O que marcou em 2012, por Daniel Machado

E para abrir o especial "O que marcou em 2012", vamos com um texto do amigo Daniel Machado, dono do blog Motorspirit, sobre a temporada 2012 da MotoGP. No post, Daniel falou do campeão Jorge Lorenzo, do vice Dani Pedrosa, da aposentadoria de Casey Stoner, do mundial de Valentino Rossi e até das promessas para a temporada 2013. Fiquem aí com o texto do Daniel. Boa leitura e obrigado ao amigo por participar.

O bicampeão, o aposentado, a volta e as promessas para a MotoGP em 2013


A temporada 2012 de MotoGP foi bastante emocionante. Um duelo intenso pelo titulo da categoria rainha que durou até a penúltima corrida do ano, quando Dani Pedrosa, precisando da vitória, forçou demais e acabou caindo. Lorenzo conquistaria ali, o segundo titulo e também se tornaria o primeiro espanhol a conquista mais de 1 titulo na MotoGP. Pedrosa, apesar dessa queda, tem que ser aplaudido de pé por seu melhor ano na categoria. O espanhol da Honda, que é conhecido por ser bom mas extremamente irregular durante uma temporada, alavancou sete vitória esse ano, uma a mais que Lorenzo. 
O caminho do segundo titulo de Lorenzo foi o da regularidade. Na primeira metade do campeonato, venceu cinco corridas e foi ao pódio mais três vezes,todas em segundo lugar. Apenas um abandono na Holanda, quando foi acertado por Bautista na primeira curva. A sua segunda metade do campeonato foi mais na base da administração, já que estava muito distante de Pedrosa e com a queda de Stoner em Indianápolis, deixando o australiano fora de três corridas. A regularidade ficou provada com uma vitória e sete segundos lugares. Mesmo fazendo cinco poles nessa parte do campeonato, Lorenzo foi inteligente e acabou não forçando demais nas disputas com Pedrosa, já que tinha uma vantagem muito grande para Pedrosa. 

A corrida que decidiu seu titulo foi na Austrália, quando Dani Pedrosa caiu ao tentar se defender de Stoner. O espanhol da Honda chegou a levar a moto para os boxes, mas nada podia ser feito. Com o segundo lugar no final da corrida, Lorenzo acabou conquistando o titulo. O susto maior ficou por conta de sua capotada espetacular e perigosa em Valência, mas o espanhol da Yamaha saiu andando normalmente depois da queda. 

A MotoGP também vai perder muito com a aposentadoria de Casey Stoner, também bicampeão da categoria rainha. Sem dúvidas, foi um dos pilotos mais talentosos que surgiu na categoria. Sua habilidade pode ser provada de várias maneiras, mas podemos pegar apenas dois exemplos. A suas escorregadas nas saídas das curvas, controlando a sua moto de maneira bonita e até inacreditável às vezes. Outra é um depoimento que podemos pegar de Rossi esse ano, quando ele falou que só Stoner conseguiu vencer e domar a Ducati. Se Rossi, considerado se não o melhor, um dos melhores de todos os tempos, falou isso, é porque Stoner realmente tinha um talento gigantesco. 
Sua aposentadoria vem com insatisfação de algumas regras na categoria, fazendo o australiano perder a vontade que tinha de correr. Se ele não estava satisfeito mesmo, tomou a decisão certa dentro de seu ponto de vista. Mas sai pela porta da frente, com dois títulos e entre suas tantas vitórias, seis consecutivas na Austrália, seu pais. 

Valentino Rossi, depois de dois anos difíceis na Ducati, volta para a Yamaha. Mas não foram dois anos apenas de coisas ruins, mas de muito aprendizado para o considerado melhor piloto em atividade na Moto Velocidade. Foram duas temporadas em cima de uma moto difícil de domar, muitas quedas em treinos, entre outras coisas. Mas não foram apenas de momentos ruins que Rossi viveu lá, ao menos Rossi conquistou três segundos lugares (dois na França e um na Itália). 

Mas sem dúvidas, ano que vem será bem melhor pra ele pela Yamaha. Será também uma reedição da dupla com Lorenzo. Os dois não se davam nada bem na primeira vez que formaram a dupla de pilotos da equipe em 2009 e 2010. Será que eles vão brigar de novo fora das pistas no próximo ano, ou tudo será guardado apenas para as pistas? Essa pergunta só terá resposta em Losail, dia 7 de abril. 
Por fim, vamos ficar de olho nos pilotos que irão fazer suas estreias na MotoGP no ano que vem. Falando um pouco de cada um, começando pelo espanhol Marc Márquez. Campeão da Moto 2 esse ano, Márquez é o estreante que tem as maiores condições para o ano que vem pois além de ser o melhor entre os três que subiram de categoria, ainda vai estrear já na equipe oficial da Honda. O jovem espanhol só precisa ser menos afobado em algumas manobras que geraram acidentes polêmicos durante o ano. Se aprender isso, tem grandes chances de fazer um ótimo ano de estréia e até ganha algumas corridas. Porém, na teoria, será segundo piloto de Dani Pedrosa no primeiro ano na Honda. 

Outro que vai fazer sua estréia é o italiano Andrea Iannone. Depois de três terceiros lugares consecutivos na Moto 2, Iannone entra em 2012 na MotoGP pela Pramac. Não terá um equipamento competitivo como Márquez, mas ao menos terá oportunidade de demonstrar na categoria rainha que pode ser capaz de guiar motos melhores. Ele terá como companheiro de equipe, o norte-americano Ben Spies, que atravessou uma fase horrível pela Yamaha nesse ano. Em suma, enquanto um sobe de categoria, outro acabou descendo o nível da máquina que pilota. Mas menos mal para Spies que depois de um ano terrível  ainda tenha encontrado uma equipe para correr para o ano que vem. 
O último dos debutantes da Moto 2 é o britânico Bradley Smith. Assim como na Moto 2, ele também guiará pela Tech 3 na MotoGP. A principal diferença é que ele terá uma moto que utiliza peças da Yamaha. A equipe mostrou ter moto suficiente para figurar entre os primeiros, ao menos esse ano. Andrea Dovizioso, que saiu da equipe para a Ducati ano que vem, conquistou seis pódios. Seu companheiro de equipe, o também britânico Cal Cruthlow, foi ao pódio duas vezes, com muitas classificações entre os três primeiros no grid. O problemas é que Smith nunca fez nada de impressionante nas categorias inferiores, fora um segundo lugar na 125cc em 2009. Na Moto 2, não foi um piloto que tenha chamado a atenção. Mas vamos aguardar sua performance com um equipamento melhor na MotoGP. Talvez ele impressione com um equipamento melhor.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Daniel Machado disse...

Agradeço pelo convite amigo, gostei de participar do especial. Estarei de olho nos outros!