E na segunda-feira...

E vamos a mais um resuminho do fim de semana na esporte a motor.

GP2


O fim de semana em Spa-Francorchamps não foi dos mais positivos para Luiz Razia. Apesar de ainda sair da Bélgica na liderança do campeonato, o piloto baiano perdeu toda a vantagem que tinha para seu rival na luta pelo título, Davide Valsecchi. Após os resultados deste fim de semana, o brasileiro e o italiano estão empatados com 204 pontos no topo da tabela, sendo que Razia leva vantagem nos critérios de desempate (tem uma vitória a mais do que Valsecchi).

Largando lá atrás, Razia fez uma bela corrida no sábado, conseguindo escalar o pelotão e terminar na sexta posição. Contudo, Valsecchi, que largou mais a frente, também andou bem e subiu ao pódio em terceiro. Já na corrida de domingo, nenhum dos dois pontuou. Restando duas etapas e quatro corridas, a decisão da GP2 ganha contornos dramáticos. É muito difícil que o campeonato acabe em Monza. Somente Razia poderia sair da Itália com o título garantido, caso vença as duas provas e Valsecchi não pontue. Assim, a decisão ficará mesmo para Cingapura.
Se o fim de semana não foi de todo bom para Razia, pelo menos foi muito positivo para outro brasileiro, Felipe Nasr. O brasiliense pontuou nas duas corridas, a primeira em oitavo, o que lhe deu direito de largar na pole no domingo. Na segunda bateria, Nasr foi o segundo, conquistando assim seu melhor resultado na categoria. 

Já Victor Guerin abandonou a primeira corrida e terminou a segunda na 18ª colocação.

Indy 


Temos um campeonato na Indy. Ontem, em Baltimore, aconteceu a penúltima etapa da categoria. Corrida esta que poderia definir o campeonato em favor de Will Power, pole e favorito. Contudo, o título do australiano não veio. E pior. Power viu seu principal adversário na luta pelo título, Ryan Hunter-Reay, vencer, diminuir a diferença, forçar uma decisão na última etapa, que ocorre no dia 15 no oval de Fontana, e quiçá, se tornar o favorito a levantar a taça.

Ontem, Power parecia ser absoluto nas onduladas ruas de Baltimore. Largou bem, manteve a liderança e abria vantagem. Até a primeira bandeira amarela, causada por um acidente de Ed Carpenter logo após uma chicane improvisada de última hora na reta, onde havia uma ondulação que fazia os carros saltarem. Durante a bandeira amarela, começou a chover na pista, trazendo confusões às tentativas de relargadas.

Com a leve chuva que caia, alguns pilotos resolveram arriscar em colocar pneus de chuva. E Will Power estava entre eles, talvez pensando em uma estratégia conservadora para evitar confusões que seriam um desastre para o líder do mundial. Não vejo como um erro tão grave.

Porém, quando o tempo foi melhorando e a chuva cessou, vários pilotos partiram para os pneus slicks novamente. Só que a Penske demorou para chamar Power. Aí é que vi um grande erro do time. Sendo um dos últimos a parar, Power voltou lá atrás.

Apostando na manutenção dos pneus slicks, Hunter-Reay acabou se dando bem e ganhou várias posições, pulando para os primeiros lugares, brigando com Simon Pagenaud, Takuma Sato e mais tarde, com Ryan Briscoe pela liderança. O americano se manteve entre os líderes e aproveitou bem as últimas relargadas para assumir de vez a liderança e vencer a prova. Em uma corrida de recuperação, Power ainda conseguiu ganhar várias posições e terminar em sexto.
Entre os brasileiros, quem se deu muito bem de novo foi Rubens Barrichello. Assim como Hunter-Reay, Rubinho apostou na continuidade com pneus slicks e ganhou algumas posições. No final, ainda foi agressivo e conseguiu uma ultrapassagem sobre Power que lhe valeu o quinto lugar. Dessa forma, Rubinho conseguiu terminar no top5 pela segunda vez consecutiva na Indy. Em uma prova bastante confusa, Helio Castroneves conseguiu apenas a décima posição. Tony Kanaan e Bruno Junqueira, que substituiu Josef Newgarden, abandonaram.

Em Fontana, apenas Power e Hunter-Reay terão a chance de serem campeões. Helio Castroneves e Scott Dixon, que ainda brigavam ontem, só teriam chances caso Power não participasse da última prova, algo muito difícil de acontecer. Portanto, deixaram a briga. 

Sobre as chances dos dois contendores à taça, a vantagem segue com Power. Entretanto, pesa contra o australiano o fato de ele ter um desempenho em ovais bem pior do que nos circuitos mistos. Em toda sua carreira, ele conseguiu apenas uma vitória neste tipo de circuito. Seu rival venceu duas vezes em ovais somente neste ano. Quanto a Hunter-Reay, este passou, com a vitória de ontem, a ter uma vantagem caso termine empatado em pontos com o piloto da Penske, uma vez que possui uma vitória a mais.

Sem levar em consideração os pontos de bonificação, Power precisa terminar em terceiro para garantir o título. Mas ele vai precisar de toda a ajuda possível do time para conseguir um bom resultado. Favorito ele ainda é. Mas nem tanto. Está tudo aberto na briga.

F1


Começando a F1 pelas punições e besteiras do fim de semana. Após provocar o grave acidente na largada do GP da Bélgica, enfim Romain Grosjean recebeu o que merecia. Foi suspenso por uma prova e não corre em Monza, neste fim de semana. Uma suspensão pelo conjunto da obra do franco-suíço que causou confusões em sete largadas de doze provas. Estava mais do que na hora de tomarem uma atitude contra o piloto da Lotus. Jerome D'Ambrosio deve substitui-lo.

Outro punido foi Pastor Maldonado. O venezuelano queimou a largada e perdeu cinco posições. Teve um incidente com Timo Glock e perdeu mais cinco. Ou seja, Maldonado perde 10 posições em Monza. E ele que não tome cuidado, pois o próximo a ser suspenso pode ser ele pela quantidade de punições que vem tomando nas últimas provas.
Já Lewis Hamilton fez besteira no twitter. Ao tentar explicar a diferença entre seu desempenho com o de seu companheiro, Jenson Button, nos treinos, o inglês divulgou dados confidenciais da telemetria da McLaren, o que deixou os chefes da equipe nada satisfeitos. Sábado, o piloto já tinha twittado também que seu companheiro estava com uma asa nova, após ter sido sorteado para usa-la, enquanto ele estava com o modelo antigo. Os twittes foram apagados em seguida.  Lewis tem de aprender algumas coisas...

Mais uma coisinha sobre o acidente. O diretor técnico da McLaren, Paddy Lowe, trouxe a tona aquela velha discussão sobre cobrir ou não os cockpits dos carros. Para ele, essa medida é imprescindível para dar mais segurança aos pilotos em casos de acidentes evitando possíveis tragédias. Ontem, por muito pouco Grosjean não acertou a cabeça de Fernando Alonso.

Segundo Lowe, a McLaren já fez um protótipo que foi testado com sucesso. Outras soluções estariam sendo estudadas pela FIA. Resta saber se alguma delas será adotada ou não.
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