Lorenzo é o mais veloz do dia em Silverstone

A MotoGP chega ao tradicional circuito inglês de Silverstone, para sua terceira corrida em fins de semanas consecutivos, com o campeonato pegando fogo e cada vez mais com cara de Marc Marquez, líder do certame. Nesta sexta-feira, aconteceram os dois primeiros treinos livres da categoria, onde começou-se a se desenhar de uma disputa entre o talentoso novato e o atual campeão, Jorge Lorenzo.

Hoje, aconteceram as duas primeiras sessões de treinos livres. E cada um triunfou em uma. Na pratica matutina, Marquez foi o mais veloz. O piloto da Repsol Honda acabou com o tempo de 2min03s816, dois décimos mais veloz do que o rival da Yamaha. Já no treino vespertino, a situação se inverteu, com Lorenzo registrando o tempo de 2min02s734, também dois décimos mais rápido do que Marquez. E essa parece ser a disputa da etapa.

Com a liderança do mundial, a cada etapa mais folgada por conta de suas vitórias, Marquez pilota com mais confiança GP após GP. O espanhol venceu as últimas quatro corridas do mundial (Sachsenring, Laguna Seca, Indianapolis e Brno) e vem em uma crescente absurda, ainda mais por se tratar de um novato. Aliás, a imagem de promessa já caiu há tempos... hoje, Marc é a realidade. E seus adversários sabem disso. E sabem também que será muito difícil bate-lo, tanto nas provas quanto no campeonato.
Jorge Lorenzo ficou com a melhor marca do dia em Silverstone. Bicampeão ainda tem esperanças de chegar ao tri
Apesar disso, Lorenzo ainda mantém suas esperanças. No discurso, o bicampeão da classe rainha faz questão de não desistir de buscar o tri. E na pista, tem feito o possível, utilizando de toda sua experiência e talento, para não ficar mais para trás do que já está (44 pontos os separam na tabela). A contusão que ele sofreu em Assen, agravada por uma nova queda, em Sachsenring, atrapalhou. Mas Jorge segue lutando. E neste fim de semana não deverá ser diferente. Ficou com o melhor tempo da sexta, prova de que vem forte.

Com equipamentos de níveis semelhantes (a Honda me parece um pouco a frente da Yamaha no momento), acredito que poderá se ver uma ótima disputa neste fim de semana entre os dois, com Marquez aproveitando sua grande fase e Lorenzo tentando alguma coisa no campeonato. Os treinos, até aqui, têm mostrado isso. Silverstone tem tudo para ser palco de uma ótima disputa.

E não se esqueçam de acrescentar Dani Pedrosa a esse bolo. Afinal, o espanhol que nunca sorri está próximo dos dois. Vice líder do mundial, o piloto da moto #26 foi o quarto pela manhã e terceiro na parte da tarde. Não esteve tão próximo assim de Marquez e Lorenzo nesta sexta, mas certamente estará amanhã e principalmente no domingo. Pedrosa também luta pelo campeonato com o companheiro, estando a 26 pontos atrás. E andar bem em Silverstone neste fim de semana, de preferência com uma vitória e com a ajudinha de Lorenzo, pode ser fundamental para que ele volte com força à uma briga mais direta com Marc.

Entre os nomes para se ficar de olho, estão Cal Crutchlow, como sempre, e Alvaro Bautista. O piloto inglês, apesar de uma segunda sessão meio apagada, foi o terceiro no TL1 e vem de uma pole surpreendente em Brno. É um piloto que vem andando bem e fazendo um campeonato consistente. Já o espanhol tem crescido de desempenho nas últimas etapas. Na Republica Tcheca, semana passada, brigou com Valentino Rossi até os últimos metros pelo quarto lugar. Acabou perdendo a batalha para o Doutor, mas demonstra que vem em boa fase. Ambos deverão brigar com Rossi em um segundo pelotão, pelo quarto lugar, a principio. Aliás, o italiano da Yamaha precisa andar um pouco melhor nas classificações para pensar em brigar um pouco mais à frente, ou ter menos dificuldade com as motos satélites.
Líder do campeonato, Marc Marquez liderou a sessão da manhã em Silverstone, mas ficou com segundo melhor tempo do dia
Em um terceiro pelotão parecem estar as duas motos da Ducati, guiadas por Andrea Dovizioso e Nicky Hayden, e os pilotos da LCR e Tech 3 Stefan Bradl e Bradley Smith, respectivamente. Sobre o pessoal da Ducati não há muito a dizer. Devem demonstrar o mesmo desempenho das últimas provas, lutando pelos últimos lugares do top 10. Já sobre Bradl e Smith, o primeiro precisa dar uma nova e boa resposta ao time. Depois da pole e do segundo lugar em Laguna Seca, o alemão teve seu contrato renovado com a LCR para 2014, com apoio da fábrica da Honda. Contudo, de lá pra cá, seu desempenho caiu. Smith por sua vez tem andado bem nos treinos, mas fica devendo em ritmo de prova. É um novato ainda, e por isso há um desconto. Contudo, é um problema que ele precisa resolver.

Entre as motos CRT, Aleix Espargaró segue reinando. O piloto da Aspar, aliás, tem andado melhor que a turma da Pramac e se aproximado das Ducatis oficiais. Tem feito um bom trabalho.

Resultados combinados dos treinos livres em Silverstone

1º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 2min02s734
2º. Marc Márquez (ESP/Honda) a 0s224
3º. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 0s458
4º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 0s729
5º. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 0s746
6º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s771
7º. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 0s924
8º. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 1s016
9º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 1s050
10º. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 1s355
11º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia) a 1s411
12º. Yonny Hernández (VEN/Paul Bird Aprilia) a 1s742
13º. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 2s318
14º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia) a 2s335
15º. Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 2s532
16º. Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) a 2s704
17º. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 2s750
18º. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 2s772
19º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW) a 2s923
20º. Michael Laverty (IRN/Paul Bird PBM-Aprilia) a 3s243
21º. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 3s304
22º. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 5s120
23º. Lukás Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW) a 6s475

Moto 2 e Moto 3


Na Moto 2, o melhor tempo da sexta-feira ficou com o francês Johann Zarco. O piloto da Suter ficou 0s031 à frente do velocíssimo japonês Takaaki Nakagami, que agora vem tendo resultados mais constantes em corridas, mais compatíveis com o que faz nas praticas. Thomas Luthi fechou o top 3. Na luta pelo título, duplas vantagem para o líder do campeonato, Scott Redding. Líder pela manhã, o britânico ficou apenas com o quinto melhor tempo do dia. Porém, nas duas sessões foi mais rápido do que seu rival Pol Espargaró, segundo e sexto, respectivamente. Se mantiver um desempenho melhor do que o do adversário, Redding pode dar mais um grande passo rumo ao título.

Já na Moto 3, a melhor marca da sexta foi obtida por Maverick Viñales. O segundo colocado na tabela foi seguido por Miguel Oliveira e Jonas Folger, enquanto o líder do campeonato e da primeira sessão, Luis Salom, terminou o dia em quarto. É bom lembrar que Salom corre com o tornozelo contundido. Outro postulante ao título da classe, Alex Rins, foi apenas o sexto. Essa é uma classe que pode trazer uma corrida bastante interessante e intensa. O Brasileiro Eric Granado, que volta ao palco de sua estreia no mundial, na Moto 2 no ano passado, andou no meio do pelotão, registrando a 14ª melhor marca da manhã e 15ª à tarde.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: