Ogier sai na frente em dia equilibrado em Portugal

Em Portugal, temos WRC nesse fim de semana com a quarta etapa do mundial e uma pergunta martelando na cabeça de todos os rivais: quem poderá parar o francês Sebastien Ogier, vencedor de dois dos três ralis da temporada e líder absoluto do certame? Bom, pelo que vimos nesse primeiro dia de competições, vai ser difícil que alguém consiga esse feito.

Apesar de ter terminado o dia sem uma grande vantagem perante os rivais, Ogier vai dando mostras de que é segue sendo o grande favorito à vitória, muito disso por ser um piloto muito regular. O francês venceu apenas uma especial nesta sexta, a primeira do evento e mesmo assim obteve a liderança geral. Claro, ainda é muito cedo para dizer que ele está com a vitória nas mãos, até porque faltam dois dias e 10 especiais para serem disputadas e sua vantagem, como disse, ainda é pequena. Mas pelo que vem apresentando, o #8 da Volkswagen tem tudo para comemorar mais um triunfo.
Regular, Sebastien Ogier terminou a sexta-feira na liderança do Rali de Portugal. Mas rivais vêm no encalço
Surpreendendo, positivamente, está Dani Sordo, segundo colocado após o fim do primeiro dia de competição. O espanhol foi o piloto que mais venceu especiais no dia (duas) e está a 4.4s atrás do líder. Diferença bem pequena, após cinco especiais, que prova um equilíbrio maior entre os pilotos da VW e da Citroen do que foi visto nas duas etapas anteriores e que pode pressionar Ogier. Vamos ver como ele lidará com a situação e se Sordo terá capacidade de pressioná-lo ainda mais.

Aliás, logo atrás de Ogier e Sordo, vêm na ordem, Jari-Matti Latvala, em terceiro a 11.4s do líder, e Mikko Hirvonen, a 16.2 de Ogier. Hirvonen, inclusive, venceu a SS5. A disputa entre os dois times está bem interessante.

O bom belga Thierry Neuville fecha o top 5, à bordo de seu Ford Fiesta da Qatar WRT. Neuville é um piloto talentoso e que vem mostrando um bom ritmo nesse início de campeonato. Foi ao pódio, por exemplo, no Rali do México. É um nome em que temos de ficar de olho.

Por falar em Ford, a grande decepção do dia ficou por conta do norueguês Mads Ostberg, da M-Sport. Ostberg sofreu um acidente na SS3, pouco depois de ter roubado a liderança de Ogier ao vencer a SS2. Ele acabou errando em uma curva, entrando rápido demais, e capotou seu Ford Fiesta, abandonando o restante das especiais pelo dia. Uma pena, pois ele era candidato a, pelo menos, brigar com Ogier pela ponta no lugar onde conseguiu sua única vitória na categoria, no ano passado.

No mais, vemos os mesmos e conhecidos nomes no top 10, como Evgeny Novikov, Nasser Al-Attiyah, Martin Prokop, Michal Kosciuszko e Dennis Kuipers. São pilotos que brigarão para pontuar com alguns que possam vir mais de trás.
Mesmo com bom ritmo, Robert Kubica sofreu com vários problemas e  não completou o dia. Polonês volta amanhã
Nas sub-categorias do WRC, a grande novidade do dia ficou pela estreia de altos e baixos de Robert Kubica, no WRC2, competindo com um carro da Citroen. O polonês teve um dia bom e ruim ao mesmo tempo. Bom pelo ritmo apresentado. Ruim pelos problemas enfrentados. Logo no início do evento, Kubica teve problemas no radiador de seu carro. Mesmo assim, chegou à SS4 na segunda posição, bem próximo do líder Esapekka Lappi.

Contudo, o polonês teve de abandonar o dia quando faltava apenas a SS5 para completar, porque ficou sem pneus. Ao longo do dia, ele teve problemas com três compostos e como só tinha um estepe, ficou sem borracha para voltar à Lisboa com condições de disputar a SS5. Uma pena. Porém, a exemplo de Ostberg, Kubica volta amanhã usando a regra do Rally 2. Bom para ele se acostumar à nova competição e para vermos o que ele pode render.

Lappi fechou o dia liderando a categoria e na 12ª posição geral. Pelo WRC3, o irlandês Keith Cronin fechou o dia na dianteira, com a 22ª posição geral. Já na classe estreante, o WRC Junior, o bom sueco Pontus Tidemand, enteado de Henning Solberg, ficou com a ponta e a 31ª posição geral.

Neste sábado, mais seis especiais serão disputadas.

Classificação após o primeiro dia do Rali de Portugal

1. Sebastien Ogier (FRA/Volkswagen) 46min38s5
2. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 4s4
3. Jari-Matti Latvala (FIN/Volkswagen) a 11s4
4. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 16s2
5. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 30s7
6. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 1min17s0
7. Nasser Al-Attiyah (QAT/M-Sport Ford) a 2min16s4
8. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 2min27s9
9. Michal Kosciuszko (POL/Italia Mini) a 2min37s1
10. Dennis Kuipers (HOL/M-Sport Ford) a 2min48s7

Fotos: E-WRC.cz
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: