Como foi dito no último post desse quadro, o primeiro título de Émerson Fittipaldi na F1 abriu os olhos dos brasileiros para a categoria. Mas foi com o bi campeonato, em 1974, que o esporte se consolidou no país, abrindo as portas na Europa para muitos pilotos. E esse fato completou, no último dia 6, terça-feira, 35 anos.
O bi campeonato de Fittipaldi veio em uma corrida tensa, que aconteceu em Watkins Glen. A disputa era entre ele, líder até então e o suiço Clay Regazzoni. Os dois tinham o mesmo número de pontos (52) só que o brasileiro levava vantagem por ter três vitórias contra uma do adversário.
O bi campeonato de Fittipaldi veio em uma corrida tensa, que aconteceu em Watkins Glen. A disputa era entre ele, líder até então e o suiço Clay Regazzoni. Os dois tinham o mesmo número de pontos (52) só que o brasileiro levava vantagem por ter três vitórias contra uma do adversário.
Na corrida anterior, no Canadá, Émerson havia vencido, deixando o rival em segundo na pista e na tabela. Por isso vinha motivado a conquistar o bi.
O clima era tenso durante aquele fim de semana. Na classificação, nem a McLaren de Émerson nem a Ferrari de Regazzoni conseguiram desempenhar um bom papel. Largaram em oitavo e nono respectivamente.
No domingo da decisão, logo na nona volta, o clima ficou ainda mais pesado. O piloto austríaco Helmuth Koiningg, da equipe Surtees – Ford, sofreu um grave acidente na curva oito e veio a falecer, decapitado por uma das barras do guard-rail. Era sua segunda corrida na F1.
O clima era tenso durante aquele fim de semana. Na classificação, nem a McLaren de Émerson nem a Ferrari de Regazzoni conseguiram desempenhar um bom papel. Largaram em oitavo e nono respectivamente.
No domingo da decisão, logo na nona volta, o clima ficou ainda mais pesado. O piloto austríaco Helmuth Koiningg, da equipe Surtees – Ford, sofreu um grave acidente na curva oito e veio a falecer, decapitado por uma das barras do guard-rail. Era sua segunda corrida na F1.
Quando a corrida recomeçou o que se viu foi um domínio das Brabhams de Carlos Reutemann e José Carlos Pace, que dispararam. Na luta pelo título, Émerson começava a abrir vantagem e a chegar na zona de pontuação. Enquanto isso, Clay tinha problemas e ia perdendo terreno, se distanciando do rival e do sonho do título.
No final, o suíço acabou na décima primeira posição, quatro voltas atrás de Reutemann, o vencedor e de Fittipaldi, campeão daquela temporada e quarto no GP.
No final, o suíço acabou na décima primeira posição, quatro voltas atrás de Reutemann, o vencedor e de Fittipaldi, campeão daquela temporada e quarto no GP.
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