Os primeiros treinos livres da MotoGP em Losail

E teve pontapé inicial a temporada 2013 da MotoGP no circuito de Losail, no Qatar. Nesta quinta-feira aconteceram o primeiro treino livre da categoria rainha, e as duas primeiras praticas da Moto 2 e da Moto 3. Vamos a um pequeno resumo do que se passou na noite qatariana.

MotoGP


Na MotoGP, diferentemente do que vimos durante os testes coletivos, não houve uma disputa muito intensa entre Yamaha e Honda e sim um domínio da Yamaha, que colocou três pilotos nas três primeiras posições da tabela de tempos. O atual campeão Jorge Lorenzo ficou com a melhor marca, seguido do britânico Cal Crutchlow, da Tech 3 e do Doutor Valentino Rossi, que liderou boa parte da sessão. A diferença entre eles foi de apenas 0s071.
Jorge Lorenzo liderou trinca da Yamaha em treino da MotoGP em Losail. Cal Crutchlow e Valentino Rossi vieram em seguida
Em quarto, apareceu Marc Marquez, a bordo da primeira moto da Honda, mais de meio segundo atrás da trinca da Yamaha. Alvaro Bautista (Gresini), Stefan Bradl (LCR) e Dani Pedrosa, com as outras motos da marca, ficaram, respectivamente, entre o sexto e o oitavo lugares. Já Bradley Smith, companheiro de Crutchlow na Tech 3, foi o 11º.

A diferença entre Yamaha e Honda nesse primeiro treino foi significativa. Mas ainda parece cedo para analisar as chances das duas fábricas nesta prova. Esse foi o primeiro de quatro treinos livres antes da classificação e também o primeiro treino livre do ano para uma prova. Não dá pra saber, ao certo, em que condições cada time treinou. Vamos acompanhar os próximos ensaios.

Ainda nessa esteira, vemos o caso da Ducati. Andrea Dovizioso conseguiu um belo quinto lugar nesse primeiro treino livre para o time italiano. Já Nicky Hayden foi apenas o décimo, enquanto Andrea Ianone e Ben Spies, com a Pramac, cliente da Ducati, ficaram em 12º e 13º respectivamente. Dá pra saber qual é a real posição do time no momento? Creio que não.
Com nono lugar a bordo de uma CRT no primeiro treino livre em Losail, Aleix Espargaró foi um dos destaques do dia
Mesmo ainda estando no início, é bom destacar também o excelente nono lugar de Aleix Espargaró, com uma moto CRT. O espanhol tem sido, de longe, o melhor piloto desta, digamos, categoria, que aos poucos vai evoluindo.

Nesta noite no Qatar, tarde aqui no Brasil, acontecem mais dois treinos livres da MotoGP.

Moto 2


E a família Espargaró tem mesmo motivos para estar feliz. Se Aleix vai muito bem na categoria principal, mesmo pilotando uma CRT, na Moto 2 seu irmão mais novo, Pol, é o grande destaque. Vice campeão da classe no ano passado, o espanhol surge como um dos favoritos ao título nesta temporada. E nos dois primeiros ensaios em Losail, ele já mostrou que estará nas cabeças, ficando com a liderança no TL1 e o terceiro lugar no TL2.
Na Moto 2, a briga pela primeiras posições promete se intensa. Vários pilotos têm condições de andar entre os ponteiros
Porém, a concorrência de Espargaró será grande, a começar por seu companheiro de equipe, Esteve Rabat, que também andou muito bem nesse primeiro dia de treinos, sempre entre os três primeiros. Aliás, por falar em trincas, o bom japonês Takaaki Nakagami, que liderou o TL2, também andou entre os três primeiros nos dois treinos. Ou seja, esses três pilotos se revezaram na ponta.

E ainda há nomes importantes como Nico Terol, Scott Redding, Simone Corsi, entre outros, que sempre andam entre os ponteiros e que podem melhorar suas performances e entrar na briga.

O TL3 da Moto 2 acontece nesta noite no Qatar, tarde no Brasil.

Moto 3


Na Moto 3, Jonas Folger, Luis Salom e Alex Rins dominaram as praticas, se revezando nas três primeiras posições nos dois treinos da classe em Losail. Folger foi o mais veloz no TL1, enquanto Salom ficou com a melhor marca no TL2. Aliás, nessa trinca estão três dos favoritos ao título da categoria neste ano. A briga vai começar cedo em 2013.
Eric Granado estreia neste fim de semana na Moto 3. Brasileiro ainda busca maior adaptação à categoria
Outro grande favorito à conquistar o título da categoria, Maverick Viñales, teve um desempenho um pouco mais discreto, com um 10º e um 9º lugares respectivamente. Mas é bom lembrar que o espanhol se recupera de uma cirurgia na mão, fruto de um acidente na última bateria de testes coletivos. 

Já o brasileiro Eric Granado fechou os dois ensaios com o 24º e o 21º lugares, nessa estreia na Moto 3 enquanto a jovem Ana Carrasco, uma das atrações da categoria nesse ano, fechou o dia com a 27ª e a 31ª posições.

O TL3 da Moto 3 acontece nesta noite no Qatar, tarde no Brasil.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: