Em Xangai, Lewis Hamilton sobrou e conquistou sua primeira pole position pela Mercedes. Com o tempo de 1min34s484, o campeão de 2008 foi pouco mais de dois décimos mais veloz do que o segundo colocado, Kimi Raikkönen, e parte como um dos favoritos à vitória amanhã. Abaixo, uma pequena análise do que aconteceu.
Hamilton sobra; Mercedes, Lotus e Ferrari dominam
Em sua primeira pole pela Mercedes, Lewis Hamilton sobrou. Sobrou não no sentido de marcar um temporal, muito a frente de seus adversários. Sua diferença para o segundo colocado foi de pouco menos de três décimos. Contudo, digo que o inglês sobrou porque ele dominou não apenas as três fases da classificação como também andou pouco. Foram apenas nove voltas, o que faz com que ele tenha dado apenas três voltas por fase: a de aquecimento, a volta rápida e a de desaceleração.
Isso foi parte da estratégia da Mercedes para poupar pneus. Aliás, o desgaste dos compostos têm feito as equipes quebrarem a cabeça para traçar a estratégia mais eficiente para o domingo. Tanto que no top 10 teremos pilotos largando com os compostos macios e outros com os médios. Ou seja, devemos ver uma prova equilibrada.
Lewis Hamilton comemora sua primeira pole position guiando a Mercedes. Inglês sobrou na classificação |
Voltando a Hamilton, ele parte como um dos principais favoritos à vencer amanha. A Mercedes possui um carro muito rápido e que se encaixou bem ao circuito de Xangai. Tanto que o campeão de 2008 e seu companheiro, Nico Rosberg - atual vencedor do GP da China - sempre estiveram entre os líderes. Na hora da decisão, Hamilton se saiu melhor, enquanto Nico é o quarto. Mas o alemão, que também seguiu uma estratégia semelhante, dando nove voltas também, é outro nome para ficarmos de olho. Reta saber como será o comportamento do carro durante a prova e se o W04 não desgastará muito os compostos. Essa parece ser a chave para a vitória neste fim de semana.
Lotus e Ferrari fazem companhia à Mercedes. Kimi Raikkönen estará ao lado de Hamilton na primeira fila. O finlandês é outro piloto em quem devemos prestar atenção, pois pelo que vimos dele e do E21 na Austrália, etapa que venceu, a Lotus tem um carro bastante equilibrado e que gasta pouca borracha. O outro carro do time, guiado por Romain Grosjean, sai em sexto. Quanto a Ferrari, sabemos também que eles têm um bom ritmo de corrida, além de aparentarem bastante velocidade neste fim de semana. Alonso abre a segunda fila e sabemos que o espanhol trabalha bem a questão de desgaste de pneus e que também larga bem. Massa parte de quinto e é outro piloto bom de largada. São dois candidatos a, no mínimo, pódio.
Red Bull decepciona; Toro Rosso surpreende
A grande decepção do dia ficou por conta do desempenho ruim da Red Bull. Sebastian Vettel parte apenas da nona posição, apesar de ter uma estratégia diferente. O alemão sai com pneus médios, apostando em uma maior durabilidade destes compostos para ganhar posições. Mesmo assim, ele poderia ter partido um pouco mais à frente caso não tivesse errado em sua volta.
Já Mark Webber teve problemas durante o Q2 e ficou por lá mesmo. Ele parou na pista no meio da sessão, com problemas na bomba de combustível. E o que parecia estar ruim para o australiano ficou pior, porque com o abandono da classificação, ele foi punido e sai em último uma vez que sua equipe não conseguiu providenciar a amostra obrigatória de combustível para inspeção. Que fase!
Daniel Ricciardo levou a Toro Rosso ao Q3 e parte em sétimo, à frente das duas Red Bull. Isso não acontecia desde 2008 |
Se a prima rica não foi bem, a prima pobre se destacou. Sim, a Toro Rosso teve um representante no Q3. Daniel Ricciardo fez um belo treino e conseguiu chegar à última fase do classificatório. O australiano parte da sétima posição, logo atrás dos carros de Mercedes, Lotus e Ferrari. Uma boa notícia para o time, que pode ir buscar pontos importantes nesse início de mundial. Já Jean-Eric Vergne parte da 15ª colocação.
McLaren segue devendo, Sauber vai ao Q3 e Force India fica pelo caminho
Sim, a McLaren aparentou uma melhora neste fim de semana, tanto que Jenson Button foi mais consistente e chegou ao Q3, onde alcançou o oitavo posto, também utilizando uma estratégia diferente, de largar com pneus médios. Porém, o time inglês ainda deve. Assim como o mexicano Sergio Perez, 12º no grid, também deve. Até agora ele não teve nenhuma performance de destaque pela equipe de Woking. Claro, dependendo das estratégias, os dois pilotos poderão avançar bem na corrida. Mas um oitavo e um 12º lugares ainda são pouco para o time.
Completando o top 10, em décimo, apareceu Nico Hulkenberg com a Sauber. O alemão não andou no Q3. Esse é um bom resultado para o time suíço, que parece ir se recuperando. Hulkenberg é um bom piloto e vem liderando o time. Poderá conquistar um bom resultado em XAngai. Já seu companheiro, o novato Esteban Gutierrez, ficou ainda no Q1 e parte em 17º.
Nico Hulkenberg foi bem e parte da décima posição com sua Sauber. Equipe parece estar evoluindo |
O que me surpreendeu foi a Force India ficar pelo Q2. Após duas boas apresentações, em Melbourne e em Sepang - apesar dos abandonos nessa última - o time indiano ficou pelo caminho na classificação. Apesar disso, acredito que tanto Adrian Sutil quanto Paul di Resta são candidatos a chegarem na zona de pontuação.
No fundo, nada muda
A Williams segue indo mal das pernas nesse início de 2013. O time de Grove terá Pastor Maldonado em 14º e Valtteri Bottas em 16º, este último ficando pelo Q1. Jules Bianchi segue liderando a turma das nanicas. Não chegou a ficar perto da Sauber de Gutierrez ou da Williams de Bottas, mas ficou bem à frente de seu companheiro Max Chilton e da dupla da Caterham. E a Marussia segue tendo vantagem sobre a Caterham...
Grid de largada
1º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min34s484 (9 voltas)
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min34s761 (11)
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min34s788 (12)
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min34s861 (9)
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min34s933 (12)
6º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min35s364 (9)
7º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min35s998 (15)
8º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2min05s673 (12)
9º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) sem tempo (13)
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) sem tempo (11)
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min36s287 (9)
12º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min36s314 (10)
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min36s405 (11)
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min37s139 (10)
15º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min37s199 (12)
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min37s769 (3)
17º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min37s990 (5)
18º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min38s780 (6)
19º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min39s537 (3)
20º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min39s614 (6)
21º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min39s660 (6)
22º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) (*) 1min36s679 (6)
(*) Punido
Fotos: GPUpdate.net
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