Pódio emblemático

O mundial da MotoGP teve, em sua etapa de abertura em Losail, uma bela corrida e que acabou com representantes de três gerações distintas no pódio. O vencedor Jorge Lorenzo, atual campeão e melhor piloto da atualidade na minha opinião. O segundo colocado, Valentino Rossi, um dos maiores vencedores da categoria e lenda viva do esporte. E o terceiro, Marc Márquez, estreante, talentoso e veloz. Projeto de campeão para o futuro. Um belo início de ano e um pódio dos mais bacanas, com pilotos chegando a ele cada um a seu modo e com seu objetivo..

Rossi é um piloto que marcou época na categoria, dominando o certame e conquistando sete mundiais (cinco deles entre 2001 e 2005 e outros dois em 2008 e 2009). Estreou na hoje extinta 500cc, sendo o último campeão dessa classe, e de lá pra cá sempre esteve entre os primeiros, com exceção dos dois últimos anos, quando fracassou ao tentar levar a Ducati de volta ao topo. Mesmo assim, o Doutor não se abateu e se propôs a provar que ainda é um piloto top. E o resultado deste domingo em Losail mostra que ele ainda tem muita lenha para queimar. Apesar de seus 34 anos, Rossi deu show e demonstrou que está em forma e ainda é capaz de ser competitivo e vencer. 
Rossi, Lorenzo e Márquez. Três expoentes de três gerações distintas da MotoGP dividindo o mesmo pódio em Losail
Lorenzo já faz parte de uma talentosa geração posterior, que conta com nomes como Dani Pedrosa, Andrea Dovizioso, Alvaro Bautista, Cal Crutchlow e que teve também Casey Stoner, precocemente aposentado aos 27 anos no fim de 2012, e Marco Simoncelli, morto após um acidente no GP da Malásia de 2011. Atualmente, o espanhol é o grande nome da classe, sendo o atual campeão, e o principal representante desta geração, uma vez que Stoner já não está mais competindo. Jorge é um piloto que amadureceu muito nos últimos anos. E esse amadurecimento lhe trouxe uma maior consistência em sua pilotagem, característica que lhe garantiu o título de 2012. Para 2013, era óbvio que ele teria de assumir o posto de favorito ao título. E logo na primeira corrida já vestiu a camisa. Como um veterano, dominou a prova de ponta a ponta e venceu sem dificuldade, mostrando mais uma vez que estará nas cabeças. É o piloto a ser batido.

Já Márquez lidera uma nova geração, também talentosíssima, mas que ainda carece de mais experiência. Muitos deles ainda nem alcançaram a MotoGP e os que já estão por lá, como são os casos do alemão Stefan Bradl, do inglês Bradley Smith, do italiano Andrea Iannone, do espanhol Aleix Espargaró entre outros, que ainda não estão nos times considerado tops, mas que já mostram resultados interessantes. Marc é o principal expoente desta turma de garotos e tem características que lembram tanto Rossi quanto Lorenzo. É extremamente veloz, arrojado e impetuoso. Tanto que já foi ao pódio em sua estreia. Claro que ele terá de aprender a dosar tudo isso daqui pra frente. Contudo, já mostra resultados na luta para buscar seu espaço na categoria.

Três gerações distintas sendo representadas no pódio da etapa de abertura da temporada da MotoGP. Um pódio emblemático e que diz uma coisa: esse ano promete...

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: