Primeira fila totalmente inglesa em Monza. Pilotos ingleses de uma equipe inglesa nas duas primeiras posições. Sim, falo da McLaren que confirmou o favoritismo e terá seus dois pilotos na frente, Lewis Hamilton na posição de honra e Jenson Button ao seu lado. Algo que já era esperado.
Com a pole de hoje, Hamilton se isola como o piloto que por mais vezes largou sem ninguém a sua frente no ano. É a quarta vez que o campeão de 2008 marca a pole na temporada, deixando para trás Sebastian Vettel, que tem três. Na carreira, é a 23º vez que ele sai em primeiro. É o 11º nas estatísticas, com uma a menos do que Nelson Piquet. E essa é sua segunda pole em três corridas e a terceira da McLaren nos últimos três GPs, prova de que o time de Woking tem o carro mais rápido do grid no momento.
Lewis não encontrou dificuldades para marcar a pole no Q3. Isso porque o esperado duelo contra Fernando Alonso na parte final da classificação não aconteceu. Os dois eram os grandes favoritos à ficarem com a posição de honra no grid. Na parte da manhã, durante o terceiro treino livre, Hamilton havia sido o mais rápido, um milésimo à frente de Alonso. Já no Q1 e no Q2 o espanhol tinha os melhores tempos. Porém, a Ferrari do líder do mundial apresentou problemas no Q3 e o ferrarista não conseguiu encaixar uma volta decente. O resultado disso é que ele sai apenas na 10ª posição. Com caminho livre, bastou uma tentativa para que Hamilton assegurasse a ponta.
Button completou a festa da McLaren. Também muito rápido durante o fim de semana, o vencedor do GP da Bélgica garantiu uma boa volta nos segundos finais da classificação, aproveitando também a ausência de Alonso entre os líderes. Fez sua parte a terá outra boa oportunidade amanhã. Aos poucos o campeão de 2009 vai renascendo no mundial.
Com a primeira fila da McLaren, esperava-se ver os dois carros da Ferrari na segunda fila. Mas como já disse, Alonso teve problemas em seu carro e partirá do décimo lugar. Contudo, Felipe Massa fez sua parte. Aparentemente em seu melhor fim de semana no ano, o brasileiro pela primeira vez superou seu companheiro em um treino qualificatório. Sempre andando entre os ponteiros, Massa conseguiu encaixar boas voltas no Q3 garantindo assim o terceiro lugar no grid, que é também sua melhor posição de largada no ano. Resultado que lhe traz um certo alivio e uma boa perspectiva para a corrida. Correndo para os torcedores da Ferrari e para toda a cúpula italiana, ainda sob pressão por boas apresentações, ele conseguiu demonstrar um ótimo desempenho. Para amanhã, espera-se que ele seja consistente. Se conseguir, poderá até voltar ao pódio.
Ao lado do brasileiro, sai o alemão Michael Schumacher, com a Mercedes. Como disse ontem, em circuitos de alta velocidade como Monza as 'Flechas de Prata' apresentam um bom desempenho, contando com o poderoso motor fabricado por eles mesmos e por seu sistema DRS. Nos treinos deu certo. Na corrida, é que vamos ver. Geralmente os alemães tem tido dificuldades aos domingos.
A terceira fila é composta exclusivamente por alemães. Em quinto parte Sebastian Vettel. Depois de ter dificuldades para passar ao Q3, o alemão conseguiu uma boa volta e se posiciona em um bom lugar até. A expectativa é de que o desempenho dos rubro taurinos melhore na corrida. É bom lembrar que na semana passada, Vettel sequer foi ao Q3 em Spa-Francorchamps, mas acabou terminando em segundo. Claro, ele foi beneficiado ao largar em décimo e por conta dos acidentes de primeira volta. Porém, foi bastante consistente durante toda a corrida. O alemão pode surpreender. Ao seu lado, larga Nico Rosberg, que após tantos problemas nas últimas corridas, tem a chance de largar entre os dez e a perspectiva de marcar bons pontos amanhã.
Na quarta fila temos os dois personagens mais carismáticos da F1. Em sétimo, o Iceman Kimi Raikkönen que vem tendo um desempenho discreto com a Lotus em Monza. Realmente o carro não se deu bem com as características da pista. Resta ao finlandês manter a regularidade e buscar pontos. Em oitavo, vem o MITO Kamui Kobayashi, que foi discreto nos treinos livres mas conseguiu ir ao Q3. Vai, também, buscar pontos em Monza.
E na quinta fila, além do já citado Fernando Alonso, larga o rápido Paul di Resta. E olha que o escocês foi punido com a perda de cinco posições pela troca do câmbio de sua Force India. Não fosse isso ele largaria ao lado de Massa, na segunda fila. A equipe indiana, como já disse, tem um carro muito bom para circuitos de alta velocidade também e com certeza fará uma boa corrida amanhã, apesar de seu outro piloto, Nico Hulkenberg, que estava cotado para ir ao Q3 também, ter ficado pelo Q1 com problemas.
Ontem disse que não ficaria surpreso se uma Red Bull ficasse no Q2. E ficou, com Mark Webber, que sai em 11º, ao lado de Sergio Perez. Bruno Senna, mais uma vez ficou atrás de seu companheiro Pastor Maldonado na pista. Mas larga na frente do venezuelano, punido com a perda de dez posições. O brasileiro parte em 13º enquanto Pastor é o 22º.
Com Alonso em 10º, a tendencia é de que a McLaren seja a grande favorita a vitória amanhã. Resta saber quais serão as ordens da equipe, caso elas venham. Estarão Hamilton e Button liberados para brigar ou o pole position terá uma certa vantagem, por estar na frente no mundial? Qual será a estratégia da Ferrari para fazer com que Alonso ganhe o maior número possível de posições? E como reagirá Felipe Massa, largando lá na frente, mas ainda pressionado? A Red Bull irá melhorar com Vettel na corrida? Bem, são questões que serão respondidas amanhã, à partir das 9h de Brasilia...
Grid de Largada
1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) 1min24s010
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min24s133
3º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min24s247
4º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1min24s540
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min24s802
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min24s833
7 º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min24s855
8º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 1min25s109
9º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min24s304 *
10º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min25s678
11º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min24s809
12º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min24s901
13º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) 1min25s042
14º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min25s312
15º. Jérôme d’Ambrosio (BEL/Lotus-Renault) 1min25s408
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min25s441
17º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) 1min26s382
18º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) 1min26s887
19º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) 1min27s039
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) 1min27s073
21º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) 1min27s441
22º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min24s820 **
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) 1min27s629
24º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) sem tempo
* Perdeu cinco posições no grid por troca de câmbio.
** Perdeu dez posições no grid por queimar largada e provocar colisão com Timo Glock no GP da Bélgica.
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário