Em Chicago iniciou-se a fase decisiva da temporada da Indy, com a primeiras das últimas quatro etapas, todas a serem realizadas em ovais. Ainda fortes na disputa, o líder Will Power era a grande incógnita, enquanto a dupla da Ganassi, Dario Franchitti e Scott Dixon, já experientes nesse tipo de decisão e campeões, apostavam que poderiam chegar ao título.
Power, ainda não havia vencido em ovais, construindo toda sua vantagem em circuitos mistos. E estava louco para provar que poderia sim, vencer em um oval. Mas ficou só na vontade. Andou muito bem durante a prova, e estava próximo dos líderes, quando ficou sem combustível e teve de fazer uma parada para um "splash and go". A cinco voltas do fim. Caiu para o décimo sexto lugar, a uma volta do vencedor. E adivinhem quem foi?
É, com mais uma grande estratégia de Chip Ganassi e com uma tocada de grande piloto que é, Dario Franchitti venceu mais uma. Com a cabeça e com aquele ritmo que ele sabe imprimir.
E a briga pelo título ficou extremamente aberta novamente. A diferença entre os dois, que era de mais de 50 pontos, caiu para 23. Com três provas a serem disputadas. E com Will Power sofrendo duas pressões diferentes. A primeira pelo título e a segunda por não ter andado bem ainda em ovais, coisa que vai lhe atormentar até um bom desempenho nessas condições.
Já Franchitti, experiente, campeão, frio, vê suas chances crescerem. E pínta como favorito. Tem um carro muito bom e um estrategista de primeira, que arriscou ontem e se deu bem. Durante seu último pit, o escocês não trocou os pneus. Pulou de nono para a ponta. E soube administrar, sem exageros, sem gastar muito os compostos, para garantir o triunfo.
Sobre a corrida em si, excelente, como sempre acontece em Chicagoland. Carros andando lado a lado, disputas de tirar o fôlego e uma chegada apertada. Pouco mais de um segundo separou o vitorioso Franchitti do terceiro, Marco Andretti.
Uma pena foi não ver os brasileiros indo tão bem. Tony em quinto e Hélinho em sexto foram os melhores. Vitor Meira e Mario Moraes também terminaram, em nono e décimo sétimo, respectivamente. Já Bia Figueiredo e Raphael Matos, abandonaram.
A próxima prova já acontece no próximo sábado, no oval de Kentucky. Novamente uma prova noturna. E que promete muito.
Classificação final
1°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 200 voltas em 1h47min49s5783
2°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 0s0423
3°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 0s1051
4°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 0s1631
5°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 0s3408
6°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 0s4868
7°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 0s5953
8°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 0s9137
9°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 0s9588
10°. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 0s9841
11°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1s0185
12°. Bertrand Baguette (BEL/Conquest), a 1s0833
13°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 1s3042
14°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1s5658
15°. Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), a 1 volta
16°. Will Power (AUS/Penske), a 1 volta
17°. Mario Moraes (BRA/KV), a 1 volta
18°. Davey Hamilton (USA/De Ferran/Dragon) a 1 volta
19°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 3 voltas
Power, ainda não havia vencido em ovais, construindo toda sua vantagem em circuitos mistos. E estava louco para provar que poderia sim, vencer em um oval. Mas ficou só na vontade. Andou muito bem durante a prova, e estava próximo dos líderes, quando ficou sem combustível e teve de fazer uma parada para um "splash and go". A cinco voltas do fim. Caiu para o décimo sexto lugar, a uma volta do vencedor. E adivinhem quem foi?
É, com mais uma grande estratégia de Chip Ganassi e com uma tocada de grande piloto que é, Dario Franchitti venceu mais uma. Com a cabeça e com aquele ritmo que ele sabe imprimir.
E a briga pelo título ficou extremamente aberta novamente. A diferença entre os dois, que era de mais de 50 pontos, caiu para 23. Com três provas a serem disputadas. E com Will Power sofrendo duas pressões diferentes. A primeira pelo título e a segunda por não ter andado bem ainda em ovais, coisa que vai lhe atormentar até um bom desempenho nessas condições.
Já Franchitti, experiente, campeão, frio, vê suas chances crescerem. E pínta como favorito. Tem um carro muito bom e um estrategista de primeira, que arriscou ontem e se deu bem. Durante seu último pit, o escocês não trocou os pneus. Pulou de nono para a ponta. E soube administrar, sem exageros, sem gastar muito os compostos, para garantir o triunfo.
Sobre a corrida em si, excelente, como sempre acontece em Chicagoland. Carros andando lado a lado, disputas de tirar o fôlego e uma chegada apertada. Pouco mais de um segundo separou o vitorioso Franchitti do terceiro, Marco Andretti.
Uma pena foi não ver os brasileiros indo tão bem. Tony em quinto e Hélinho em sexto foram os melhores. Vitor Meira e Mario Moraes também terminaram, em nono e décimo sétimo, respectivamente. Já Bia Figueiredo e Raphael Matos, abandonaram.
A próxima prova já acontece no próximo sábado, no oval de Kentucky. Novamente uma prova noturna. E que promete muito.
Classificação final
1°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 200 voltas em 1h47min49s5783
2°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 0s0423
3°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 0s1051
4°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 0s1631
5°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 0s3408
6°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 0s4868
7°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 0s5953
8°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 0s9137
9°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 0s9588
10°. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 0s9841
11°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1s0185
12°. Bertrand Baguette (BEL/Conquest), a 1s0833
13°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 1s3042
14°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1s5658
15°. Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), a 1 volta
16°. Will Power (AUS/Penske), a 1 volta
17°. Mario Moraes (BRA/KV), a 1 volta
18°. Davey Hamilton (USA/De Ferran/Dragon) a 1 volta
19°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 3 voltas
Foto: Autosport.com
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