencer, segue na briga pelo título. Para quem ficou dois anos longe da F1, o que Kimi faz é espantoso. Se tivesse em uma McLaren, por exemplo, estaria muito próximo de Alonso, acredito...

Na sequencia vieram as duas Mercedes, coim Schumacher em sexto e Rosberg em sétimo. Bons resultados dos alemães. Paul di Resta foi o oitavo, sem conseguir desempenhar a boa performance dos treinos. O mesmo vale para o nono, Kamui Kobayashi, que de quebra viu seu companheiro no pódio. Aumenta a pressão em cima do Mito. Bruno Senna fechou a zona de pontuação, em mais uma boa e consistente prova, novamente a frente de seu companheiro, Pastor Maldonado, 11º.
Restando sete etapas, a F1 dá adeus à Europa com Alonso voltando a ter uma boa vantagem para os rivais. Mas ele tem de tomar cuidado, pois a McLaren mostra que está mais viva do que nunca. Deveremos ter um grande fim de temporada.

Resultado final

1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) 53 voltas em 1h19min41s221
2º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) a 4s356
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 20s594
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 29s667
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 30s881
6º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) a 31s259
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 33s550
8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 41s057
9º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) a 43s898
10º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) a 48s144
11º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 48s682
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 50s316
13º. Jérôme d’Ambrosio (BEL/Lotus-Renault) a 1min15s861
14º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) a 1 volta
15º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) a 1 volta
16º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
17º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) a 1 volta
18º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) a 1 volta
19º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) a 1 volta
20º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 2 voltas
21º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 3 voltas
22º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 6 voltas

Abandonaram

Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) na 32ª volta
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) na 6ª volta

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: