Curtinhas...

Algumas notinhas sobre a F1 chamaram minha atenção neste fim de semana, mas por motivos maiores (também conhecida como preguicite de fim de semana) não cheguei a comentar aqui, neste espaço. Porém, agora, em frente ao computador e com alguma vontade de escrever, seguem os comentários. A primeira é em relação a lista de pilotos inscritos para a temporada 2013 da categoria, divulgada pela FIA. Antes das palavras, vamos à ela.

1: Sebastian Vettel (GER), Red Bull
2: Mark Webber (AUS), Red Bull
3: Fernando Alonso (ESP), Ferrari
4: Felipe Massa (BRA), Ferrari
5: Jenson Button (GBR), McLaren
6: Sergio Pérez (MEX), McLaren
7: Kimi Raikkonen (FIN), Lotus
8: Piloto da Lotus
9: Nico Rosberg (ALE), Mercedes
10: Lewis Hamilton (ING), Mercedes
11 e 12: Pilotos de Sauber
14 e 15: Pilotos de Force India
16: Pastor Maldonado (VEN), Williams
17: Valtteri Bottas (FIN), Williams
18 e 19: Pilotos da Toro Rosso
20 e 21: Pilotos da Caterham
22 e 23: Pilotos da Marussia

Como vemos pela lista, confirmados MESMO, estão apenas os pilotos de Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes, Williams e Kimi Raikkönen, na Lotus. E não há nenhuma surpresa nisso, pois esses times não tinham muito do que fugir. Muitas dessas confirmações já haviam sido feitas ainda durante o transcorrer da temporada.
Restam assim vagas importantes, não é mesmo? É, quase isso. Apesar de não terem inscrito ainda seus pilotos, Sauber, Force India, Toro Rosso, Caterham e até mesmo a Marussia já parecem ter vagas fechadas. Na Sauber e na Toro Rosso, por exemplo, correrão Nico Hulkenberg e Esteban Gutierrez (no time de Hinwill) e Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne (na escuderia de Faenza). Já a Caterham confirmou que Charles Pic será um de seus pilotos. Na Force India e na Marussia, acredito que Paul di Resta e Timo Glock, respectivamente, também sigam no grid. Restariam assim, apenas quatro vagas.

Creio que logo, essas equipes que citei, devam comunicar oficialmente suas duplas, especialmente por Sauber e Toro Rosso. Nas outras, as negociações com pilotos pelas vagas restantes podem se arrastar um pouco mais. Com isso, novidades poderão vir apenas em 2013...

Sentiram falta de algo nessa lista? Pois é, a HRT não se inscreveu para a temporada de 2013. E se nenhum maluco comprar a equipe, o fim da escuderia é inevitável. Toni Cuquerella, diretor técnico da equipe, já disse na sexta-feira em seu twitter que havia sido escrita a última página da equipe. Um fim já anunciado há tempos de um projeto que não deu certo em três anos. Nesse período, a equipe se arrastou nas pistas mundo afora, quase sem condições de participar de um mundial. Ruim para todos que trabalhavam na escuderia. Mas, sinceramente, não fará falta.

Pra finalizar, ontem a Autosport fez ontem sua entrega de prêmios aos melhores pilotos do ano. E o campeão da temporada, Sebastian Vettel, foi eleito o piloto do ano. Prova do peso que o tricampeonato tem nesse tipo e premiação. Nada que vá mudar o preço do dólar, no entanto.
E assim como essa premiação não muda o preço do dólar, minha opinião não muda o preço do euro. Assim, posso expô-la sem perigo. Acho que, por mais que Vettel tenha seus méritos (e tem muitos) os grandes pilotos do ano pra mim são Fernando Alonso e Kimi Raikkönen. Contudo, é questão de opinião (e já falei disso em outros textos). Outros prêmios dados e que chamam a atenção. Sebastien Loeb ganhou como melhor piloto de Rali e o Citroen DS3 como melhor carro da categoria. Nenhuma novidade. O RB8 ganhou como melhor carro de corrida. Outra coisa que não é novidade, pelo desempenho fantástico nas provas finais da temporada da F1. Peter Sauber, que deixou o comando da equipe que leva seu sobrenome,  também foi lembrado por sua contribuição ao esporte levando o prêmio John Bolster. Só acho que o prêmio de melhor piloto britânico ir para Jenson Button foi um exagero. Lewis Hamilton fez uma temporada melhor... mas também não muda o preço das dilmas... Veja a lista abaixo.

Piloto nacional/jovem: Scott Malvern (campeão da F-Renault BARC) 
Piloto nacional: Gordon Shedden (campeão do BTCC) 
Troféu Pioneirismo e Inovação (honorário): Equipe médica da F1 
Troféu Pioneirismo e Inovação: Modelo Nissan DeltaWing 
Troféu John Bolster (reconhecimento pelos feitos ao esporte): Bob Dance e Peter Sauber 
Carro de rali: Citroen DS3 WRC 
Piloto de rali internacional: Sébastien Loeb 
Troféu Gregor Grant: Jimmy McRae (pai dos pilotos de rali Colin e Alister McRae) 
Piloto novato: Matheo Tuscher (vice-campeão da F2) 
Piloto britânico: Jenson Button 
Carro de corrida: Red Bull RB8 
Piloto internacional: Sebastian Vettel 
Troféu McLaren Autosport BRDC: Jake Dennis (campeão da F-Renault NEC)

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: