A decisão em Homestead terminou. E de maneira surpreendente. Não acertei nem no palpite nem na torcida. Dario Franchitti, o "azarão", venceu em Miami e levou a taça. E venceu na estratégia, assim como em 2007, para chegar ao bi-campeonato.
O escocês largou na ponta, liderou algumas voltas e caiu para o terceiro posto. Mas andou de forma consistente toda a corrida, visivelmente poupando combustível, enquanto Briscoe e Dixon se digladiavam pela ponta. Grande estratégia. No final, pôde comemorar o título.
A corrida foi SENSACIONAL. O ritmo dos três primeiros colocados era coisa de outro mundo. Não é exagero dizer que Briscoe e Dixon fizeram uma corrida, Franchitti outra e ainda existiu uma terceira corrida para os demais.
Pouco depois de sessenta voltas, Briscoe, líder no momento, já colocava uma volta no quarto colocado, que era Tony Kanaan. Algo alucinante e que eu não me recordo de ter visto. E Dixon o acompanhava de perto. Simplesmente FANTÁSTICO.
A corrida a parte entre o australiano da Penske e o neozelandês da Ganassi era incrível. Briscoe adotou um acerto para andar na parte externa da pista, coisa muito parecida como Sam Hornish Jr fazia, como bem lembrou Felipe Giafone na transmissão da Band. Já Dixon usava a parte de dentro da pista. Enquanto o primeiro, quando tinha pista livre voava o segundo se dava bem no trafêgo, intenso durante a corrida.
E Franchitti a margem de tudo isso, fazia sua corrida discreta.
Entre Briscoe e Dixon também, a disputa pelo maior número de voltas lideradas. Se Dixon ganhasse os dois pontos de bonificação, Briscoe teria de vencer com o rival não podendo chegar em segundo. Até por isso, pilotou agressivamente e conseguiu os dois pontos. Mas que não adiantaram.
Quando faltavam dez voltas o título começou a cair no colo de Franchitti. O ritmo frenético dos rivais começou a custar caro, com Briscoe e Dixon tendo que parar para um splash-and-go. Era tudo que o escocês precisava. Dali em diante, só administrou e garantiu o bi.
Resultado final
1º. Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 200 voltas
2º. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 4s7888
3º. Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 6s0206
4º. Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), a 1 volta
5º. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 1 volta
6º. Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), a 2 voltas
7º. Mario Moraes (BRA/KV), a 2 voltas
8º. Alex Lloyd (ING/Newman-Haas-Lanigan), a 2 voltas
9º. Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), a 3 voltas
10º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 3 voltas
11º. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 3 voltas
12º. Ed Carpenter (EUA/Vision), a 3 voltas
13º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), a 4 voltas
14º. Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 4 voltas
15º. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 5 voltas
16º. EJ Viso (VEN/HVM), a 6 voltas
17º. Milka Duno (VEN/HVM), a 6 voltas
18º. Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), a 13 voltas
19º. Danica Patrick (EUA/Andretti-Green), a 15 voltas
Não completaram:
Robert Doornbos (HOL/Newman-Haas-Lanigan), 166 voltas
Dan Wheldon (ING/Panther), 150 voltas
Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), 68 voltas
Jaques Lazier (CAN/3G), 23 voltas
Classificação final do campeonato
1º Dario Franchitti [Chip Ganassi] 616 pontos
2º Scott Dixon [Chip Ganassi] 605
3º Ryan Briscoe [Team Penske] 604
4º Helio Castroneves [Team Penske] 433
5º Danica Patrick [Andretti Green Racing] 393
6º Tony Kanaan [Andretti Green Racing] 386
7º Graham Rahal [Newman Haas Racing] 385
8º Marco Andretti [Andretti Green Racing] 380
9º Justin Wilson [Dale Coyne Racing] 354
10º Dan Wheldon [Panther Racing] 354
11º Hideki Mutoh [Andretti Green Racing] 353
12º Ed Carpenter [Vision Racing] 321
13º Raphael Matos [Luczo Dragon Racing] 312
14º Mario Moraes [KV Racing Technology] 304
15º Ryan Hunter-Reay [A. J. Foyt Enterprises] 298
16º Robert Doornbos [HVM Racing] 283
17º Mike Conway [Dreyer & Reinbold] 261
18º E. J. Viso [HVM Racing] 248
19º Will Power [Team Penske] 215
20º Tomas Scheckter [Dreyer & Reinbold] 195
21º Oriol Servià [Newman Haas Racing] 115
22º Alex Tagliani [Conquest Racing] 114
23º Paul Tracy [KV Racing Technology] 113
24º Milka Duno [Dreyer & Reinbold] 113
25º Sarah Fisher [Sarah Fisher Racing] 89
26º Jaques Lazier [Team 3G/Curb] 77
27º Richard Antinucci [Team 3G/CURB] 63
28º Vitor Meira [A. J. Foyt Enterprises] 62
29º Stanton Barrett [Team 3G/Curb] 62
30º Alex Lloyd [Sam Schmidt] 41
31º Darren Manning [Dreyer & Reinbold] 38
32º Townsend Bell [KV Racing Technology] 32
33º A. J. Foyt IV [A. J. Foyt Enterprises] 26
34º Scott Sharp [Panther Racing] 16
35º Nelson Philippe [HVM Racing] 16
36º Kosuke Matsuura [Conquest Racing] 13
37º John Andretti [Dreyer & Reinbold/Richard Petty] 12
38º Roger Yasukawa [Dreyer & Reinbold Racing] 12
39º Franck Montagny [Andretti Green Racing] 12
40º Davey Hamilton [Dreyer & Reinbold/Kingdom Racing] 10
O escocês largou na ponta, liderou algumas voltas e caiu para o terceiro posto. Mas andou de forma consistente toda a corrida, visivelmente poupando combustível, enquanto Briscoe e Dixon se digladiavam pela ponta. Grande estratégia. No final, pôde comemorar o título.
A corrida foi SENSACIONAL. O ritmo dos três primeiros colocados era coisa de outro mundo. Não é exagero dizer que Briscoe e Dixon fizeram uma corrida, Franchitti outra e ainda existiu uma terceira corrida para os demais.
Pouco depois de sessenta voltas, Briscoe, líder no momento, já colocava uma volta no quarto colocado, que era Tony Kanaan. Algo alucinante e que eu não me recordo de ter visto. E Dixon o acompanhava de perto. Simplesmente FANTÁSTICO.
A corrida a parte entre o australiano da Penske e o neozelandês da Ganassi era incrível. Briscoe adotou um acerto para andar na parte externa da pista, coisa muito parecida como Sam Hornish Jr fazia, como bem lembrou Felipe Giafone na transmissão da Band. Já Dixon usava a parte de dentro da pista. Enquanto o primeiro, quando tinha pista livre voava o segundo se dava bem no trafêgo, intenso durante a corrida.
E Franchitti a margem de tudo isso, fazia sua corrida discreta.
Entre Briscoe e Dixon também, a disputa pelo maior número de voltas lideradas. Se Dixon ganhasse os dois pontos de bonificação, Briscoe teria de vencer com o rival não podendo chegar em segundo. Até por isso, pilotou agressivamente e conseguiu os dois pontos. Mas que não adiantaram.
Quando faltavam dez voltas o título começou a cair no colo de Franchitti. O ritmo frenético dos rivais começou a custar caro, com Briscoe e Dixon tendo que parar para um splash-and-go. Era tudo que o escocês precisava. Dali em diante, só administrou e garantiu o bi.
Resultado final
1º. Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 200 voltas
2º. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 4s7888
3º. Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 6s0206
4º. Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), a 1 volta
5º. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 1 volta
6º. Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), a 2 voltas
7º. Mario Moraes (BRA/KV), a 2 voltas
8º. Alex Lloyd (ING/Newman-Haas-Lanigan), a 2 voltas
9º. Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), a 3 voltas
10º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 3 voltas
11º. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 3 voltas
12º. Ed Carpenter (EUA/Vision), a 3 voltas
13º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), a 4 voltas
14º. Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 4 voltas
15º. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 5 voltas
16º. EJ Viso (VEN/HVM), a 6 voltas
17º. Milka Duno (VEN/HVM), a 6 voltas
18º. Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), a 13 voltas
19º. Danica Patrick (EUA/Andretti-Green), a 15 voltas
Não completaram:
Robert Doornbos (HOL/Newman-Haas-Lanigan), 166 voltas
Dan Wheldon (ING/Panther), 150 voltas
Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), 68 voltas
Jaques Lazier (CAN/3G), 23 voltas
Classificação final do campeonato
1º Dario Franchitti [Chip Ganassi] 616 pontos
2º Scott Dixon [Chip Ganassi] 605
3º Ryan Briscoe [Team Penske] 604
4º Helio Castroneves [Team Penske] 433
5º Danica Patrick [Andretti Green Racing] 393
6º Tony Kanaan [Andretti Green Racing] 386
7º Graham Rahal [Newman Haas Racing] 385
8º Marco Andretti [Andretti Green Racing] 380
9º Justin Wilson [Dale Coyne Racing] 354
10º Dan Wheldon [Panther Racing] 354
11º Hideki Mutoh [Andretti Green Racing] 353
12º Ed Carpenter [Vision Racing] 321
13º Raphael Matos [Luczo Dragon Racing] 312
14º Mario Moraes [KV Racing Technology] 304
15º Ryan Hunter-Reay [A. J. Foyt Enterprises] 298
16º Robert Doornbos [HVM Racing] 283
17º Mike Conway [Dreyer & Reinbold] 261
18º E. J. Viso [HVM Racing] 248
19º Will Power [Team Penske] 215
20º Tomas Scheckter [Dreyer & Reinbold] 195
21º Oriol Servià [Newman Haas Racing] 115
22º Alex Tagliani [Conquest Racing] 114
23º Paul Tracy [KV Racing Technology] 113
24º Milka Duno [Dreyer & Reinbold] 113
25º Sarah Fisher [Sarah Fisher Racing] 89
26º Jaques Lazier [Team 3G/Curb] 77
27º Richard Antinucci [Team 3G/CURB] 63
28º Vitor Meira [A. J. Foyt Enterprises] 62
29º Stanton Barrett [Team 3G/Curb] 62
30º Alex Lloyd [Sam Schmidt] 41
31º Darren Manning [Dreyer & Reinbold] 38
32º Townsend Bell [KV Racing Technology] 32
33º A. J. Foyt IV [A. J. Foyt Enterprises] 26
34º Scott Sharp [Panther Racing] 16
35º Nelson Philippe [HVM Racing] 16
36º Kosuke Matsuura [Conquest Racing] 13
37º John Andretti [Dreyer & Reinbold/Richard Petty] 12
38º Roger Yasukawa [Dreyer & Reinbold Racing] 12
39º Franck Montagny [Andretti Green Racing] 12
40º Davey Hamilton [Dreyer & Reinbold/Kingdom Racing] 10
0 comentários:
Postar um comentário