Resumo do domingo

Aí vai o resumão do domingo.

F1


Em Sakhir, vitória fácil, dominante de Sebastian Vettel em uma corrida bem movimentada. O alemão assumiu a ponta logo no início e dela só saiu durante duas das três paradas que fez. Na última, tinha uma vantagem tão grande para o segundo que sequer foi ameaçado. O tricampeão foi absoluto. Mais absoluto até do que Fernando Alonso, uma semana atrás, em Xangai.

Fiquei surpreso com o excelente desempenho demonstrado por Vettel e pela RBR, mais pelo desempenho demonstrado por suas rivais (Ferrari e Lotus) do que pelos rubro taurinos poderiam fazer. Não acreditava que eles pudessem dominar de forma tão ampla. Méritos para a equipe e para Vettel, um piloto excepcional.

Completaram o pódio os dois pilotos da Lotus, Raikkönen em segundo e Grosjean em terceiro. Ambos apostaram em uma tática de retardar suas paradas, aproveitando o excelente gerenciamento de consumo de pneus do E21 e deu certo. Sólidos e agressivos, quando necessário, os dois superaram os rivais e levaram seus troféus para casa. Os três estiveram no mesmo pódio há um ano.

Quarto, Paul di Resta foi outro bom destaque da prova. Em determinados momentos o escocês parecia em condições de cavar seu lugar no pódio, também se utilizando de uma estratégia semelhante a da Lotus. Porém, ele acabou superado por Grosjean na parte final, o que não apaga sua boa performance hoje. Lewis Hamilton, discreto durante boa parte da prova, teve uma recuperação surpreendente no fim e conseguiu, depois de uma bela disputa com Mark Webber por algumas voltas, o quinto lugar, meio que salvando o dia da Mercedes, que viu Rosberg partir na pole e terminar em nono apenas. Aliás, em quatro provas, o inglês tem sido bem consistente. Foram dois terceiros lugares e dois quintos. 

Agressivo durante todo o GP e protagonista de belas disputas, Sergio Perez fez sua primeira bela corrida com a McLaren. Apesar dos exageros em alguns momentos e das criticas de seu companheiro, Jenson Button (10º colocado), por conta disso, o piloto mexicano mostrou uma pilotagem bastante aguerrida e foi recompensado com um bom resultado. Mark Webber foi o sétimo, em um GP meio apagado de sua parte. Foi sua 200ª corrida na categoria.

Já a Ferrari teve um dia para esquecer. Alonso foi o oitavo após enfrentar problemas com o DRS. Logo no início, o dispositivo do carro do espanhol travou quando ele era o segundo, forçando uma parada prematura. O problema aconteceu novamente na volta seguinte e ele teve de parar outra vez. Aí, foi obrigado a fazer a prova sem acionar a asa, o que lhe deu menos chances de melhorar de posição. Mesmo assim, ainda conseguiu boas ultrapassagens. Felipe Massa, por sua vez, até que não vinha mal, mas com dois pneus furados em dois momentos distintos, teve sua corrida arruinada e fechou em 15º.

De resto, nada muito interessante. Com os resultados, Vettel vai disparando na liderança, seguido por Raikkönen. Hamilton é o terceiro.

GP2


Na GP2, vitória de Sam Brid com o brasileiro Felipe Nasr em segundo, após, dizem, uma batalha empolgante. A ver pelo resultado final, onde ambos terminaram separados por 0s080, deve ter sido mesmo.  Stefano Coletti completou o pódio e lidera o campeonato. Nasr é o terceiro, tendo pontuado em todas as quatro corridas. Bird é o quarto.

MotoGP


Na MotoGP, Marc Marquez voltou a fazer história. Após ser o pole position mais jovem da categoria, o espanhol de 20 anos venceu e se tornou o mais jovem a vencer na classe. Um feito para um piloto que, para mim, vai dominar a MotoGP em alguns anos.

Marquez parece ter sentido a pressão de largar na pole e perdeu a liderança no início, caindo para terceiro, para Dani Pedrosa e Stefan Bradl. Contudo, logo deixou o alemão para trás e foi em busca do companheiro. Após algumas voltas atrás de Pedrosa, o Marquez partiu para o ataque, no meio da prova e superou o compatriota para abrir uma confortável vantagem. A partir disso, só controlou a corrida até o fim, para conquistar o triunfo e a liderança do mundial, ao lado de Jorge Lorenzo, que completou o pódio totalmente espanhol.

Bem mais uma vez, Cal Crutchlow foi o quarto seguido do bom Stefan Bradl. Valentino Rossi, que partiu da oitava posição, terminou apenas em sexto.

Na Moto 2, Nico Terol dominou completamente a prova e venceu com folga a segunda etapa do mundial. Essa foi sua primeira vitória na classe. Esteve Rabat foi o segundo e Mika Kallio o terceiro. Os dois e o suíço Dominique Aergater protagonizaram uma boa disputa até a última volta e Kallio perdeu a segunda posição na última curva para Rabat. Pol Espargaró, vencedor em Losail, caiu.

Pela Moto 3, vitória do pole Alex Rins após uma prova complicada. Rins e Maverick Viñales travaram uma bela disputa até a volta 12, quando a corrida foi interrompida, após um grave acidente com o holandês Jasper Iwema. O piloto caiu de maneira horrorosa, causando preocupação em todos. Levado ao hospital, nada de mais grave foi constatado. Na volta, quem se deu bem foi Luis Salom, terceiro no momento da interrupção. Na largada ele superou Viñales e foi para cima de Rins. A briga durou até os últimos metros, com vantagem para Alex. Salom errou na última curva e ainda foi superado por Maverick, fazendo-se justiça à prova. Eric Granado bateu na trave em relação ao seu primeiro ponto na classe. Na útlima curva, ele era o 16º, uma posição abaixo daqueles que pontuariam. Contudo, ele levou um tombo e finalizou a prova em 23º.

Indy


Em Long Beach, Takuma Sato venceu pela primeira vez na categoria. Pelo que vi da prova, o japonês fez uma corrida bastante consistente, tendo assumido a liderança ainda antes da metade após uma parada ruim do então primeiro, Dario Franchitti. O piloto da Foyt comandou as ações então e não teve dificuldades para se manter na liderança. Excelente corrida do nipônico, o primeiro a vencer na categoria. Graham Rahal e Justin Wilson completaram o pódio.

Entre os brasileiros, Helio Castroneves foi o mais bem colocado em 10º, resultado que lhe garantiu a manutenção da liderança no campeonato. Bia Figueiredo foi a 14ª e Tony Kanaan o 20º, sem completar a corrida após um toque com Oriol Servia.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: