Na China, Fernando Alonso acabou com seu jejum de vitorias e voltou ao lugar mais alto do pódio De forma dominante o espanhol não deu sopa para o azar e comandou a terceira etapa do mundial de F1. Com o triunfo, ele chegou a sua 31ª vitoria na carreira, se igualando ao inglês Nigel Mansell e se recuperou do mau resultado obtido na Malásia. Está firme e forte na briga pelo tri.
Alonso, o dominador
Certamente, o espanhol Fernando Alonso foi o grande nome do GP da China. Com um desempenho dominante durante toda a prova e uma ótima estratégia, o bicampeão venceu a terceira corrida do ano sem muitas dificuldades, imprimindo sempre um ritmo muito forte.
Alonso venceu porque soube colocar em prática uma boa estratégia, soube ler bem o que acontecia na pista e avaliar e gerenciar seus compostos, a grande chave para essa prova. Partindo da terceira posição, com pneus macios, logo na primeira curva ele já ocupava a vice liderança, aproveitando-se do mau início de Kimi Raikkönen. Com cinco giros, já deixava para trás o pole e líder Lewis Hamilton e começava aí a pôr em pratica sua estratégia de três paradas.
Dominante, Fernando Alonso voltou a vencer na F1. Triunfo o coloca na terceira posição no mundial de pilotos |
O ferrarista fez uma grande corrida e mereceu o triunfo, sem a menor sombra de duvidas, se recuperando, assim, do acidente no GP da Malásia. Soube colocar em pratica o plano traçado por ele e pela equipe. Destaque também para a Ferrari, que lhe deu um bom carro neste fim de semana. Desemprenho digno de campeão e que o coloca bem na briga. Se repetir essa performance mais vezes, tem tudo para disputar o tri.
Raikkönen se recupera e supera Hamilton; Vettel é o quarto
Assim como Alonso, outro piloto conseguiu colocar em pratica uma boa estrategia foi Kimi Raikkönen. O finlandês fez uma largada terrível caindo de segundo para quarto, mas conseguiu se recuperar durante a prova. Com um bom ritmo, Raikkönen sempre acompanhou Lewis Hamilton em uma briga virtual pelo segundo lugar. Porem, não conseguia superar o inglês na pista. Foi ai que o piloto da Lotus deu o `pulo do gato`. Na ultima rodada de pits, Kimi resolveu parar um pouco antes do adversário e foi premiado, pois soube se aproveitar do fato de ter pneus novos para andar bem mais rápido do que Hamilton por algumas voltas, tirando assim a diferença e superando-o.
Lewis, por sua vez, pouco pode fazer. Mesmo partindo da posição de honra, ele acabou não sendo páreo para Alonso. Restou ao campeão de 2008 então brigar pelo segundo posto, que também foi perdido, como dito acima. O grande vilão para isso foi o próprio carro da Mercedes, que não tem la um consumo satisfatório de borracha. Com pneus rapidamente desgastados, não restou muito o que fazer para ele, a não ser segurar o ultimo lugar no pódio, muito ameaçado nas voltas finais por Vettel.
Lewis Hamilton ficou boa parte da corrida na frente de Kimi Raikkonen. Mas no fim, o finlandês superou o inglês |
Na estrategia, Button leva McLaren ao quinto lugar; Massa é o sexto e alguns destaques
Largando em oitavo e com compostos médios, Jenson Button optou por uma tática mais agressiva para tentar obter um resultado melhor. E conseguiu. O campeão de 2009 fez apenas duas paradas nos boxes e tentou gerenciar da melhor maneira o consumo de borracha em seu MP4-28. Nessa estrategia diferente, ele conseguiu deixar para trás muitos pilotos que iam a sua frente e até liderou algumas voltas. No fim, colocou os pneus macios que lhe garantiram um lugar no top 5. Corrida inteligente do britânico.
Já Felipe Massa não teve um dia muito bom. O brasileiro largou bem, é verdade pulando de quinto para terceiro. Ele ainda acompanhou Fernando Alonso na ultrapassagem em Lewis Hamilton - uma bela manobra - para assumir o segundo lugar e parecia ter condições de garantir um pódio. Porém, ele acabou permanecendo muito tempo na pista em seu primeiro stint, o que arruinou suas chances. Voltando no meio do grid e sem um ritmo bom, Massa sofreu atras de pilotos de times médios e foi ficando para trás Ainda assim, conseguiu supera-los para finalizar em sexto.
Estrategia bem aplicada fez Jenson Button levar a McLaren ao quinto lugar neste domingo em Xangai |
O oitavo foi o escocês Paul di Resta, outro que andou bem. Largando no meio do grid, ele conseguiu escalar o pelotão e deu muito trabalho para Felipe Massa. Fez uma boa prova. Romain Grosjean foi o nono e não fez la grande coisa. Nico Hulkenberg fechou o top 10, com a Sauber. O alemão teve um inicio de prova espetacular, ultrapassando carros teoricamente mais velozes e até liderou algumas voltas. Mas aos poucos perdeu rendimento e salvou apenas um pontinho.
Entre os destaques negativos, podemos colocar Mark Webber, Esteban Gutierrez e Sergio Perez. O primeiro não anda em boa fase. Depois dos problemas e da punição no sábado o australiano largou dos boxes. Logo na primeira volta, se desfez da obrigatoriedade de usar os pneus macios, fazendo a mudança para os médios e vinha numa prova até interessante. Mas se envolveu em um toque com Jean-Eric Vergne que acabou avariando sua suspensão traseira, o fazendo abandonar, depois de perder uma das rodas de seu carro.
Esteban Gutierrez, por sua vez, causou o acidente mais bisonho do dia, ainda no inicio da prova, ao perder o ponto de freada na reta oposta e atingir Adrian Sutil, que nada tinha a ver com a historia. Ambos abandonaram. Já Sergio Perez tentou por em pratica a mesma estrategia de seu companheiro, Jenson Button. Mas não teve sucesso. Resultado? Ficou de fora da zona de pontuação.
Acidente com Jean-Eric Vergne acabou com a corrida de Mark Webber. Roda do carro se soltou quando ele ia para os boxes |
No mais...
... nada de muito interessante. Os dois carros da Williams terminaram a prova. Mas os carros são horríveis. Entre as nanicas, a Marussia levou vantagem novamente sobre a Caterham, com Jules Bianchi mais uma vez liderando esse pelotão. Deverá ser a tônica dessa disputa.
Na próxima semana a F1 volta para o GP do Bahrein.
Resultado final
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 56 voltas em 1h36min26s945
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 10s1
3º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 12s3
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 12s5
5º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 35s2
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 40s8
7º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 42s6
8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 51s0
9º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 53s4
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 56s5
11º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1min03s8
12º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1min12s6
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1min33s8
14º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1min33s5
15º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
16º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
17º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1 volta
18º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
Abandonaram
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) na volta 22
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) na volta 16
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) na volta 6
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) na volta 5
Volta mais rápida: Sebastian Vettel (Red Bull), 1min36s808
Fotos: GPUpdate.net
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