O resuminho nosso de cada segunda.
GP2
Ficou difícil a situação do baiano Luiz Razia na disputa pelo título da GP2. O piloto da Arden teve um fim de semana para esquecer em Monza. Abandonou a primeira prova, depois de um acidente com Fabio Leimer, terminou em 16º na segunda e ainda viu seu rival, Davide Valsecchi, com quem estava empatado na classificação e sobre quem levava vantagem nos critérios de desempate, terminar a primeira bateria em 6º e vencer a segunda. Com isso, o italiano abriu 25 pontos de vantagem restando apenas a rodada dupla em Cingapura, daqui duas semanas. Um prejuízo e tanto para Razia.
É verdade que o brasileiro ainda tem chances. Se lembrarmos a rodada dupla de Valência, Razia tirou 30 pontos para Valsecchi, mais do que ele precisa agora. E o italiano da DAMS não está imune a um abandono. Mas, mesmo sendo otimista assim, sabemos que é muito difícil conseguir superar Valsecchi. Vamos torcer.
Entre os outros brasileiros, o fim de semana também não foi bom. Felipe Nasr, assim como Razia, se envolveu em um toque na primeira corrida com Leimer e abandonou. Na segunda, foi o 21º. Já Victor Guerin terminou a primeira rodada em 23º e não completou a segunda.
Destaque também para o italiano Luca Filippi, que em sua volta à GP2 correndo pela Scuderia Coloni venceu a primeira prova. Na segunda sessão, foi o 22º.
GP3
Na GP3, Mitch Evans ficou com o título. E o neozelandês deve ter agradecido muito o cipriota Tio Ellinas, que com uma ultrapassagem na última volta e meia do campeonato impediu o alemão Daniel Abt de vencer a segunda corrida da categoria em Monza e, consequentemente, o campeonato. E olha que Abt nem era o principal rival de Evans.
Chegando a Monza como líder, o neozelandês lutava com três pilotos pela taça. Vice líder do campeonato, o português Antonio Felix da Costa tinha 21.5 a menos do que Evans. Terceiro, o finlandês Aaro Vainio estava a 24.5 atrás. Enquanto isso, Abt era o quarto, com 35 pontos a menos do que o líder. Contudo, o alemão venceu a primeira prova, em que nenhum dos outros pilotos pontuou, passando a ser o principal adversário de Evans.
Na segunda corrida, no entanto, Abt precisava vencer e torcer para que Evans não terminasse em oitavo ou que não marcasse a melhor volta e terminasse no top 10. E tudo isso estava acontecendo. Porém, sem ter nada a ver com a história, Tio Ellinas se intrometeu dando assim o título a Evans. Abt foi o vice seguido de da Costa e Vainio.
Truck
Correndo na Argentina neste fim de semana, a F-Truck já decidiu seu primeiro campeão. Leandro Totti ficou com o título sul-americano da categoria, após terminar em terceiro lugar e ver Beto Monteiro, que liderava o certame, sofrer problemas com os pneus e perder três voltas. A vitória foi de Felipe Giaffone. Apenas oito caminhões, dos 19 que largaram, terminaram a corrida.
Faltando três etapas para o fim do campeonato brasileiro, Totti também lidera a tabela de classificação, com Beto Monteiro em segundo e Felipe Giaffone em terceiro.
F1
Com os resultados deste domingo em Monza, Alonso volta a ter uma certa tranquilidade no mundial. E volto a frisar: dificilmente alguém tira dele esse título. O espanhol tem mostrado uma regularidade impressionante. Não fosse o acidente em Spa, teria pontuado em todas as provas, podendo ter uma vantagem maior sobre o segundo colocado. Alonso sabe o que e como fazer para ser tricampeão. Por isso é o melhor piloto do grid.
Quem pode incomodar Alonso nessa trajetória até o tri, ao meu ver, é a McLaren. Mais precisamente Lewis Hamilton. O time de Woking tem o melhor carro do momento, vencedor das últimas três provas, duas com Lewis e uma com Jenson Button. E tem se dado bem em todo tipo de circuito. Contudo, além de vencer corridas, os ingleses precisariam que Alonso tivesse alguns 'tropeços'. Difícil. Mas pode sobrar um título de construtores, já que a Red Bull...
... a Red Bull não apresenta um bom desempenho há tempos. Ontem, seus dois carros abandonaram, o que liga o sinal de alerta em Milton Keynes. Vettel e Webber ainda seguem vivos na disputa, teoricamente. Mas para terem chances reais, precisariam ver Alonso perder pontos e melhorar sua performance urgentemente. E nenhuma dessas opções parecem estar próximas, apesar de sabermos da capacidade dos rubro taurinos.
Sergio Perez voltou a conquistar um pódio saindo da 12ª posição. Enquanto isso, Kamui Kobayashi terminou em nono após largar em oitavo. É, não está fácil para o mítico japonês.
Felipe Massa fez uma boa corrida ontem. Aliás, esse foi seu melhor fim de semana em muito tempo. E tudo isso pode acelerar seu processo de renovação com a Ferrari para 2013, apesar dos rumores em torno de Nico Hulkenberg e do próprio Sergio Perez, que voltou ao noticiário com destaque. Se mantiver esse tipo de desempenho pelas próximas etapas, creio que o brasileiro garanta mais um ano em Maranelo.
Bruno Senna foi o décimo. E terminou assim pela sétima vez na zona de pontos nesse ano. Mais do que metade das provas realizadas. Para o carro que a Williams tem, um desempenho bastante aceitável e razoável. Já Pastor Maldonado, foi o 11º, ficando sem pontuar novamente. Aliás, o venezuelano pontuou apenas duas vezes na temporada. Mas segue à frente de Senna. Está aí, o peso de uma vitória...
A boa noticia do fim de semana ficou por conta de Robert Kubica. Focado em voltar à F1, o polonês participou de um rali neste fim de semana. E não apenas participou. Ele venceu o evento que teve quatro estágios, todos vencidos por Kubica, a bordo de um Subaru Imprenza S12 WRC. Ainda é cedo para afirmar que o polonês voltará a antiga forma física ou mesmo à F1. Mas que isso nos deu um pouco mais de esperança, não há dúvidas.
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