Ogier sobra e dispara na liderança do Rali de Portugal

E o sábado em Portugal foi excelente para a Volkswagen, no rali local. Líder do primeiro dia e o homem a ser batido à essa altura do campeonato, o francês Sebastien Ogier ampliou sua vantagem na liderança e está cada vez mais próximo da terceira vitória em quatro etapas do WRC. De quebra, o finlandês Jari-Matti Latvala ainda não bateu e assim assumiu a vice liderança da etapa, dando à VW uma dobradinha provisória.

Volkwagen tem dia perfeito


O dia perfeito para os alemães começou logo na primeira especial do sábado, a SS6. Além da vitória de Jari-Matti, o espanhol Dani Sordo, segundo colocado naquele momento, acabou sofrendo um acidente que o forçou a abandonar a disputa.

Dessa forma, a pressão a que Ogier estaria sujeito caso Sordo mantivesse o bom ritmo da sexta, dissipou-se e o francês pôde andar mais tranquilo. O resultado de tudo isso foram as quatro vitórias em seis especiais. Ogier dominou da SS8 à SS11 e colocou mais de trinta segundos de vantagem para Latvala. O líder do mundial deu mais um passo enorme para vencer e disparar ainda mais na liderança. Só uma tragédia lhe tira o triunfo amanhã.
Sem ser pressionado, Sebastien Ogier sobrou neste sábado em Portugal e deu grande passo para nova vitória
Quanto a Latvala, o finlandês, além de vencer o estágio inicial, a SS6, venceu também o seguinte, a SS7, chegando a ensaiar uma ameaça ao companheiro. Mas parou por aí. Sebastien passou a dominar o restante do dia e acabou por pulverizar as chances do piloto do carro #7 lhe incomodar. Se tem poucas chances de superar Ogier, pelo menos Latvala conseguiu uma boa distancia - que ultrapassa os trinta segundos - do terceiro colocado, seu compatriota Mikko Hirvonen. Se não fizer besteira ou tiver problemas, Latvala terá seu lugar no pódio confirmado neste domingo.

Pra finalizar, o norueguês Andreas Mikkelsen, que corre pelo segundo time da Volkswagen, também vem fazendo uma bela apresentação e ocupa o sexto lugar, onde deverá se manter neste domingo, pois está muito atrás do quinto colocado, mas bem à frente do sétimo.

Citroen segue com Hirvonen


Com o abandono de Dani Sordo, a Citroen tem apenas Mikko Hirvonen competindo por seu time oficial. O finlandês, contudo, está longe de conseguir algo maior do que um terceiro lugar. Após ter terminado a sexta-feira na quarta posição e relativamente na briga pela vitória, o sábado de Hirvonen não foi dos melhores. O finlandês foi, especial a especial, perdendo terreno e agora se encontra a mais de um minuto atrás do líder e a mais de meio minuto atrás do segundo colocado.

Apesar disso, ele tem uma terceira posição livre de ameças. Se nada de estranho ocorrer com ele, ou com a dupla da VW, Hirvonen deve confirmar presença no degrau mais baixo do pódio. É o máximo que ele pode fazer.
Único carro do time principal da Citroen no evento, Mikko Hirvonen deve garantir um lugar no pódio com terceiro posto
Já o árabe Khalid Al Qassimi vem na nona posição com o segundo time da marca francesa. Ele conseguiu superar o tcheco Martin Prokop na última especial do dia e entra no domingo com 0s1 de vantagem. Deverá terminar na zona de pontuação, brigando entre o oitavo e o décimo.

Equipes clientes da Ford fecham o top 5; novidades no top 10


O russo Evgeny Novikov e o qatari Nasser Al Attiyah, da Qatar M-Sport WRT e da Qatar WRT, respectivamente, fecham o top 5 em quarto e quinto. O rápido Novikov segue bem longe de Hirvonen e não tem como incomodar o finlandês na briga pelo pódio. No entanto, o quarto lugar já mostra uma boa evolução do russo, que é meio estabanado em certos momentos.

O príncipe do Qatar, por sua vez, segue longe de Novikov mas possui uma boa vantagem em relação a Andreas Mikkelsen. É outro que deve manter neste domingo a posição alcançada neste sábado, o que não é nada mal.

Quanto aos outros pilotos desses times, Mads Ostberg alcançou o 12º posto e dificilmente deve passar disso. Uma pena, pois ele vem mostrando nas especiais que se não fosse o acidente que sofreu na SS3, estaria brigando por um lugar no pódio, pelo menos. Já o holandês Dennis Kuipers faz um rali bastante regular e ocupa a sétima posição. Como já foi dito, o tcheco Martin Prokop é o décimo.

Classes menores


Nas classes menores, o grande destaque é o finlandês Esapekka Lappi, líder do WRC2 e oitavo colocado no geral. Na sexta, ele já tinha finalizado em 12º e contou com alguns problemas de pilotos como Thierry Neuville e Michal Kosciuszko para chegar à zona de pontuação geral. Em sua categoria, está muito à frente do segundo colocado, o alemão Sepp Wiegand, 11º no geral.
Em mais um dia cheio de problemas, Robert Kubica foi forçado a se retirar do evento na última especial do dia
Ainda no WRC2, o polonês Robert Kubica teve de abandonar a etapa, vítima de diversos problemas hidráulicos. As complicações tiveram início da na parte da manhã, fazendo com que ele perdesse muito tempo. À tarde, os problemas persistiram e ele acabou abandonando quando faltavam apenas 700 metros para finalizar o dia.

No WRC3, a liderança é do francês Bryan Bouffier, 15º no geral, muito a frente do vice líder, o também francês Sebastien Chardonnet. Já na classe Junior, o sueco Pontus Tidemand segue na ponta, a frente do espanhol Jose Suarez. Os dois ocupam, respectivamente a 21ª e 22ª posições no geral.

Amanhã, mais quatro especiais completam o rali.

Resultado após o segundo dia do Rali de Portugal

1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 2h36min55s1
2. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 34s8
3. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 1min08s5
4. Evgeny Novikov (RUS/Qatar M-Sport Ford) a 4min23s9
5. Nasser Al-Attiyah (QAT/Qatar Ford) a 6min19s2
6. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 7min22s3
7. Dennis Kuipers (HOL/Qatar Ford) a 8min29s0
8. Esapekka Lappi (FIN/Skoda) a 10min49s3
9. Khalid Al Qassimi (EAU/Citroen) a 11min09s9
10. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 11min10s0

Fotos: RallydePortugal.pt
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: