E na segunda-feira...

E vamos para o resumão do fim de semana começando o giro pela MotoGP, com o texto que, originalmente, seria publicado após a corrida, mas que não foi, por motivos de eu ter um computador muito ruim. No restante, pequenos resumos do que vi.

MotoGP


E Jorge Lorenzo fez o que dele se esperava. Venceu a etapa de abertura do mundial da MotoGP, em Losail, sem muitas dificuldades. E o espanhol já desponta como grande favorito àquele que seria seu terceiro título na classe, o segundo consecutivo.

Largando na pole, Lorenzo não deu sopa pro azar e contornou a primeira curva na liderança. Isso foi fundamental, pois a partir daí ele pôde controlar o ritmo da prova. E não demorou muito para ele abrir vantagem em relação aos rivais.
Jorge Lorenzo começou 2013 vencendo em Losail e dando pinta de que é o grande favorito ao título em 2013
Sem ser incomodado durante toda a etapa, o atual campeão apenas passeou pelo circuito pelas 22 voltas, sem correr riscos, garantindo assim um grande início de campanha. Venceu e convenceu.

Contudo, Lorenzo não foi o grande nome da prova. Esse papel ficou nas mãos daquele que é o piloto mais carismático é vencedor do atual grid e um dos maiores da história. Falo, claro, de Valentino Rossi.
O Doutor partiu da sétima posição e nas primeiras voltas andava em terceiro. Porém, ao tentar superar Dani Pedrosa, o italiano errou e voltou para o sétimo lugar. Com muita dificuldade, ele conseguiu superar Andrea Dovizioso e Stefan Bradl e partiu a caça do grupo que ia a frente, formado por Cal Crutchlow, Marc Márquez e Dani Pedrosa.

Rossi conseguiu chegar e foi superando um a um, primeiro Crutchlow, depois Pedrosa e por último Márquez. Coisa de gênio. Nos giros finais, ainda suportou um ensaio de pressão de Márquez. Um grande retorno de Rossi à Yamaha e uma bela forma de se retornar ao pódio.
De volta à Yamaha, Valentino Rossi foi o grande nome da prova, com grandes ultrapassagens e um segundo lugar
Márquez, em sua estreia, foi o terceiro colocado, com uma prova muito consistente e agressiva. O jovem espanhol não errou e não se fez de rogado atrás de Dani Pedrosa, seu companheiro. Após várias voltas atrás de Dani, estudando o melhor momento para ultrapassar, Marc foi pra cima e superou o compatriota. Acabou perdendo o segundo posto para Rossi, mas a corrida que fez é para animar. Deixou uma boa impressão.

Já Dani Pedrosa não teve muito o que comemorar. Em um fim de semana cheio de problemas, o espanhol até que se resolveu no sábado, cavando um lugar na primeira fila. Na corrida, vinha bem, em segundo. Mas não suportou as melhores performances de Marc Márquez e de Valentino Rossi. Terminou em quarto, fora do pódio e de cara amarrada. Cal Crutchlow fechou em quinto, após um fim de semana bem promissor. O inglês foi muito bem em todos os treinos, largou em segundo e poderia ter alcançado algo melhor até. Contudo, provou que a Tech 3 é a terceira força do mundial e que ele vai dar trabalho para as duplas dos times de fábrica. Na corrida, só um erro, quando ele passou reto na reta principal ao ser superado pelo Doutor. Mas nada que o comprometesse.
No pódio, dupla da Yamaha e o estreante Marc Márquez, que também teve bom destaque neste domingo
Alvaro Bautista, em prova mais discreta, foi o sexto, logo a frente do quarteto da Ducati. Andrea Dovizioso e Nicky Hayden, do time de fábrica, vieram em sétimo e oitavo, respectivamente. Andrea Ianone e Ben Spies, em nono e décimo, com a Pramac. Nada além do esperado, apesar de Dovizioso ter andado bem nos treinos e se classificado em quarto. Ao que me parece, as motos italianas são rápidas, mas lhes faltam consistência.

Entre as CRT, Aleix Espargaró foi o melhor, terminando em 11º, depois de andar parte da prova entre os dois protótipos da Pramac. Um excelente resultado do espanhol.

Moto 2


E o mundial de Moto 2 começou com uma prova um tanto quanto morna, pelo menos nas disputas pela vitória, que ficou com aquele que talvez seja o principal favorito ao título, o espanhol Pol Espargaró.

Largando da pole, Espargaró deu uma vacilada no início, caindo para o terceiro posto, mas aos poucos conseguiu impor um bom ritmo pra superar o japonês Takaaki Nakagami e o inglês Scott Redding, esse último a cinco voltas para o fim. Nas últimas voltas ainda soube se defender dos ataques de Redding. Um ótimo início de campanha para o atual vice campeão da classe.

Redding foi o segundo, depois de uma boa prova. O inglês pulou de quarto para segundo e depois de algumas voltas ultrapassou o japonês Nakagami para liderar a etapa por algumas voltas. Contudo, não pôde conter Espargaró, já na reta final da corrida. O inglês até tentou dar o troco nos últimos giros, mas sem sucesso.
Pol Espargaró abriu a temporada da Moto 2 com vitória em Losail. Espanhol é o favorito ao título da temporada
Em terceiro veio Nakagami, que surpreendeu pulando na frente durante a largada e parecia ter ritmo para vencer. Entretanto, o japonês perdeu desempenho aos poucos, provavelmente por desgaste excessivo dos pneus e acabou caindo para terceiro. Mesmo assim, nada mau para Takaaki que subiu ao pódio pela primeira vez.

No mais, algumas boas disputas no meio do grid, especialmente pelo quarto lugar, que ficou indefinida até a última volta. O suíço Dominique Aergater terminou na posição.

Moto 3


A Moto 3 começou com belas disputas como já era de se esperar. Em Losail, cinco pilotos despontaram e proporcionaram uma grande briga pelo primeiro lugar. No fim, esse pelotão cruzou a linha de chegada com menos de um segundo de diferença.

A vitória ficou com o espanhol Luis Salom, que deu o bote no início da última volta, quando vinha em terceiro. Salom liderou boa parte da corrida se revezando com Alex Rins na posição, mas acabou perdendo alguns postos no meio. Mesmo assim, Salom se manteve no grupo, o que lhe deu a chance de atacar no fim e conquistar sua terceira vitória na classe.

A segunda posição terminou nas mãos do talentoso Maverick Viñales, que mesmo sem estar 100% fisicamente, por conta de uma operação na mão direita (ele perdeu a ponta do dedo anelar após um acidente durante os testes coletivos) andou muito bem e também esteve próximo da vitória, apesar de pouco ter liderado. O piloto da moto 26 ficou a apenas 0s006 a frente de Alex Rins, o terceiro, outro que andou muito bem, mas que perdeu desempenho no fim.
Em prova bastante disputada na Moto 3, espanhol Luis Salom conseguiu superar os rivais na última volta e venceu
Fechando a quadra espanhola, veio o irmão mais novo de Marc Márquez, Alex, que mostrou que também é talentoso. Alex deu trabalho aos pilotos mais experientes, especialmente a seu companheiro Rins, chegando a liderar a prova. Mas no fim, prevaleceu a maior rodagem dos adversários. Contudo, o Márquez mais novo já deu seu cartão de visitas a todos. É um nome pra ficarmos de olho. Único não espanhol do grupo, o alemão Jonas Folger ficou em quinto.

Em sua estreia na Moto 3, o brasileiro Eric Granado foi o 26º. Ainda está se adaptando à nova categoria e às pistas, que ainda não conhece. Já a espanhola Ana Carrasco teve uma boa prova e terminou em 20ª.

Indy


Vi o início e a metade final da segunda etapa da Indy, em Barber, Alabama, prova vencida por Ryan Hunter-Reay, que teve no pódio as companhias de Scott Dixon e de Helio Castroneves, novo líder do certame.

Achei a prova bastante morna, com poucas disputas que valessem a pena e raros momentos de emoção. No quesito resultados, bom para os três primeiros, que também ocupam as três primeiras posições no campeonato, com Helinho na frente seguido por Dixon e Hunter-Reay.
Ryan Hunter-Reay se recuperou do mau início em St. Petesburg e venceu segunda etapa da Indy, em  Barber
Entre os outros brasileiros que correram em Barber, Tony Kanaan ficou em um discreto 13º lugar e Bia Figueiredo abandonou. Um adendo: que fase vive Dario Franchitti. O escocês abandonou as duas primeiras etapas do ano e é o último na classificação.

F-Truck


Vi alguns pedaços da F-Truck também, que correu em Londrina neste fim de semana. Vitória de Paulo Salustiano, debaixo de uma chuva torrencial, que resolveu cair no meio da corrida. Regis Boessio, Diogo Pachenki, Leandro Reis e André Marques completaram o pódio da etapa.

WSR


Vi a reprise também da segunda prova da World Series by Renault, em Monza. Vitória do promissor português Antonio Felix da Costa, seguido pelo dinamarquês Kevin Magnussen (filho de Jan Magnussen) e pelo belga Stoffel Vandoorne, líder do campeonato e vencedor da primeira prova, em que Costa abandonou. Magnussen é o segundo na tabela. Gostei muito do que vi desses três pilotos.
Antonio Felix da Costa venceu a segunda bateria da etapa de abertura da World Series by Renault em Monza
Entre os brasileiros, o melhor resultado foi o de Pietro Fantin, um bom sétimo lugar na segunda bateria. André Negrão foi o 13º e Yann Cunha o 15º. Lucas Foresti abandonou. Na corrida um, Negrão tinha sido o 11º enquanto os outros abandonaram.

Cinema


Sim, temos cinema por aqui também. Isso porque hoje foi divulgado o trailer oficial do filme "Rush", que falará sobre a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt. Eu vi e achei muito bom. Estou ansioso para o lançamento do filme. Vejam vocês o trailer e tirem suas conclusões.



Fotos: MotoGP.com, IndyCar.com e WorldSeriesbyRenault.fr
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: