Um passo atrás projetando dois à frente

Na última semana a MotoGP divulgou uma lista provisória dos pilotos inscritos para cada uma de suas categorias (MotoGP, Moto 2 e Moto 3). E para a nossa, digamos, surpresa, o brasileiro Eric Granado apareceu na lista da Moto 3, como piloto da Aspar, informação confirmada pela equipe nesta segunda-feira. Um passo para trás do jovem piloto brasileiro, mas que pode significar dois passos para frente em sua carreira no futuro.

Granado estreou na principal competição sob duas rodas do mundo neste ano, na etapa de Silverstone, poucos dias depois de completar 16 anos, idade mínima para a participação na categoria, correndo pela equipe JiR. E a escolha pela Moto 2 foi baseada no fato do piloto e seu staff acreditarem que ele já não tinha mais porte físico para correr na Moto 3, que teria sido o caminho normal de estreia para ele. Sem muita experiência, Eric pouco pôde fazer nessas primeiras corridas na MotoGP, conquistando resultados sem muita expressão por conta de sua inexperiência.

Partindo então desse ponto, Eric decidiu dar um passo atrás, e recomeçar pelo caminho tradicional, fazendo uma temporada completa, pelo menos, na Moto 3, guiando pela Aspar. Em 2013, o brasileiro será companheiro do bom Jonas Folger. E acredito que esse passo atrás pode ser muito bom para o brasileiro.

Em seu comunicado à imprensa, a equipe Aspar destacou que a escolha de Eric por ir direto para a Moto 2, foi precipitada exatamente por conta de sua inexperiência. Por isso, ele estaria ganhando essa chance de correr na Moto 3 em 2013, criando assim uma base um pouco maior, sem queimar etapas. O objetivo agora, é subir gradualmente de produção, como a maioria dos pilotos. E isso, certamente, será muito bom para seu aprendizado.
Só para citar um exemplo que tem certo paralelo com esta situação (mas é só exemplo pessoal), o mesmo aconteceu com Casey Stoner, que fez apenas duas corridas na extinta 125cc em 2001 e foi direto para as 250cc no ano seguinte. Sem resultados expressivos, o australiano resolveu voltar para a classe inicial, onde ficou por duas temporadas aprendendo todos os macetes e ganhando cancha. Em 2005, foi vice campeão das 250cc, subindo na temporada seguinte para a categoria rainha, da qual foi campeão já em 2007 e no ano passado, tornando-se um dos grandes dos últimos anos e da história.

Claro que não podemos dizer que o mesmo vá acontecer com Eric. Sequer sabemos se ele chegará na MotoGP um dia. Tudo vai depender exclusivamente dele, de como aproveitará suas chances e de como se desenvolverá como piloto. E é exatamente isso que essa mudança da Moto 2 para a Moto 3 tentará lhe prover: um melhor desenvolvimento como piloto. Tendo uma boa base, será mais fácil de ele evoluir nos próximos anos e assim se mostrar competitivo na classe que for. 

Acho que a mudança lhe fará bem e trará muitos benefícios. Resta torcer agora por Eric conseguir desenvolver todo seu potencial.

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Daniel Machado disse...

Eu estava torcendo pro Granado ir pra Moto 3, porque lá ele pode aprender mais e melhor com uma temporada completa. Ele pode ter tempo para se adptar a categoria, para depois sim subir novamente pra a Moto 2 e MotoGP no futuro. COmo você disse, é um passo dado pra trás agora para dar dois à frente no futuro.