A temporada 2013 do WRC terá algumas mudanças consideráveis. Duas grandes novidades, divulgadas nesta quinta-feira, prometem dar um novo fôlego à categoria para os próximos anos.
A primeira das novidades é a entrada da Hyundai, com o modelo WRC i20, no mundial de rali já no ano que vem. Fora do mundial desde 2003, a fábrica coreana decidiu retornar ao certame já em 2013, em um programa parcial, ou seja, correndo apenas em alguns ralis. O programa total da marca no WRC terá início no ano seguinte, 2014. É um modelo semelhante ao adotado pela Volkswagen, que correu algumas provas neste ano e entrará por completo na categoria em 2013.
Este é também o primeiro programa coordenado totalmente pelos coreanos no WRC, indício de que a fabrica está realmente levando a sério este regresso. Em sua aventura anterior, a Hyundai tinha uma parceira com a companhia britânica Motor Sport Developments.
Até agora, não foram revelados maiores detalhes sobre o retorno da Hyundai. Tampouco foram divulgados quem serão os pilotos. Mas ainda há tempo para isso. Em breve teremos novidades.
Já a segunda é (MUITO) mais impactante. O quase eneacampeão do WRC, Sebastien Loeb, anunciou, durante sua participação no Salão de Paris, que disputará somente de alguns ralis em 2013, dando assim um passo decisivo em relação a sua aposentadoria do WRC.
Tendo dominado a categoria na última década, Sebastien Loeb não poderia deixar o mundial de ralis de maneira mais apropriada, escolhendo onde se apresentará em suas últimas etapas no WRC. Com nove títulos no currículo (sim, ele vai ganhar o deste ano) e mais de 70 vitórias (74, mais precisamente, até o presente momento) e sendo, sem dúvidas, o maior nome da história da categoria, ele pode fazer isso. E merece também..
Até agora, o único evento onde ele confirmou participação é o Rali de Monte Carlo, abertura do mundial. Contudo, acredito na participação dele em pelo menos mais dois ou três eventos durante o ano, sendo um deles, claro, o Rali da França, sua terra natal e lar também de sua equipe.
Quanto ao futuro do francês, tudo indica que seu próximo passo é migrar para o WTCC. A Citroen revelou que tem como projeto ingressar, a partir de 2014, no mundial de carros de turismo. E aproveitando este mote, eles consideram seriamente tornar Loeb seu embaixador na categoria. Uma boa estratégia para a marca, que desembarca em um mundo novo e cheio de desafios, mas contando com o suporte de um piloto que é a cara do time. E uma boa para Loeb, que seguirá sua brilhante carreira, podendo alcançar novas conquistas. Além disso, o francês terá tempo para, por exemplo, participar de outras corridas, como as 24 horas de Le Mans, evento que ele diz sonhar participar.
Por outro lado, com Loeb fora do WRC, abre-se uma importante vaga na equipe gaulesa. Entretanto, os chefes da marca não parecem ter pressa em buscar um outro piloto e sequer tocaram no assunto. De certo mesmo só existe a renovação do contrato de Mikko Hirvonen, que passará a ser o número um do time. Acredito que, a tendência seja promover o jovem e talentoso belga Thierry Neuville, da Citroen Jr. para a equipe principal. Mas este é apenas um chute, uma vez que a Citroen pode aproveitar esse fim de temporada para observar algum outro piloto.
Pelo visto, as próximas temporadas do WRC prometem muito. Sem Loeb no certame, é óbvio imaginarmos ver um maior equilíbrio a partir do próximo campeonato após termos presenciado o domínio absoluto do piloto francês na última década. Com mais disputas e novos pilotos querendo suceder Loeb, teremos um 2013 bastante interessante. Sem contar que o interesse das fabricas pelo mundial de ralis vai voltando a crescer e teremos no minimo quatro importantes marcas se enfrentando (Citroen, Ford, Mini e Volkswagen), sem falar na adaptação da Hyundai e de uma possível volta da Toyota, em 2014. É tempo de mudanças no WRC...
Fotos: Autosport.com e NextGen-Auto.com
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