Hoje começa a pequena série de reviews das principais categorias do automobilismo. E nesse ano, nada de textos enormes. Será um review rápido, com o que aconteceu de melhor e pior durante o ano. Então, chega de papo e vamos para o primeiro, falando da F-Indy.
Review 2010 - Indy
Em mais uma temporada bem acirrada, o escocês Dario Franchitti levou seu terceiro título seguido na categoria, superando o australiano Will Power na última etapa. Relembre alguns fatos do ano e veja quem e o quê se destacou na opinião desse blogueiro.
Melhor Piloto - E o voto de melhor piloto de 2010 vai para Dario Franchitti e seu bote final. Por mais que tenha ido bem e liderado o campeonato todo, acho que Will Power ficou devendo. Não só por ter perdido o título (coisa que pode acontecer com qualquer um) mas também por ter ficado um pouco aquem de outros pilotos nos ovais. Franchitti, por outro lado, não hesitou, mostrando a postura de um verdadeiro campeão, sendo constante. Por isso conquistou os últimos três campeonatos que disputou.
Pior Piloto - Essa é fácil e é também uma unanimidade. Milka Duno. Não dá para entender como ela consegue estar na Indy. Aliás, entendo sim. Ela tem dinheiro. Mas mesmo assim, é ridiculo vê-la na pista. Se dá medo em nós, meros espectadores, imagine então nos pilotos, que passam a mais de 300 km/h por ela. Há um abismo na diferença entre ela e os outros. Pena que seu dinheiro ainda a matenha perigosamente nas pistas.
Melhor Corrida - Colocaria fácil nesta lista as 500 milhas de Indianapolis. Mas como essa é sempre boa, vou escolher o Grande Prêmio de Chicago como melhor do ano. Acho que em nenhuma outra prova dez (eu disse DEZ) carros cruzaram a linha de chegada em menos de um segundo. Foi uma das chegadas mais alucinantes que já vi. Nessa prova a vitória ficou com Dario Franchitti, por 0s0423. Isso é que é ganhar por um bico. Uma pena que para 2011 Chicagoland esteja fora do calendário.
Pior Corrida - Não achei difícil escolher a pior corrida não. O "privilégio" ficou com Edmonton. Já acho um saco ter de ver corridas em circuitos montados em aeroportos. E é pior ainda quando o traçado é mal montado. Aí, meu amigo, pode ter certeza de que alguma confusão vai acontecer. E aconteceu. Hélio Castroneves venceu a prova na pista. Mas quem levou a vitória foi Scott Dixon. O motivo? Sei lá, até hoje não entendi o critério utilizado pelos comissários para punir o brasileiro. Dizem que ele bloqueou Will Power na última relargada, mas só eles viram isso. Julgaram o caso por 'linhas imaginárias'. Pois é, o resultado também foi 'imaginário' para muita gente. E a decisão causou um episódio que fica para daqui a pouco. É para a desorganização de Edmonton que vai o prêmio de pior corrida do ano.
Revelação - Entre os novos pilotos, gostei muito da temporada de estreia da suiça Simona de Silvestro. Não foi nada de esptacular, exuberante, mas mostrou que a moça tem potencial. Andou bem em ovais e mistos. Com mais experiência pode ser que consiga um destaque maior. As mulheres seguem invadindo (oba!!!) a Indy.
Decepção - Mais uma vez, a Andretti (agora Autosport) ficou devendo. Quatro carros, sendo que o Tony tinha que cuidar de três (o dele, o do Marco e o da Danica). Faltaram resultados novamente, apesar dos esforços, principalmente do baiano, que venceu em Iowa. Ano que vem, um carro a menos, mas sem o Tony. Acho que a Andretti vai garantir esse mesmo posto no review de 2011.
Papelão do Ano - E lá vamos nós falar de Edmonton novamente. Mas dessa vez, nada de organizadores na parada. Vejam vocês mesmos.
É, o Helinho pegou um comissário pelo colarinho depois de saber da decisão que lhe tirou a vitória. Tudo bem que ele estava chateado e furioso com tudo isso, mas foi uma atitude um tanto quanto extrema. E deselegante por parte de alguém tão educado. Ato que não se justifica, apesar dos comissários merecerem uns 'pedalas' depois do que fizeram. E o Homem Aranha sabe disso, tanto é que se desculpou depois e acatou a advertencia que levou. E depois de tudo, essas cenas ainda geram boas gargalhadas...
O Acidente - Mike Conway não deve guardar boas recordações de Indianapolis. Veja o video abaixo e entenda.
Esse espetacular acidente tirou o britânico do restante da temporada e lhe custou uma perna fraturada e uma luxação nas costas. E ele pode se considerar um homem de sorte, pela segurança dos carros de hoje. Há 15 anos não teria sobrevivido.
Sucesso - Não tenho como não falar da São Paulo Indy 300. No geral, acho que o evento foi um sucesso. O público compareceu, a Band fez uma bela transmissão (apesar do Luciano do Valle) e a corrida foi boa. É claro que tivemos os problemas naturais ( e uns nem tã naturais assim, como a reta mais deslizante do mundo) que grandes eventos têm. Mas temos que lembrar que foi a primeira edição, feita mais ou menos que na pressa. Acho que a corrida de 2011 tem tudo para ser melhor.
Os Trapalhões - O momento trapalhões ficou com os fiscais de pista do Texas, que demoraram para tirar a piloto Simona de Silvestro de seu carro em chamas. Momento tenso e que msotrou um certo despreparo daqueles que devem zelar pela segurança do piloto. Um deixou o serviço pro outro, que deixou pro outro, que deixou pro um e tudo virou uma bagunça mostrada mundo afora. Lamentável.
Review 2010 - Indy
Em mais uma temporada bem acirrada, o escocês Dario Franchitti levou seu terceiro título seguido na categoria, superando o australiano Will Power na última etapa. Relembre alguns fatos do ano e veja quem e o quê se destacou na opinião desse blogueiro.
Melhor Piloto - E o voto de melhor piloto de 2010 vai para Dario Franchitti e seu bote final. Por mais que tenha ido bem e liderado o campeonato todo, acho que Will Power ficou devendo. Não só por ter perdido o título (coisa que pode acontecer com qualquer um) mas também por ter ficado um pouco aquem de outros pilotos nos ovais. Franchitti, por outro lado, não hesitou, mostrando a postura de um verdadeiro campeão, sendo constante. Por isso conquistou os últimos três campeonatos que disputou.
Pior Piloto - Essa é fácil e é também uma unanimidade. Milka Duno. Não dá para entender como ela consegue estar na Indy. Aliás, entendo sim. Ela tem dinheiro. Mas mesmo assim, é ridiculo vê-la na pista. Se dá medo em nós, meros espectadores, imagine então nos pilotos, que passam a mais de 300 km/h por ela. Há um abismo na diferença entre ela e os outros. Pena que seu dinheiro ainda a matenha perigosamente nas pistas.
Melhor Corrida - Colocaria fácil nesta lista as 500 milhas de Indianapolis. Mas como essa é sempre boa, vou escolher o Grande Prêmio de Chicago como melhor do ano. Acho que em nenhuma outra prova dez (eu disse DEZ) carros cruzaram a linha de chegada em menos de um segundo. Foi uma das chegadas mais alucinantes que já vi. Nessa prova a vitória ficou com Dario Franchitti, por 0s0423. Isso é que é ganhar por um bico. Uma pena que para 2011 Chicagoland esteja fora do calendário.
Pior Corrida - Não achei difícil escolher a pior corrida não. O "privilégio" ficou com Edmonton. Já acho um saco ter de ver corridas em circuitos montados em aeroportos. E é pior ainda quando o traçado é mal montado. Aí, meu amigo, pode ter certeza de que alguma confusão vai acontecer. E aconteceu. Hélio Castroneves venceu a prova na pista. Mas quem levou a vitória foi Scott Dixon. O motivo? Sei lá, até hoje não entendi o critério utilizado pelos comissários para punir o brasileiro. Dizem que ele bloqueou Will Power na última relargada, mas só eles viram isso. Julgaram o caso por 'linhas imaginárias'. Pois é, o resultado também foi 'imaginário' para muita gente. E a decisão causou um episódio que fica para daqui a pouco. É para a desorganização de Edmonton que vai o prêmio de pior corrida do ano.
Revelação - Entre os novos pilotos, gostei muito da temporada de estreia da suiça Simona de Silvestro. Não foi nada de esptacular, exuberante, mas mostrou que a moça tem potencial. Andou bem em ovais e mistos. Com mais experiência pode ser que consiga um destaque maior. As mulheres seguem invadindo (oba!!!) a Indy.
Decepção - Mais uma vez, a Andretti (agora Autosport) ficou devendo. Quatro carros, sendo que o Tony tinha que cuidar de três (o dele, o do Marco e o da Danica). Faltaram resultados novamente, apesar dos esforços, principalmente do baiano, que venceu em Iowa. Ano que vem, um carro a menos, mas sem o Tony. Acho que a Andretti vai garantir esse mesmo posto no review de 2011.
Papelão do Ano - E lá vamos nós falar de Edmonton novamente. Mas dessa vez, nada de organizadores na parada. Vejam vocês mesmos.
É, o Helinho pegou um comissário pelo colarinho depois de saber da decisão que lhe tirou a vitória. Tudo bem que ele estava chateado e furioso com tudo isso, mas foi uma atitude um tanto quanto extrema. E deselegante por parte de alguém tão educado. Ato que não se justifica, apesar dos comissários merecerem uns 'pedalas' depois do que fizeram. E o Homem Aranha sabe disso, tanto é que se desculpou depois e acatou a advertencia que levou. E depois de tudo, essas cenas ainda geram boas gargalhadas...
O Acidente - Mike Conway não deve guardar boas recordações de Indianapolis. Veja o video abaixo e entenda.
Esse espetacular acidente tirou o britânico do restante da temporada e lhe custou uma perna fraturada e uma luxação nas costas. E ele pode se considerar um homem de sorte, pela segurança dos carros de hoje. Há 15 anos não teria sobrevivido.
Sucesso - Não tenho como não falar da São Paulo Indy 300. No geral, acho que o evento foi um sucesso. O público compareceu, a Band fez uma bela transmissão (apesar do Luciano do Valle) e a corrida foi boa. É claro que tivemos os problemas naturais ( e uns nem tã naturais assim, como a reta mais deslizante do mundo) que grandes eventos têm. Mas temos que lembrar que foi a primeira edição, feita mais ou menos que na pressa. Acho que a corrida de 2011 tem tudo para ser melhor.
Os Trapalhões - O momento trapalhões ficou com os fiscais de pista do Texas, que demoraram para tirar a piloto Simona de Silvestro de seu carro em chamas. Momento tenso e que msotrou um certo despreparo daqueles que devem zelar pela segurança do piloto. Um deixou o serviço pro outro, que deixou pro outro, que deixou pro um e tudo virou uma bagunça mostrada mundo afora. Lamentável.
Fotos: Autosport.com
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