E os fãs do WRC já podem chorar (eu com certeza irei). Além da aposentadoria de Sebastien Loeb, a temporada 2013 do Mundial de Ralis teve outra baixa: Petter Solberg anunciou hoje que não competirá no próximo ano. Uma grande perda para a categoria, ao meu ver.
Solberg estreou na classe principal do WRC em 1998, participando de dois eventos a bordo de um Toyota Celica. No entanto, foi a partir de 1999 que ele entrou de vez no Mundial de Ralis com a Ford pilotando um Escort. Foi assim até o meio da temporada de 2000, quando ele se mudou para a Subaru. E com a montadora japonesa ele viveu seu melhor momento na categoria.
Vieram o primeiro pódio, na Grécia, em 2001, a primeira vitória, na Grã-Bretanha, em 2002, e o título mundial de 2003, o último antes da "Era Loeb". Porém, o norueguês foi surpreendido pela retirada da Subaru do certame em 2008. Solberg ficaria a pé. Contudo, ele montou sua própria equipe, sendo cliente da Citroen. E mostrou que ainda estava em forma. Foram três temporadas correndo com o próprio time e conseguindo resultados expressivos para uma equipe particular. Por muito pouco, não venceu alguns eventos.
Entretanto, uma hora a coisa aperta e ele se viu sem condições de manter um time. O risco de ficar de fora da temporada 2012 era iminente. Porém, a Ford resolveu lhe dar uma oportunidade, em vista que Mikko Hirvonen deixava a equipe para integrar o quadro de pilotos da Citroen. E lá foi Solberg para mais uma temporada, dessa vez, sem grandes resultados e com muitos problemas. E os problemas se estenderam com o anuncio da fábrica americana de que também deixaria o mundial. Quis o destino que Solberg terminasse sua carreira no WRC, ainda que de forma momentânea, onde começou a despontar.
Uma pena para um grande piloto que, ao longo de 14 anos, conquistou 13 vitórias, 47 pódios, 412 vitórias em especiais, 728 pontos e um título, em 175 ralis e que ainda teria lugar facilmente no mundial. E uma pena pela personalidade que Solberg é dentro do mundo dos ralis. É um dos mais queridos entre os outros pilotos e também entre os fãs da categoria.
Para 2013, suas perspectivas são de buscar algo novo, uma aventura diferente. Montar novamente uma equipe ou pagar para ter lugar em outra é uma ideia que ele descarta completamente. Realmente é muito trabalhoso buscar patrocínios e investimentos para tanto. E é algo que sempre pode atrapalhar o seu desempenho. Contudo, ainda acho que sua carreira no WRC não terminou. Apenas deu uma pequena pausa. Quem sabe ele não consegue algo para 2014, afinal tem montadora querendo entrar no certame e ter um piloto com a experiência e a capacidade de Petter, sempre ajuda.
Espero que ele retorne em breve ao WRC. Sentiremos sua falta, Petter...
Foto: NextGen-Auto.com
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