Hamilton e McLaren dominam Marina Bay

A McLaren segue sobrando no mundial. Há pouco, Lewis Hamilton marcou a pole position para o GP de Cingapura. Sua terceira pole nas últimas quatro provas. E a quarta da McLaren nesse período. Mostra de que a equipe de Woking é sim a melhor do atual grid. E prova de que Fernando Alonso está certo: Hamilton é seu principal rival na luta pelo título.

Apesar de Sebastian Vettel ter dominado todos os treinos livres do fim de semana, na hora do 'vamos ver' foi Hamilton quem deu as cartas. O piloto inglês liderou o Q2 e dominou, com sobras, o Q3, garantindo assim o lugar de honra amanhã. Lewis foi o mais rápido em suas duas tentativas e não deu a menor esperança para seus rivais.

A forma com que o inglês dominou este qualifying foi impressionante e é impossível não aponta-lo como favorito. Sem contar que ele é um piloto que sempre anda bem neste circuito e vem de boas vitórias, em Hungaroring e em Monza. Com isso, o campeão de 2008 se coloca em uma grande posição neste domingo.

Largar na pole position em Cingapura significa dar meio passo para a vitória. As estatísticas dizem isso, pelo menos. Nas quatro edições anteriores da etapa, apenas uma vez, na estreia do circuito, em 2008, o pole não venceu. Naquela oportunidade, Felipe Massa largou em primeiro, mas teve aquele problema nos boxes após o acidente forjado de Nelsinho Piquet que todos nós recordamos. Alonso, 15º naquela oportunidade, venceu. Contudo, de lá pra cá, sempre o pole position venceu a prova. Foi assim com o próprio Hamilton em 2009, com Alonso em 2010 e com Sebastian Vettel no ano passado. E pode ser assim com Hamilton, novamente, em 2012.
Sem contar que o piloto da McLaren teve, digamos assim, um quezinho de sorte. Isso porque seus principais rivais - Vettel e Jenson Button, no caso - ficaram na segunda fila, superados pelo surpreendente Pastor Maldonado.

Sim, o rápido e inconstante venezuelano aprontou mais uma vez e se intrometeu em uma briga que parecia exclusiva entre McLaren e Sebastian Vettel, e dividirá a primeira fila com Lewis. O piloto da Williams encaixou uma volta fantástica para se garantir ao lado do pole, mesmo tendo ficado quase meio segundo atrás deste. Surpreendeu a todos. E poderá ter um papel importante amanhã.

Todos sabemos que Maldonado é um piloto bastante rápido. E que ele é tão inconstante quanto veloz. Vendo-o nesta posição, fica difícil não se preocupar com o que ele pode fazer na largada. Será que ele vai arriscar e tentar tomar a ponta de Hamilton na primeira curva? Ou vai se preocupar em manter sua posição, tentando uma largada limpa? E qual será sua atitude para com quem vem atrás? O venezuelano é sempre uma incógnita e pode ter papel decisivo na briga de amanhã e na distribuição dos pontos no mundial. Vamos ver o que e se ele vai aprontar.

Como já disse, Sebastian Vettel e Jenson Button dividirão a segunda fila. E é até uma surpresa ver Vettel em  terceiro. Por tudo o que fez neste fim de semana, esperava que o alemão brigasse com Hamilton pela pole e estivesse na primeira fila. Mas sua Red Bull não rendeu o suficiente para bater de frente com a McLaren de Lewis. E o alemão ainda foi surpreendido por Maldonado. Porém, nada está perdido e Vettel ainda é candidato a brigar pela vitória. Já Button está em uma posição em que imaginava. O britânico brigaria ali, pelo terceiro ou quarto lugar mesmo. É outro piloto que estrá em boa posição. E se conseguir administrar bem o alto desgaste de pneus no circuito de Marina Bay, pode aprontar.

A terceira fila é composta por Fernando Alonso em quinto e Paul di Resta em sexto. Também nada fora do normal. O espanhol, líder do campeonato está, assim como Button, em uma posição em que já imaginávamos. Com o carro que tem em mãos, era o máximo que ele poderia fazer e amanhã vai tentar coletar o maior número possível de pontos. O pior mesmo para o ferrarista é ver Hamilton na pole e com tamanho favoritismo. Uma vitória do rival da McLaren vai fazer com que a diferença entre os dois no mundial, hoje de 37 pontos, caia. E com o carro que a Ferrari tem hoje, a tendencia é que isso se repita no transcorrer do mundial. Como disse ontem, ou os italianos se mexem, ou correm risco de ver Alonso perder o título. Já Paul di Resta apenas confirmou que a Force India vem em uma crescente. E que vai dar trabalho.
Na quarta fila teremos Mark Webber e Romain Grosjean. O australiano, mais uma vez, decepciona com o carro que tem em mãos. Tinha de estar brigando mais a frente e não a um segundo atrás do pole. Grosjean, por sua vez, volta mostrando que ainda é rápido. Mas só amanhã saberemos se ele aprendeu a lição com a punição que sofreu. Fechando o top 10, vêm os dois carros da Mercedes, que não registraram tempo no Q3, apostando em uma tática diferente para amanhã.

A decepção do dia ficou por conta do desempenho de Kimi Raikkönen, que ficou de fora do Q3. O finlandês larga em 12º. Outro que surpreendeu negativamente foi Kamui Kobayashi, que foi limado já no Q1. Apesar da Sauber não estar bem neste fim de semana, creio que o japonês poderia ter ido melhor. Entre os brasileiros, pouco a se comemorar. Felipe Massa larga em 13º e Bruno Senna, que bateu de novo, em 17º. Muito atrás de seus companheiros, mais uma vez.

Para amanhã, Hamilton é amplo favorito, ainda mais se não perder a liderança na largada e se Maldonado servir de escudo para quem vem atrás. Mesmo assim, essa corrida deverá ser bem movimentada, ainda mais pelo problema de desgaste de pneus. Quem souber lidar bem com esse fator, terá boas chances de surpreender a todos.

Grid de largada

1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min46s362
2º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min46s804
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min46s905
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min46s939
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min47s216
6º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min47s241
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min47s475
8º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min47s788
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo no Q3
10º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), sem tempo no Q3

11º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1min47s975
12º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min48s261
13º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min48s344
14º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min48s505
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min48s774
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min48s849
17º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) sem tempo no Q2

18º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 1min49s933
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) 1min50s846
20º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) 1min51s137 
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) 1min51s370
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) 1min51s762
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) 1min52s372
24º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) 1min53s355

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: