Opção

Iria escrever sobre isso ontem, mas não deu tempo. Então, vamos hoje. Ainda falando sobre a polêmica entre Sebastian Vettel, Mark Webber e Red Bull no GP da Malásia, e nos desdobramentos que o caso teve, o dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz revelou que quer que o australiano siga na equipe, apesar dos boatos de que ele deixaria o time ao fim da temporada. Contudo, o empresário austríaco já considera outros nomes, caso Webber não prossiga na escuderia. E um deles é o, nas palavras de Mateschitz, "genial" Kimi Raikkönen.

À revista alemã "Speedweek", o empresário falou sobre o assunto e cogitou, além de Raikkönen e de Webber, mais dois nomes que não poderiam deixar de estar na lista: Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo, pilotos da Toro Rosso e que tiveram passagem pela acadêmia da Red Bull de jovens pilotos. Praxe. Mas é sobre o finlandês que quero falar.

Ao meu ver, Raikkönen seria opção não apenas para a Red Bull - mesmo que Webber queira permanecer no time - como para qualquer equipe. Coloco o "Iceman" em um grupo restrito, de pilotos "fora de série" do atual grid, ao lado do próprio Vettel, de Fernando Alonso e de Lewis Hamilton. Sempre digo que, pra mim, esses quatro estão em um patamar acima do restante e seriam excelentes opções para qualquer escuderia, cada um ao seu modo. E Mateschitz parece entender isso muito bem, tanto que elogiou o atual vice líder do mundial. “Kimi é bom, veloz e sempre é um candidato.”
Kimi Raikkönen parece agradar Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, para uma possível substituição a Mark Webber
Para a Red Bull, hoje ele seria uma grande contratação. Kimi é bastante regular e provou isso em 2012. Guiando a Lotus, terminou todas as provas do ano sendo que não pontuou em apenas uma delas. E isso acabou lhe rendendo o terceiro lugar no mundial. Ou seja, ele conseguiria pontos com mais constância para a equipe do que Webber, creio. 

Não vejo o finlandês, também, criando problemas internos, por conta de mau relacionamento com Vettel. Pelo contrário. Ambos são amigos fora das pistas e se respeitam bastante. Além disso, esse tipo de comportamento não faz parte da personalidade do Iceman. 

E por fim, Kimi tem uma boa relação com a marca. No WRC ele competiu apoiado pelos rubro-taurinos em 2010, no time Junior da Citroen. Aliás, naquela época já se cogitava a volta dele para a F1, exatamente na vaga de Webber.

Claro, tudo isso ainda está no campo especulativo como frisou o próprio empresário. Por ter, digamos assim, 'roído o osso' na equipe quando a RBR não era a potencia que é hoje, Webber parece gozar de certo prestigio com Mateschitz. Assim, caso Mark queira permanecer no time por mais um ano, acredito que não haverá empecilhos por parte do manda chuva. Mesmo assim, é bom ter um piloto do calibre de Raikkönen em seu radar. Vai que surge uma oportunidade...

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: